segunda-feira, 25 de abril de 2016

PREFEITURA DE PARAIBANO/MA COBRA E RECEBE VISITA DOS REPRESENTANTES DA EMPRESA MVC COMPONENTES PLÁSTICOS.


Reunião ocorrida no inicio de abril na sede da Prefeitura



A Prefeitura Municipal de Paraibano/MA insatisfeita com a paralisação da obra da Creche localizada no bairro Residencial João Furtado recebeu a visita dos representantes da Empresa MVC Componentes Plásticos, o Sr. Carmino e o Sr. Rogério MarianoGerente Comercial/Região Nordeste. A reunião ocorrida no inicio do mês na sede da Prefeitura contou ainda com a participação da Prefeita Aparecida Furtado, do Técnico Erisson Carvalho e das vereadoras Socorro Lucena e Ana Célia.




Entenda o caso
A MVC Componentes Plásticos LTDA com sede no estado do Paraná conquistou cinco lotes dos pregões eletrônicos, realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir 350 creches com o sistema construtivo Wall System em oito Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Piauí. Portanto, cabe ressaltar que a licitação não foi realizada pela prefeitura, e sim pelo FNDE, órgão pertencente ao Ministério da Educação.
A MVC não cumpriu com os contratos e abandonou algumas obras pelo Brasil. O projeto de construção utiliza tecnologia inovadora, o que dificulta a retomada das obras, já que não há empresas habilitadas na região para esse tipo de serviço.


O que diz a MVC?
A MVC explica que a paralisação aconteceu por conta de problemas de fluxo de caixa. “É importante salientar que, além de todos os problemas ocorridos de atraso nos repasses de verbas do governo, atrasos na liberação dos terrenos por parte das prefeituras e falta de pagamento, ocorreu também um fato muito importante que é o fato de o valor licitado ter sido proposto em 2010 e as obras somente começarem em 2013 e 2014, o que gerou uma defasagem enorme em termos de custo das obras, pois a inflação e os preços de insumos, serviços e matérias-primas dispararam”, conclui em nota.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que não há falta de repasses. A tecnologia usada para construção é que se tornou um problema, pois a empresa não conta com mão de obra qualificada o suficiente.

A MVC foi contratada via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e utiliza o encaixe de placas ao invés da construção convencional (com tijolo e cimento) para erguer as creches.

Especificando a obra aqui em Paraibano/MA
No ano de 2013 a prefeitura disponibilizou um terreno para a construção de uma Creche Pró-Infância Tipo B com Metodologia Inovadora, realizou ainda serviços de limpeza e terraplanagem no terreno, deixando assim o terreno apto para inicio das obras que em sequencia foram iniciadas pela MVC. Foram realizadas serviços de construção do muro e da laje, além do inicio da montagem dos painéis e em seguida a empresa abandonou a obra, mediante tal situação, a prefeitura enviou diversas notificações à empresa MVC, na sua grande maioria sem respostas. Na reunião ocorrida na prefeitura o representante da empresa MVC, Sr. Rogerio Mariano pediu prazo de 60 (sessenta) dias para reinicio da obra, alegando que antes desse prazo não teria condições de restabelecer o reinicio, se comprometeu ainda em restaurar todos os painéis estragados.
A Prefeitura irá esperar o reinicio das obras até o prazo solicitado, na esperança de que esta obra seja concluída o mais breve possível, realizando assim mais uma grande obra que objetiva atender o clamor e as necessidades da comunidade através do direito à educação básica qualidade.
A obra está orçada no valor de R$ 1.628.853,80 (um milhão, seiscentos e vinte e oito mil, oitocentos e cinquenta e três reais e oitenta centavos), sendo que o FNDE repassou a Prefeitura o valor correspondente a 50% da obra, que após pagamentos de algumas medições se encontra com valores preservados em conta.

          Na contramão
A Prefeitura conseguiu junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a Construção de 02 (duas) Quadras Poliesportivas Escolares e uma Cobertura de Quadra Escolar, onde foram contempladas as Escolas Januário Dias (bairro Marajá), Padre Dante (subestação) e Maria Madalena (Povoado Varzinha). Obras licitadas pela Prefeitura de Paraibano e todas praticamente finalizadas.

Obra: Construção de Quadra Escolar Coberta
Localidade: Bairro Marajá
Escola: Januário Dias Carvalho
Situação Física da Obra: Concluída e entregue a comunidade em 2016
 

Obra: Construção de Cobertura de Quadra Escolar
Localidade: Povoado Varzinha
Escola: Maria Madalena
Situação Física da Obra: Concluída e entregue a comunidade em 2015
 

Obra: Construção de Quadra Escolar Coberta
Localidade: Bairro Subestação
Escola: Padre Dante
Situação Física da Obra: 80% Executada
Previsão de entrega: Maio/Junho 2016
Obs: Obra com recursos ainda a receber

 

Representantes da Empresa MVC Plásticos

Vereadoras Ana Célia e Socorro Lucena

Prefeita Aparecida e representantes em visita ao local da obra


Vereadora Socorro Lucena



Nenhum comentário:

Postar um comentário