quinta-feira, 8 de maio de 2014

Lobão Filho revela ter um perfil diferenciado no modo de fazer política

O Imparcial
 (Gilson Teixeira/O Imp/D.A Press)Realizar, fazer e acontecer. Essas palavras têm sido usadas constantemente pelo pré-candidato do PMDB, o senador Edson Lobão Filho, quando perguntado sobre os seus planos para o Maranhão. O senador se diz preparado para encarar a disputa eleitoral deste ano e garante que representa o novo, dentro do atual cenário político maranhense.

Em entrevista exclusiva, durante visita ao Jornal O Imparcial, Lobão Filho lembrou que a sua pré-candidatura movimentou amplamente o grupo político ao qual pertence. Ele afirma que isso se deve ao tipo de associação que as pessoas fazem ao seu nome, como o de uma gestão inovadora.

O senador também associou o fato de o antigo pré-candidato, o ex-secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva, ter um perfil mais técnico do que político, o que dificultou a sua aceitação dentro do grupo. “Efetivamente havia um desânimo em função da outra candidatura não ter tido uma aceitação e motivação como se achava que teria. O outro candidato era muito técnico, um excelente técnico, mas não conseguiu empolgar. Hoje você tem uma classe política extremamente motivada, animada, convencida da possibilidade do êxito, do sucesso eleitoral”, disse.

Apesar da empolgação quanto às adesões que vem recebendo junto à pré-candidatura, Lobão Filho analisou que as melhorias nas pesquisas ainda não refletem nessa motivação da classe política e sim de uma mudança de postura dos eleitores. “Temos feito sondagens e elas são muito positivas. O nosso adversário também tem feito sondagens e eu tenho informação de que ele não está gostando do que está recebendo. A classe política ainda não entrou em campo, então essa mudança de cenário é uma mudança espontânea da população”, explicou.

Candidato da mudança
Edson Lobão Filho, ou Edinho como gosta de ser chamado, garante que possui uma proposta diferente do modelo existe de se fazer política. Segundo ele, esse é o seu grande diferencial, apostando em uma maneira empreendedora de se fazer política.
O senador Lobão Filho se intitula como o pré-candidato da “mudança” e diz que é preciso ter coragem para romper com o atual modelo de gestão na política em termos gerais. “Eu acredito que a mudança, o novo, é exatamente o que eu represento. Uma forma diferente de ver a gestão pública e política, com resultados de um jeito empreendedor. Uma gestão de resultados de eficiência, fugindo do padrão clássico do discurso político por si só. É preciso ter coragem, experiência e vontade para quebrar uma cultura de anos da forma de gerir a coisa pública”, declarou o senador.

Plano de Governo
Ainda como recente pré-candidato, com cerca de um mês atuando como o indicado do PMDB, Lobão Filho diz já ter em mente algumas proposições que irá utilizar na campanha. Ele diz que será pautado pelo incremento no desenvolvimento econômico do estado como peça chave para desenvolver outras áreas.

O senador afirmou que todos os governos deixaram uma marca de trabalho e disse ainda, que caso seja o candidato e ganhe a disputa, terá uma proposta de trabalho voltada para a produção e geração de empregos e renda. “O trilho central do meu plano de governo é incrementar a produção do nosso estado. Cada governo teve uma característica fundamental. O meu pai foi o governador das estradas, o João Alberto foi o governador da segurança, a Roseana está sendo a governadora da saúde. O tema central do meu governo, se eu for o candidato, será a produção e a geração de empregos dentro do Maranhão.”, explicou.

Apesar de ter o discurso fortemente voltado para a área do desenvolvimento econômico, Lobão Filho garantiu estar dando atenção também a outras áreas na elaboração de seu plano de governo. “Existem outras áreas prioritárias, estamos analisando planos de governos de outros estados e até mesmo dos adversários, pensando as coisas positivas de cada um para fazer uma proposta de trabalho densa, que seja exequível, não meramente um discurso”, afirmou.
 
Aliança PT/PMDB
O pré-candidato afirmou ter muita admiração pelo Partido dos Trabalhadores. Ele lembrou que os dois partidos continuam firmes na aliança e ressaltou o potencial do PT em termos de mudança social. “Nós temos um casamento simbiótico entre PMDB e PT. Uma relação intrinsecamente entrelaçada. Eu tenho um respeito muito grande pelo papel do PT no país, o PT mudou a vida de todos os brasileiros. Eu tenho a maior honra em ter o PT aqui comigo, compondo a minha chapa majoritária”, disse.

Lobão Filho garnatiu que a discussão sobre a continuação do governo do PT também deverá ser trazida para o Maranhão durante a sua campanha e afirmou também que a sua campanha será “puro sangue”, somente com a presença de Lula e Dilma no seu palanque. “ Temos uma eleição plebiscitária na qual vamos determinar não só a continuação do governo, como também a continuação de programas emblemáticos do PT, como o bolsa família. Essa discussão deve ser trazida a nível estadual também. Por isso que no meu palanque só subirá a Dilma e o Lula”, ressaltou.

Sobre a presença de outros candidatos a presidência da República, oriundos de partidos aliados, o senador Lobão Filho garantiu que eles já estão cientes que não terão espaço dentro do palanque, mas que as legendas terão liberdade de promoverem os seus próprios encontros. Ele informou que toda a negociação aconteceu de forma amigável, não gerando nenhum tipo de ranhura em torno das alianças.

Adversários
Na opinião do senador Lobão o seu principal adversário representa a política antiga por fazer alianças com outros políticos mais tradicionais. “O adversário está cercado do que representa a velha política, os mais antigos, aqueles que representam a continuidade dos padrões antigos de política”, disse.

Sobre as críticas negativas ao governo, Lobão Filho declarou que esse tipo de opinião se torna mais fácil quando não existem responsabilidades. “A coisa mais fácil que existe é criticar. Você não ter a responsabilidade de fazer e estar do outro lado criticando é muito fácil. Quando você pega a responsabilidade e passa para o lado dela, aí você vê da onde se dividem os homens dos meninos”, finalizou .

Nenhum comentário:

Postar um comentário