quarta-feira, 8 de abril de 2015

Lançada campanha contra as drogas para alunos da rede pública


 
É o segundo ano que o Ministério Público do Maranhão promove a campanha
O Imparcial

Dezenas de estudantes da Escola Modelo e do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida participaram, na manhã desta terça-feira, (7), do lançamento da campanha "Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?", na Biblioteca Pública Benedito Leite e contou com a presença de autoridades do Ministério Público do Maranhão, do Estado e do Município, professores e representantes de entidades que prestam assistência a dependentes químicos.

Este é o segundo ano em que a campanha é promovida em São Luís. De acordo com Cristiane Maia Lago, os objetivos são promover a prevenção e estimular o debate sobre o tema no âmbito das escolas. "A gente observa que o consumo de substâncias entorpecentes é um problema grave, mas não recebe a devida atenção", disse a promotora.

Idealizadora da campanha que divulga a Lei Maria da Penha entre estudantes de escolas públicas, a promotora de justiça Selma Regina Sousa Martins destacou que a violência doméstica é agravada pelo uso de substâncias entorpecentes, lícitas ou ilícitas. "Portanto, devemos alertar para o perigo do uso das drogas, que podem ter consequências muito graves".

Também estiveram presentes a secretária municipal da Criança e Assistência Social Andréa Lauande, o secretário adjunto de Economia Criativa, Altemar Lima e a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Carvalho do Nascimento.

Durante o lançamento, representantes das entidades Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos apresentaram depoimentos sobre os graves problemas que o consumo de entorpecentes podem trazer para a saúde e o convívio social dos usuários.

Em seguida, a promotora de justiça Cristiane Maia Lago apresentou uma exposição que incluiu músicas, fotos e vídeos com informações sobre os diferentes tipos de drogas (maconha, cocaína, álcool, solventes, crack etc.), os efeitos, a composição química e as doenças que podem causar aos usuários.

Também apresentou fotos ilustrativas de como o uso dessas substâncias contribuiu para a decadência profissional ou a morte prematura de diversos artistas famosos, nacionais e estrangeiros, a exemplo de Amy Winehouse, Chorão, Cássia Eller, Elis Regina, entre outros. "Muitos desses artistas cantavam aspectos positivos da vida. Um mundo diferente do que viviam", afirmou a promotora de justiça.

Para finalizar o evento, o MPMA e a Biblioteca Pública premiaram com livros e brindes das Edições Paulinas as três melhores poesias e desenhos sobre o tema, feitos pelos estudantes do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida. Na categoria de poesia, foram premiados Daniel Aires (1º lugar), e Nayla Luiza (2º lugar). No concurso de desenhos foram vencedoras Jéssica Cristina (1º lugar), Emanuele Sodré (2º lugar) e Raquel Torres (3º lugar). Todos alunos do 1º ano do ensino médio.

Os primeiros lugares vão ter o direito de conhecer as dependências e as atividades dos membros do Ministério Público.

Para Daniel Aires, 15, a campanha é uma forma de conscientizar os jovens sobre as consequências do uso das drogas, que pode levar à morte. "Não podemos deixar as drogas entrarem em nossas vidas".

Opinião semelhante teve Jéssica Cristina, 16. "Temos que combater o uso de drogas. Alertar o adolescente para não seguir este caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário