Chegou a
hora de enfrentar o Enem Hoje, às 13h, 160 mil estudantes do DF e 8,7 milhões
em todo o país encaram o primeiro dia do exame. Amanhã, o horário é o mesmo
No Distrito Federal, 160.910 pessoas se inscreveram para o Enem. Em todo o país, são mais de 8,7 milhões. A logística foi organizada para garantir a isonomia do exame. No total, o governo gastou R$ 453,5 milhões para aplicar a avaliação, o que equivale a R$ 52 por participante. O objetivo deste ano é reduzir os 29% de abstenção registrados em 2013. “Enviamos mensagens para os candidatos que se inscreveram, mas não fizeram a prova no ano passado. Frisamos ainda para que os concorrentes observem o horário de verão e não esqueçam os documentos em casa”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.
Para não se perder, o ideal é que o candidato já tenha visitado o estabelecimento onde fará o certame. Se for de ônibus, deve observar a linha que o levará até o local pretendido e sair de casa com antecedência — leia sobre a greve dos rodoviários na página 21. Ir de carro não significa tranquilidade. Os estacionamentos estarão cheios e também é preciso se prevenir. Os portões serão abertos ao meio-dia. Mesmos os estados que não adotam o horário de verão devem seguir a hora oficial de Brasília.
Luísa tomou
todas as precauções para fazer boas provas hoje e amanhã: deixou documentos,
canetas e lanches separados com antecedência
|
Itens como caneta esferográfica preta de material transparente e um documento de identificação original, como o RG, são obrigatórios para a realização das provas. Mas é importante ter em mãos o cartão de confirmação de inscrição. O coordenador e professor de química do Galois, Euclides Chacon, reforça que, embora não seja obrigatório, o cartão é uma maneira de comprovar o cadastro no certame caso ocorra algum problema. “É o que ele vai poder usar naquele momento para argumentar. Se não tiver, será a palavra do inscrito contra a do fiscal. É um exame com quase 9 milhões de participantes, pode haver alguma falha”, alertou.
Com documentos em mãos, se programar com antecedência ajuda a manter a tranquilidade. “Não adianta rever nenhum conteúdo neste sábado. Pegar algo para revisar durante a manhã só provoca estresse”, alertou Chacon.
Precauções
A estudante do ensino médio Luísa Daldegan, 17 anos, se considera pronta para o Enem. A jovem sonha cursar psicologia e não quer sofrer com nenhum imprevisto. Ela deixou os documentos, o lanche e as canetas preparadas desde a tarde de ontem. Luísa também pensou na roupa que usaria nos dias do certame: calça e camiseta confortáveis. Para o lanche, optou por uma fruta e uma barra de cereal, sem esquecer a garrafa de água de material transparente.
A jovem dormiu bem na última semana para “evitar sono acumulado no sábado (hoje)”. “Durante a preparação, estudei muito e refiz provas antigas. Acho que, nesses últimos dias, não dava para aprender nada novo, só revisei alguns conceitos, relaxei e descansei”, completou. Luísa conhece o local onde vai fazer a prova, um colégio ao lado de casa, e pretende chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
O estudante do 3º ano Daniel de Sabóia Oliveira, 18 anos, também tomou todas as providências. “Deixei meus documentos separados e peguei umas quatro canetas pretas para não ter surpresa”, afirma. Para alcançar uma vaga no curso de medicina, o adolescente fez cursinho, além das aulas regulares. Nesses últimos dias, considerou importante descansar. “Ontem (quinta-feira), tive aula à tarde, mas descansei à noite, dormi cedo. Amanhã (hoje), depois da prova, devo assistir a um filme em casa mesmo, para estar ainda mais calmo no domingo”, afirma.
Reforço
O serviço de ônibus será reforçado pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) neste fim de semana para atender aos estudantes que farão o Enem. A autorização de viagens extras será de acordo com a demanda para linhas que atendem os locais de provas: Brasília (Asas Norte e Sul), Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, Santa Maria, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga.
O exame em números
Total de inscritos no país 8.721.946
Atendimentos específicos solicitados 93.843
Gestantes 9.258
Lactantes 13.870
Idosos 1.306
Estuda em classe hospitalar 17
Sabatistas (guardam o sábado por motivos religiosos) 69.392
Atendimentos especializados solicitados em 2014 57.800
Solicitações de uso de nome social (transsexuais) 95
Total de inscritos no Distrito Federal 160 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário