domingo, 31 de julho de 2016


Luke Aikins, de 42 anos, atingiu 193 km/h em salto de 2 minutos.

Americano caiu em uma rede em Simi Valley, na Califórnia.


Fonte: G1 
Americano Luke Aikins atingiu a velocidade de 193 km/h, sem paraquedas, e salto durou 2 minutos (Foto: Mondelez Internacional / via AP Photo)Americano Luke Aikins atingiu a velocidade de 193 km/h, sem paraquedas, e salto durou 2 minutos
(Foto: Mondelez Internacional / via AP Photo)

O americano Luke Aikins se tornou a primeira pessoa a saltar 25.000 pés (7.620 metros) sem paraquedas, após atirar-se de um helicóptero na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo a imprensa local.

Aikins, de 42 anos, atingiu em seu salto, que durou dois minutos, uma velocidade de 193 km/h e caiu em um enorme rede de segurança instalada a vários metros sobre o solo em Simi Valley, onde sua família o esperava, informou o "Los Angeles Times".
"Estou quase levitando, é incrível", disse depois do salto, neste sábado (30), à rede de televisão local
Fox, que o transmitiu ao vivo.

Logo após completar sua façanha, Aikins abraçou sua mulher e filho e se mostrou muito satisfeito com o que tinha conseguido. "Todos sonhamos voar", disse.
Aikins é um paraquedista que fez mais de 18 mil saltos e que além disso trabalhou em filmes como especialista.

Luke Aikins caiu em uma rede em Simi Valley, na Califórnia (Foto: Mondelez Internacional / via AP Photo)
Luke Aikins caiu em uma rede em Simi Valley, na Califórnia
(Foto: Mondelez Internacional / via AP Photo)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

AS ALIANÇAS DA PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA REJANY GOMES AUMENTAM CADA VEZ MAIS EM PARAIBANO.



Em busca de novos apoios  a vice-prefeita Rejany Gomes (PSC) reuniu-se na noite desta quinta-feira, 28, com comerciantes e prestadores de serviço do Município de Paraibano, o encontro deu-se em sua residência na Avenida 1º de Maio e contou com a presença de um número expressivo de empresários.

Entre os participantes da reunião estiveram os pais da pré-candidata Rejany Gomes, o casal de empresários Mariinha e José Gomes, o ex-prefeito Ari Furtado, Binha Marinheiro-comerciante, o comerciante João Luís Ladeira, a cabelereira e dona de loja de confecções Berenice Lopes, o dono de material de construções Mano, Márcio Flávio-dono de material de construções, França-dono de restaurante, Carlinho do Baratão, Zuzú do Comercial o Reis, Gilson-dono de panificadora, Jaqueline-cabeleireira, Ribamar da Farmácia, Chico Jorge-açougueiro e muitos outros empreendedores de Paraibano.

Rejany Gomes (PSC) e Zé do Geraldo (PROS) abordaram a preocupação deles com o empresariado local, falaram da importância da formalização de seus negócios para aqueles que ainda não tem registro, pediram sugestões dos participantes e quiseram ouvir opinião de todos para auxiliar na elaboração de seu plano de governo. Segundo os pré-candidatos a classe empresarial desde o empreendedor individual até o mais alto empresário serão tratados com incentivos e uma atenção especial.

A pré-candidata comentou sobre o seu dia-a-dia e disse sentir-se cada vez mais confiante com o apoio de todos, falou da convenção partidária que haverá no próximo domingo (1º) e da importância da participação da sociedade nos rumos do seu município, pois o povo tem o governante que merece, dependendo da escolha da maioria; Zé do Geraldo e Marcone Ribeiro também fizeram uso da fala saudando todos e frisando a importância do apoio de todos a Rejany e Zé do Geraldo como pré-candidatos. 

“Há aproximadamente dois messes estamos nesta luta, aceitando o desafio de ser pré-candidata, estamos aqui sabendo das dificuldades, e preparados para assumirmos o compromisso, uma responsabilidade que é cuidar dessa cidade e consequentemente cuidar das pessoas, não vou conseguir sozinha, jamais, infeliz daquele que pensa que chega a algum lugar sozinho, a gente precisa de Deus, da família, dos amigos, enfim de todos. Vocês devem está se perguntando qual é o propósito dessa reunião, eu convidei todos aqui para falar com vocês, ouvir vocês e pedir apoio, acho que essa é a nossa oportunidade; convidei vocês porque dentro do nosso plano de governo tem uma pauta para esta classe, pois, o comércio precisa ser mais fortalecido em Paraibano. Sou formada em serviço social, já trabalhei como gestora regional, respondendo por 16 municípios, fui assistente social, secretária de assistência social, tenho serviços prestados. Cresci em um meio político, pois acredito que o politico é nato, ele nasce, ninguém faz ele da noite para o dia, tem que se sentir esse desejo de querer ser político, e desejar está a serviço do outro todo dia, é visitar as comunidade, as entidades, é ir ao interior, é atender as pessoas, abdicar de algumas coisas em prol daquele sonho que ela escolheu; coloco-me a disposição de vocês para conversar, para alguma sugestão, conto com o apoio de vocês e muito obrigado pelas suas presença”, agradeceu a pré-candidata a prefeita  Rejany Gomes.

As alianças da pré-candidatura de Rejany Gomes a prefeita e Zé do Geraldo a vice aumentam com apoios de diversas categorias de profissionais e segmentos da sociedade; comerciantes, familiares e pré-candidatos finalizam o encontro otimista rumo às eleições de 2016 em Paraibano.











quinta-feira, 28 de julho de 2016

Olimpiadas 2016 Rio de Janeiro

Fonte: Rio de Janeiro Aqui

Sobre as Olimpiadas 2016 do Rio de Janeiro com explicações de interesse geral acerca da organização, dos locais e sobre datas onde serão realizadas as espetaculares competições.


Olimpiadas 2016 no Rio de Janeiro | Cidade e logotiposO Rio de Janeiro será cidade sede dos Jogos Olimpicos de 2016 ou 36ª Olímpiada. A decisão foi anúnciada em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. A cidade sediará também os Jogos de 2016.

Estes Jogos também são chamados de Jogos Olímpicos de Verão, já que existe também os Jogos de Inverno, também realizados de quatro em quatro anos.
 
Como os Jogos estão sendo organizados?
Para a realização de um grande evento como as Olímpiadas é necessário muito preparação, propiciando uma infraestrutura para a realização dos Jogos. Portanto é um projeto de extrema grandeza.

Para tal foi criado o Comitê Rio 2016, cujo intuito é organizar os primeiro Jogos Olimpicos do Brasil e da América do Sul. A organização não tem fins lucrativos.
Mais de 140 mil pessoas estarão tomando parte diretamente na organização deste evento, sendo 7 mil integrantes do Comitê Organizador, 65 mil pessoas contratadas e mais 70 mil voluntários.
 
Qual a data de abertura e encerramento?
Os Jogos Olímpicos serão abertas no 5 de Agosto de 2016 e encerrados no dia 21 de Agosto do mesmo ano. As Paralimpíadas serão abertas em 7 de Setembro e finalizadas em 18 de Setembro do mesmo ano.
 
Onde será a cerimônia de abertura e encerramento?
A grande cerimônia de abertura ocorrerá no Estádio do Maracanã assim como a cerimônia de encerramento.


 
Quantos paises e quanto atletas participarão dos Jogos de 2016 no Rio?

Cerca de 200 nações de todas as partes e continentes do mundo enviarão atletas para a competição em suas diversas modalidades.
Estima-se que mais de 10.500 atletas tomarão parte e milhares de profissionais de imprensa, das áreas de apoio, fãns de esportes e turistas de todos as partes da terra virão ao Rio para o grande evento.
 
Quantas serão as modalidades esportivas? Haverá novidades?

Segundo dados do comitê organizador, serão 28 esportes olímpicos, todos os tradicionais e duas a mais com relação aos últimos Jogos Olímpicos de 2012 realizada em Londres. As novidades são o Rugby Sevens e o Golfe que farão sua estreia olímpica no Rio.
 
Onde serão realizadas as competições | Locais dos Jogos

As competições serão realizados em 4 áreas da cidade estratégicamente estudadas para receber as diversas modalidades esportivas. Nestas regiões ou zonas olímpicas serão utilizadas instalações desportivas já existentes ou contruídas para o evento. Algumas das novas instalações podem ser de caracter temporário ou de vida efêmera, montadas somente para o evento e depois desmontadas, ou para serem usadas após o evento e formentando a prática desportiva e surgimento de novos atletas.
A maior concentração de jogos e competições ocorrerá na Barra da Tijuca onde será construído o Parque Olímpico. Veja abaixo a divisão dos jogos por zonas.
 
As 4 regiões ou zonas olimpicas
Mapa dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de JaneiroAlgumas destas áreas ou zonas de jogos olímpicos abragem mais de um bairro, como exemplo a área Copacabana e Maracanã. Para mais detalhes de cada área, clique sobre as mesmas para ver uma descrição mais detalhada.
A maioria dos eventos será realizada na zona oeste da cidade, na região da Barra da Tijuca. Os locais marcados com PO estão na área do Parque Olímpico do Rio, uma ampliação do Complexo Esportivo Cidade dos Esportes.
 
O que é e como é o Mapa Olímpico

O Mapa Olímpico é uma representação gráfica e visual dos locais onde haverá competições na cidade, dividida em zonas ou regiões olímpicas. Através deste mapa podemos ver onde cada tipo de esporte e modalidade de competição vai acontecer em seus devidos locais e instalações.
 
O que é o Parque Olímpico?


Parque Olímpico do Rio de Janeiro para 2016O Parque Olímpico do Rio de Janeiro é será um dos maiores destaques e foco das atenções das Olimpiadas 2016 no setor ou região olímpica Barra. Se trata de um enorme complexo desportivo constituído por inúmeras edificações erguidas no terreno do antigo autódromo de Jacarepaguá, cujo nome oficial era Autódromo Nelson Piquet.
No local já existem construções da "Cidade dos Esportes" que foi construída para os jogos Pan-Americanos de 2007.
 
Vão ocorrer jogos fora do Rio de Janeiro?
Sim, as competições de futebol vão também tomar lugar em Salvador (Estádio Fonte Nova), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Belo Horizonte (Estádio Mineirão) e São Paulo, inicialmente previsto para o Estádio do Morumbi, mas é provável que seja utilizado o novíssimo Arena Corinthians, que foi construído em tempo para ser palco de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Referencias e fontes de consulta:
Informações gerais sobre as Olimpiadas 2016 e visita a alguns locais da cidade onde serão realizados os jogos.
Informações e materiais divulgados pelo Comitê Organizador Rio 2016
Comitê Olímpico Internacional | Comitê Olímpico Brasileiro

terça-feira, 26 de julho de 2016

Analistas recomendam cautela no uso do FGTS em crédito consignado

Medida ainda tem de ser regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS.
Agência de classificação de risco vê proposta como positiva para bancos.
 
 
A permissão para que o trabalhador do setor privado possa oferecer até 10% do saldo de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia em um empréstimo consignado (com desconto na folha de pagamento), além de 100% da multa por demissão sem justa causa, é positiva para os bancos, segundo análise da agência de classificação de risco Moody´s.

Para analistas, porém, a medida não é necessariamente boa para os trabalhadores do setor privado, que estariam abdicando de poupança (que seria obtida em um momento de maior fragilidade, como a demissão sem justa causa) para fazer uma dívida no sistema financeiro (leia mais abaixo). A vantagem da operação, em teoria, é que os juros cobrados pelos bancos seriam menores.

A primeira vez que se ouviu falar sobre o assunto foi em janeiro deste ano, quando o antigo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, informou que a proposta partiu de "representantes do mercado financeiro". A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foi procurada pelo G1, mas não quis se manifestar sobre o assunto.

A medida, proposta pela equipe econômica da presidente afastada Dilma Rousseff, foi aprovada pela Câmara e pelo Senado e promulgada neste mês.

Falta regulamentação
Para que essa modalidade de crédito possa ser concedida, porém, ainda falta regulamentação, o que está previsto para acontecer somente em setembro deste ano.

De acordo com a lei, caberá ao agente operador do FGTS, ou seja, a Caixa Econômica Federal, definir os "procedimentos operacionais" para que as novas regras sejam aplicadas.

A Caixa Econômica Federal, por sua vez, informou que caberá ao Conselho Curador do FGTS definir o número máximo de parcelas e as taxas de juros a serem cobradas pelas instituições nas operações de crédito consignado com garantia do FGTS.
"Como Agente Operador do FGTS, a CAIXA irá expedir as orientações operacionais após a publicação dessas instruções, observando-se os prazos regulamentares", acrescentou a instituição financeira.
Segundo o coordenador-geral do FGTS, Bolivar Moura Neto, o Conselho Curador deve regulamentar e definir a forma de se operacionalizar a nova modalidade de crédito somente em setembro deste ano – quando se reúne novamente.

De acordo com ele, os recursos que poderão ser dados como garantia pelo trabalhador não poderão ser "apartados" do seu patrimônio de antemão – uma vez que, por outros motivos, os valores poderão ser sacados, como comprar um imóvel, por exemplo.

Entretanto, se pegar a linha de crédito, quando for demitido, o saldo devedor do empréstimo será abatido do valor que ele tem a receber no momento da rescisão, informou o coordenador-geral do FGTS. Isso já acontece atualmente com a verba rescisória (na maioria dos empréstimos consignados para empresas, há uma garantia de cerca de 30% das verbas rescisórias).

Moura Neto observou que, mesmo assim, não há garantia de que o banco terá direito a todos os valores dados como garantia nas operações – uma vez que o trabalhador poderá pedir demissão, ou ser demitido por justa causa, hipóteses em que a multa de 40% sobre o saldo do FGTS não é paga pelos patrões.
 
saiba mais
Juros bancários no Brasil
Na ocasião em que foi editada a Medida Provisória sobre o assunto, em março deste ano, o Ministério da Fazenda destacou a possibilidade de a proposta viabilizar reduções nas taxas de juros cobradas de trabalhadores privados na tomada dos financiamentos.

O Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo para o consumo. A taxa média do cheque especial cobrada pelos bancos no Brasil, por exemplo, soma mais de 300% ao ano e do cartão de crédito rotativo ultrapassa a barreira dos 470% ao ano. Para o crédito pessoal, em maio a taxa ficou em cerca de 130% ao ano.

Reportagem publicada pelo jornal norte-americano “The New York Times”, no fim de 2014, informou que os juros praticados em algumas linhas de crédito no Brasil “fariam um agiota americano sentir vergonha”, citando os cartões de crédito.

Estudo da consultoria Economática, divulgado em março de 2016, informa que, quando se consideram os bancos com ativos acima de US$ 100 bilhões (Itau-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander), a mediana da rentabilidade sobre o patrimônio dos bancos brasileiros foi de 20,06% em 2015, contra 7,92% dos bancos dos Estados Unidos.
Positivo para os bancos
De acordo com a agência de classificação de risco Moody´s, a mudança regulatória, que permite aos bancos ter parte do FGTS dos trabalhadores como garantia para empréstimos com desconto na folha de pagamentos, é "crédito positivo para os bancos brasileiros".
Segundo a Moody´s, isso ocorre porque a garantia "mitiga o risco de perdas com créditos em caso de demissões, uma questão que tem desencorajado o desenvolvimento do crédito consignado para o setor privado".

De acordo com análise da Moodys, os bancos terão mais segurança no crédito consignado do setor privado, de modo que o volume de estes empréstimos é suscetível de aumentar.

"Ao mesmo tempo, os bancos cobram taxas de juros sobre este produto (atualmente cerca 44% ao ano para o setor privado, em média) vai diminuir gradualmente em direção às taxas cobradas sobre a folha de pagamento empréstimos a funcionários públicos, que atualmente a média está em torno de 28% [ao ano]", acrescentou.

De acordo com a agência, os maiores bancos do país, que já têm 79% do mercado de empréstimos com garantia em folha de pagamentos, estão melhores posicionados para oferecer rapidamente esse produto aos seus clientes. São eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander.

A Moodys diz ainda que o governo brasileiro espera que a nova modalidade possa dobrar o atual saldo de recursos do consignado do setor privado, atualmente em R$ 18 bilhões. Mesmo assim, ainda permanecerá abaixo dos R$ 171 bilhões de saldo dos aposentados e pensionistas e do estoque de empréstimos de R$ 93 bilhões para os servidores públicos.

Analistas recomendam cautela
De acordo com Reinaldo Domingos, presidente Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), a nova modalidade de crédito, que "parece representar um benefício para a população", pois permite teoricamente juros mais baixos, "esconde alguns problemas".

"É mais uma ferramenta de obtenção de crédito e que pode aumentar os já altos índices de endividamento da população, sem contar dificuldades que poderá gerar a longo prazo. Muitos trabalhadores que utilizarão essa alternativa de crédito não percebem que o FGTS é uma garantia para o futuro. E por isso, na maioria das vezes, só pode ser usado em situações emergenciais", afirmou ele.

O analista avaliou que o FGTS funciona como uma "poupança forçada". "Então, não vejo com bons olhos o uso dos recursos para a amortização de dívidas ou garantir empréstimos. Infelizmente, hoje se vive um momento em que se pensa muito no consumo imediato, deixando de lado projeções da importância de poupar para uma aposentadoria, por exemplo", observou.

Já Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, uma Organização Não Governamental, que defende o dinheiro do trabalhador no FGTS, afirmou que a nova modalidade de crédito irá reduzir "muito pouco" a taxa de juros cobrada pelos bancos, que já são abusivas. Acrescentou que a população brasileira já está em seu "limite de endividamento".

"Isso irá aumentar ainda mais o número de trabalhadores com dividas, o aumento de consumo para movimentar a economia será insignificante, o dinheiro da multa de 40% sobre o saldo do FGTS em caso de demissão é sacado de imediato pelo trabalhador onde ele pode usar de forma muito mais produtiva, como por exemplo, quitar dívida com o cartão de crédito ou empréstimos pessoais, que tem juros na estratosfera, ou ajudar o trabalhador a se manter enquanto não arruma outro emprego, ou investir em um negócio próprio", avaliou ele.

Avelino observou que, em 2014, foram demitidos sem justa causa pelas empresas brasileiras 20,4 milhões de trabalhadores, que sacaram R$ 54,3 bilhões do FGTS. Segundo ele, se todos os trabalhadores pegassem empréstimo consignado, só no FGTS os bancos sacariam R$ 20 bilhões, além de levar mais 30% do valor líquido das rescisões dos trabalhadores.

Questionado pelo G1, o Banco Central avaliou que, assim como ocorre em qualquer outra modalidade de crédito, a decisão de usar esses novos mecanismos tem de ser "bem avaliada pelo consumidor bancário, levando em conta vários aspectos na sua decisão, como a real necessidade do empréstimo, a destinação do valor a ser tomado e os recursos financeiros necessários para o pagamento de suas despesas do dia a dia, incluindo as parcelas do crédito obtido".

"No mais, o BCB [Banco Central do Brasil] não se pronuncia sobre normas gerais afetas ao crédito emanadas do Congresso Nacional", concluiu a autoridade monetária.

domingo, 24 de julho de 2016

VEREADOR NATO É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR PELO PSDB EM PARAIBANO/MA


Contrariando especulação recentemente feitas pelas mídias sociais WhatsApp e Facebook e também comentários de rua sobre o futuro político do atual Vereador Raimundo Nonato (PSDB), Nato Eletricista, este parlamentar paraibanense procurou o Blog Biradaradioinforma para tornar público a verdade dos fatos.

Palavras do vereador

Sobre o assunto em pauta o Vereador Nato afirma que é sim pré-candidato a vereador por Paraibano nas eleições deste ano e lamenta as inverdades que circularam a seu respeito.

“Como vereador do PSDB, que hoje o nosso presidente é um grande amigo meu, Dr. Daniel Furtado, uma pessoa que eu admiro muito, que tem me fortalecido na política, tenho serviços prestados,  nós estamos juntos com o PSDB, o PSDB faz parte da minha história política e da minha pré-candidatura como vereador para as próximas eleições; tenho certeza que Dr. Daniel está e estará do meu lado me fortalecendo com apoio moral . Quero só dizer que nós estamos juntos, Dr. Daniel faz parte da minha pré-candidatura, muitas outras coisas ele tem feito por mim; nós já conversamos por várias vezes,   recentemente eu juntamente com o Sr. Raimundo Carlos e Dr. Daniel em seu escritório confirmamos nosso compromisso, nada impede, minha pré-candidatura  é uma realidade, quanto a isso não tenho dúvidas, sou membro do partido, nós temos um bom entendimento, nós temos um objetivo, que é eleger candidato do PSDP, nós vamos em frente pois eu sei da personalidade de Dr. Daniel e só tenho a agradecê-lo”, concluiu o vereador Nato.
Raimundo Nonato Queiroz Santos (45 anos), vereador atuante, eleito pelo PSDB-Partido da Social Democracia Brasileira com 499 votos em 2012, é assíduo na Câmara João Batista Dias Carneiro, Câmara Municipal de Paraibano, e está apto e otimista como pré-candidato rumo às eleições 2016.

sábado, 23 de julho de 2016

GINCANA CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Concentração, energia, correria, criatividade, animação, aprendizado, resgate da cultura paraibanense, espírito participativo, determinação, garra, emoção e vibração, tudo isso e muito mais são adjetivos que descrevem a Gincana Cultural da Juventude que efetivou-se  durante toda esta sexta-feira, 22, na Casa de Eventos Municipal com a participação de jovens filhos de Paraibano de todas as comunidades paraibanenses que estudam no município ou que estão de férias na cidade.

Com o objetivo de estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos segmentos, promover a integração de toda a comunidade, despertar o lado artístico-cultural dos participantes, exercitar o espírito de liderança e motivação entre outros é que foi realizada a Gincana Cultural da Juventude.

O evento organizado pela Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Juventude Esporte e Lazer com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraibano começou às 8:00h e finalizou às 19:00h com a fervorosa participação de sete equipes concorrendo uma premiação de R$ 3.000,00 e troféus para as três primeiras colocadas. Teve como equipe organizadora: Sávio, Maurício, Edivânia, Cleide, Paula Brito, Paula Barbosa, Geany, Gugu, Sandro Rogério, Séfora, Zezé, Regilane e Ana Maria. Os jurados foram Jacymara, Laudecy, Samara, Fábio e Guilherme. Loucão Cleide, Regilane e participação de André Alves.

Equipes com torcida organizada para animação fez fluir momentos agitados e emocionantes de baterias diversas, intercaladas de provas relâmpagos durante todo o dia envolvendo as equipes Arrocha o Nó, Beta, Desbravadores, Força Jovem, Golas Altas, Jovens Aliados e Jovens em Busca de Mudanças (Residencial João Furtado Brito) que causou  bastante movimentação não só na antiga Casa de Show mais em toda a cidade de Paraibano.

Uma das baterias que rolou muita emoção dos participantes e nos espectadores foi a da tarefa 3, orgulho de ser paraibanense, onde cada grupo escolhia um paraibanense para ser homenageado e falar de sua história de vida,  principalmente sua vida pública perante a comunidade de Paraibano, entre estes momentos podemos destacar a apresentação da Equipe Beta que contou o legado do saudoso  Vereador Járdem Sousa,  Golas Altas que destacou o trabalho do organizador do Rally de Paraibano Antônio Carlos, reconhecendo e relembrando a importante contribuição dos saudosos Antenor (Primo), Antônio Filho, João Furtado Neto e Járdem; o momento pico das emoções foi o da história da professora municipal Helena Rodrigues contado pela sua filha Maysa representando sua equipe, Jovens Aliados.

Prestigiaram o evento com suas presenças e apoios a prefeita Aparecida Furtado, a vice Rejany Gomes, Padre Iran Brito, a secretária de ass. social Edivânia Coelho, José Armando-sec. de juventude, a secretária de finanças Vanessa Furtado, o empresário Zé do Geraldo e a vereadora Célia juntamente com um considerável  público de outros espectadores.

A gincana foi concluída com a bateria Desfile Belezas Paraibanenses narrado pelo locutor André Alves seguido de tarefa especial, onde nesta, as equipes poderiam levar o maior número de pessoas possível entre 15 e 22 anos, valendo cinco pontos cada convidado, na qual a Arrocha o Nó apresentou o maior número,  79 convidados e, com esse feito consumou o título de campeã. Com sonorização do paredão Jr Motos a  festa da cultura fechou com animação do DJ Douglas, O Inigualável, ao vivo.

O resultado final das equipes na gincana ficou assim:

1º lugar - Arrocha o Nó com 15.035 pontos, levando a premiação de R$ 1.500,00+troféu;

2º lugar – Força Jovem com 14.796 pontos levando a premiação de R$ 900,00+troféu;

3º lugar – Golas Altas com 14.253 pontos, levando a premiação de R$ 600,00+troféu;

4º lugar - Jovens Aliados com 11.378 pontos;

5º lugar - Beta com 11.195 pontos;

6º lugar - Jovens em Busca de Mudanças com 10.068 pontos e;

7º lugar – Desbravadores com 7.325 pontos.
 
 




















































































3º lugar – Golas Altas com 14.253 pontos, levando a premiação de R$ 600,00+troféu.



1º lugar - Arrocha o Nó com 15.035 pontos, levando a premiação de R$ 1.500,00+troféu.

2º lugar – Força Jovem com 14.796 pontos levando a premiação de R$ 900,00+troféu.