sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Prefeitura instala posto avançado para disciplinar comércio no Centro


A ação é coordenada pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), responsável pela Blitz Urbana
O Imparcial

Trabalho consistirá na conscientização dos ambulantes e remoção de mercadorias dispostas de forma inadequada em calçadas e vias
Trabalho consistirá na conscientização dos ambulantes e remoção de mercadorias dispostas de forma inadequada em calçadas e vias

A Prefeitura de São Luís vai instalar até o final deste mês o Posto Avançado de Fiscalização da Blitz Urbana, na Praça Deodoro, no Centro. Com isso, a administração da Superintendência de Fiscalização de Postura será deslocada para o bairro do Centro a fim de disciplinar o comércio no período das festas de fim de ano e triplicará o efetivo: passará de 20 a 60 agentes de fiscalização. A ação é coordenada pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), responsável pela Blitz Urbana.

O superintendente de Fiscalização e Postura da Semurh, Márcio Aragão, explicou que o trabalho de disciplinamento foi debatido com ambulantes, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e sociedade civil organizada. “Desde o começo da gestão, o prefeito Edivaldo nos orientou a trabalhar de forma educativa e participativa, levando conhecimento à população e absorvendo as necessidades da cidade. O foco desse processo é propiciar a melhoria da ambiência urbana, organizando o espaço e permitindo a acessibilidade sem exclusão social e com respeito à legislação”, disse.

O trabalho consistirá na conscientização dos ambulantes e remoção das mercadorias que estão dispostas de forma inadequada nas calçadas e vias. Será fiscalizado também o abuso no uso da publicidade sonora. O trabalho terá três etapas reguladoras, incluindo a abordagem verbal, que será realizada antes da remoção e apreensão das mercadorias, além de notificação e multa.

Para garantir uma ampla cobertura da fiscalização, o serviço será reforçado com o aumento dos agentes fiscalizadores, de 20 para 60, e mais 12 fiscais. Os fiscais trabalharão diretamente em campo, todos os dias, com a conscientização de ambulantes e lojistas a respeito da organização e correto uso do solo urbano, incluindo a liberação do tráfego para pedestres.

Segundo a presidente da CDL, Socorro Noronha, o segmento lojista acompanha com expectativa a iniciativa da Prefeitura. “Os lojistas esperam essa ação da Prefeitura, porque essa é uma condição essencial para que o consumidor tenha mais conforto ao transitar pelas áreas comerciais. Apoiamos a ação e a fiscalização que vai ser feita pela Semurh para manter o disciplinamento do comércio no centro da cidade”, relatou.

A implantação do Posto Avançado de Fiscalização da Blitz Urbana será feita através da Semurh com parceria da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), além da Polícia Militar e demais órgãos fiscalizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário