quarta-feira, 22 de junho de 2022

EM PARAIBANO/MA: ENCONTRO FORMATIVO DO PROGRAMA VOLTA AO NOVO


A Prefeitura de Paraibano, Gestão Vanessa Furtado, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde de hoje, 22, na Câmara de Vereadores, o Encontro Formativo do Programa Volta ao Novo, que contou com a participação de professores, diretores, coordenadores e demais servidores da educação.

Prestigiaram a formação Joselane Freitas – Sec. de Educação, Caroline Angelim Ferro – Sec. Adj. de Educação, Jarlane Gomes – Sec. da Mulher, Inara Pereira – Assistente Social, Tânia Santos – Vereadora, Dênis Nascimento – Vereador e Césia Margarethe - Articuladora do Selo Unicef pelo Município de Paraibano.

No evento foi abordado sobre competências socioemocionais, tais como amabilidade (empatia, respeito e confiança), engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo), abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico), resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância a frustação) e autogestão (foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência).

Na ocasião a articuladora Auricélia Alves explicou o que é programa e apresentou as cinco macrocompetências socioemocionais; houve ainda a participação das multiplicadoras, as coordenadoras Francisca Braga, Francisca Santos e Jucelma Costa que deram palestras relacionadas aos temas; como colaboradores nas explanações estiveram o Prof. Maurício Freire e a Psicóloga Istannysla Costa.

O Programa Volta ao Novo é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Programa Volta ao Novo apoia secretarias estaduais e municipais de educação e, foi implantado na Rede Municipal de Ensino de Paraibano para dar suporte aos educadores em suas ações.






















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário