Evento nos EUA abre calendário de salões do automóvel pelo
mundo.
Audi, BMW, Mercedes, GM e Volvo terão estreias mundiais.
Do G1, em São PauloÉ tradição há décadas. A indústria automotiva se encontra no começo do ano em Detroit, nos Estados Unidos, para o primeiro grande salão do ano, que abre as portas para a imprensa especializada nesta segunda-feira (12) e ao público a partir do próximo dia 17.
saiba mais
A primeira edição foi em 1907, e durante várias décadas a feira teve abrangência apenas regional, com as montadoras locais (General Motors, Ford e Chrysler). Isso mudou em 1989, quando seu nome foi mudado para Salão Internacional do Automóvel da América do Norte.Desde então, o Salão de Detroit cresceu e se tornou um dos mais importantes no calendário do setor. Os lançamentos mais importantes já confirmados são de fabricantes de luxo, principalmente das alemãs. Confira abaixo.
Novo Audi Q7
Novo Audi Q7 (Foto: Divulgação)
Fora as mudanças estéticas, o mais importante da 2ª geração do SUV é que ele ficou até 325 kg mais leve, e com isso o consumo caiu 26%, de acordo com a fabricante. Somente no novo chassis a redução foi de 71 kg, com maior uso do alumínio. O sistema de entretenimento terá tablet para os passageiros traseiros, além de integração com Android Auto e Apple CarPlay, os sistemas que as gigantes de tecnologia estão desenvolvendo para os carros.
BMW Série 6
BMW Série 6 (Foto: Divulgação)
Todos os novos membros da família chegam juntos a Detroit, o que inclui cupê (2 portas), gran coupé (4 portas), conversível e o esportivo M6. As opções de motorização vão de 3.0 biturbo, com cerca de 320 cavalos de potência, a V8 de 4.4 litros, com 560 cv. As rodas de 18 polegadas serão de série, mas o comprador poderá escolher opções de até 20 polegadas. Um detalhe quase imperceptível é que a grade frontal terá 9 barras verticais de cada lado, em vez de 10.
Chevrolet Volt
Chevrolet Volt (Foto: Divulgação)
A segunda geração do carro híbrido (com um motor elétrico e outro a combustão) da GM apareceu na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nesta semana, mas a estreia por completo será em Detroit. A fabricante promete que a bateria que alimenta o motor elétrico será mais fácil de recarregar com uso de GPS, novo indicador de carregamento e cabo mais longo para a tomada. Leia mais
Esportivo da Ford
A montadora americana prepara um novo modelo esportivo para o Salão de Detroit. Segundo o site Carscoop, também dos EUA, o modelo não será um conceito, mas uma série limitada que ressurge o GT, com motor turbo V6 EcoBoost (linha que faz uso de blocos menores, mas com entrega de potência semelhante à de propulsores mais volumosos e que, no exterior, equipa modelos desde EcoSport ao Mustang). A marca ainda não divulgou nenhuma informação técnica.
Lexus GS F
Lexus GS F (Foto: Divulgação)
A gama de alta performance da marca, que leva a letra “F” no final, ganha um novo modelo em Detroit. Depois do cupê RC F, agora é a vez de um 4 portas, com motor V8 de 5.0 litros naturalmente aspirado, que desenvolve até 470 cavalos de potência, acompanhado de câmbio automático de 8 velocidades com aletas no volante. Destaque para as ponteiras duplas dispostas na diagonal.
Mercedes-Benz GLE Coupé
Mercedes-Benz GLE Coupé (Foto: Divulgação)
Embora as imagens tenha sido mostradas ainda no começo de dezembro, o futuro rival do BMW X6 estreia em “carne e osso” no Salão de Detroit. Todas as versões terão motor V6, com opções entre 333 cv e 367 cv. Outra novidade da fabricante alemã será uma versão híbrida plug-in (com recarga na tomada) do Classe C. Leia mais
Mini John Cooper Works
Mini John Cooper Works estreia em Detroit (Foto: Divulgação)
A nova geração do compacto ganha versões mais invocadas com a linha John Cooper Works - assinatura dos modelos mais esportivos e agressivos da marca que faz parte do Grupo BMW. Os modelos dessa gama são caracterizados, principalmente, por ganho de potência no motor turbo de 4 cilindros e acertos de suspensão e freios que privilegiam o desempenho.
Novo Nissan Maxima
Nova geração do Maxima será inspirada no Sports Sedan, mostrado em 2014 (Foto: AP Photo/Tony Ding)
Após exibir, no ano passado, o Sport Sedan Concept (foto), em Detroit, a montadora japonesa deverá apresentar agora o novo Maxima, baseado naquele modelo. O Maxima é um sedã grande que não é vendido no Brasil, mas suas linhas inspiraram as dos atuais Altima e Sentra, que são ofertados no país. Leia mais
Conceito Volkswagen
Novo SUV Volkswagen CrossBlue tem a estreia no Salão de Detroit (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A montadora alemã deverá levar ao salão um conceito de crossover (carro que mistura elementos de mais de um segmento, como os de SUVs, minivans e sedãs) de 5 lugares. Ao fim de 2016, ele se tornar o novo 7 lugares a ser produzido nos Estados Unidos, para o mercado norte-americano e o canadense, como um utilitário médio.
Feito sob a plataforma MQB, a mesma no novo Golf, o conceito deverá ser baseado no CrossBlue Coupe Concept, apresentado primeiramente em Detroit, em 2013, quando apareceu com um motor TDI Clean Diesel, mais dois motores elétricos e transmissão de dupla embreagem, e no último Salão de Xangai, no mesmo ano. Leia mais
Volvo S60 Cross Country
Volvo S60 Cross Country (Foto: Divulgação)
A marca sueca expandirá sua gama de "aventureiros" com um sedã. O S60 ficará mais alto (6,5 centímetros) e ganhará todos os itens que marcam a linha Cross Country, inaugurada em 1997 com o V70. Com tração nas 4 rodas, o modelo movido a gasolina terá cerca de 250 cavalos de potência.
MARCAS FORA DO BRASIL
Acura NSX
Acura NSX Hybrid (Foto: Divulgação)
O superesportivo híbrido da marca de luxo da Honda começará a ser produzido no início deste ano, em Ohio, também nos EUA. Ele terá um motor a gasolina e outros dois elétricos. A primeira geração saiu de linha em 2005. O conceito do sucessor foi apresentado em 2012, também em Detroit.
Cadillac CTS-V
Cadillac CTS-V (Foto: Divulgação)
A marca de luxo da General Motors (GM) quer brigar com os esportivos alemães. Para isso, contará com o modelo mais potente em todos os seus 112 anos de história, o CTS-V e seu V8 de 6.2 litros, que desenvolve 640 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o veículo acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
Infiniti Q60 Concept
Inifiniti Q60 Concept (Foto: Divulgação)
A marca de luxo da Nissan, que adiou sua chegada ao Brasil, mostrará o conceito Q60, que deve ser bastante próximo à nova geração do cupê esportivo da marca. As linhas são derivadas do Q80 Inspiration, apresentado no último Salão de Paris, e do Q50 Eau Rouge, que acrescentou esportividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário