quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PARAIBANO É RECONHECIDO COMO UM DOS 8 MUNICÍPIOS MARANHENSES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A SECA E ESTIAGEM

O reconhecimento federal permite o acesso as ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
 
Devido a grande temporada de seca e estiagem 23 municípios do Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe foram considerados como em situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, publicação no dia 23 de setembro de 2016 no Diário Oficial da União.
No Estado do Maranhão receberam reconhecimento os municípios de Balsas, Chapadinha, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos, Sítio Novo e Tufilândia.
Este reconhecimento do Governo Federal concede acesso as ações da Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil (Sedec) para por exemplo a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal. Tem a possibilidade de ganhar benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada de atividades econômicas de regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), ente outros.
Esta conquista dos municípios é também devido a um trabalho de cadastramento desenvolvido pelo setor de defesa civil que cadastraram os produtores com as informações necessárias a fim de serem atendidos em caso de situações de emergência. Em Paraibano/MA o trabalho foi desenvolvido por Maurício Freire-Coordenador do setor de Defesa Civil no Município e a parceria de Edson Costa caixa executivo do Banco do Brasil e apoio da prefeita Aparecida Furtado.
Maurício Freire-coordenador da do setor de defesa civil,  Edivânia Madeira- sec. de assistência social, Júlio César - sec. de agricultura, Aparecida Furtado-prefeita, Luzia Ribeiro - sec. de educação, Marcelo-gerente do Banco do Brasil, Ana Célia-vereadora presidente da Câmara e   Joselane  Freitas - sec. adj. de educação em encontro com produtores rurais paraibanenses no dia 02 de dezembro de 2015 na sede da Sec. de Assistencia Social de Paraibano-MA/foto: Bira da Rádio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário