terça-feira, 4 de agosto de 2015

Conselho Municipal de Saúde Aprova a 8ª Conferência de Saúde de Paraibano

Fonte: ParaibanoNews
Conferência será realizada nos dias 27 e 28 de Agosto no Centro de Convivência do Idoso.
 O Conselho Municipal de Saúde de Paraibano realizou na tarde desta segunda-feira (03) reunião para avaliar a programação e o andamento das ações para realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Paraibano a ser realizada nos dias 27 e 28 de agosto de 2015. A presidente do Conselho enfermeira Lucimar Sá da Silva lembrou que o Conselho aprovou todo o material para a realização do evento na reunião do mês de julho e que  este ano o tema escolhido para os debates e exposições da 8ª Conferência será “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
Conselheiros de Saúde de Paraibano. Foto: Lucimar Sá CMS
Conselheiros Municipais de Saúde de Paraibano.     Foto: Lucimar Sá CMS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A conferência tem o objetivo de mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, serão eleitos delegados que irão representar Paraibano na conferência estadual em setembro. O conselheiro Leonardo Anastácio Santana informou que o evento, aberto ao público, será no Centro de Convivência do Idoso Alzenir Frazão (antigo Clube Ideal).
A coordenadora municipal da atenção básica Séfora Freire Brito destacou que a conferência será dividida em quatro eixos:Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade / Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde / Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde / Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.
O conselheiro Leonardo Santana chamou a atenção para o objetivo dos temas da conferência: “Observem que o tema geral e os eixos temáticos das conferências deste ano em todo o Brasil, chama para a questão dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS-… Isso demonstra o quanto a saúde no país precisa ser respeitada por todos aqueles que trabalham com este setor tão importante para as pessoas… Os temas abordam também a questão da educação, tanto de quem trabalha como de quem usa esses serviços… Acredito que os temas devem ter surgido a partir do que se observa na mídia e in loco do que acontece nos  PSFS, hospitais e outros setores da saúde, na maioria dos casos, clientes sem acessos, sem atendimento correto e principalmente sem acolhimento… Essa Conferência é o espaço ao qual a população tem  para contribuir para a melhoria da qualidade de vida… Dair a importância de quem for participar do evento de está consciente desse objetivo” o conselheiro ainda informou que todos aqueles que forem participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Paraibano, deve pesquisar sobre a  ”Carta dos Direitos dos Usuários do SUS” publicada pelo Governo Federal em 2006: “Neste no documento é claro o objetivo, voltados aos cidadãos para os seus direitos em relação à saúde” concluiu o conselheiro.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paraibano, enfermeira Lucimar Sá, a realização das conferências municipais, além de uma exigência do Governo Federal, é também um espaço destinado ao debate da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde no município. “É de extrema importância que a população esteja presente e participe, pois é a partir desta ferramenta que é possível apresentar e discutir propostas que visam melhorar o sistema de saúde pública no município”, comentou.
Para a conselheira Lúcia Maria Alves Cunha, é muito importante que os palestrantes de cada eixo temático, seja orientador das oficinas para futuras propostas em plenárias. Para a conselheira que é presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, e representante no Conselho dos usuários em saúde, as plenárias e a participação em grupo  devem ter suas propostas e trabalhos respeitados e que cada um  tenha a consciência do seu papel como representante do povo junto à saúde de uma forma geral: “A discussão é democrática e deve-se ter a responsabilidade de sermos  porta-vozes de muitos que são usuários do sistema e que por acaso não esteja no momento das discussões e propostas durante a Conferência…” afirmou Lúcia Maria.
A conselheira Sâmia Albuquerque sugeriu que durante a 8ª Conferência de Saúde de Paraibano, seja exposto e discutido as propostas da 7ª Conferência de Saúde realizada em 2011: “É importante que a população saiba o que foi proposto há quatro anos e o que foi realizado a partir das propostas, quais as metas foram alcançadas e o que não foi possível ser realizado” sugeriu Sâmia que completou “Outra ideia é que o Regimento Interno da Conferência, seja de fácil entendimento, com palavras claras, que se evite palavras burocráticas… Vamos ser claros nas nossas discussões para que a maioria das pessoas entendam os objetivos” pontuou a conselheira representante da administração no atual Conselho Municipal de Saúde.
O conselheiro Leonardo Anastácio Santana apresentou a lista com os nomes dos futuros conselheiros eleitos para 2015 a 2018. Os conselheiros foram eleitos pelas instituições e tomarão posse durante a 8ª Conferência de Saúde. A secretária municipal de saúde, enfermeira Caroline de Almeida C. P. Veloso, fez uma explanação sobre as ações da secretaria durante o mês de julho e elogiou o trabalho dos conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário