terça-feira, 2 de setembro de 2014

28% dos acidentes de moto ocorrem com pessoas que não usam capacete

Dados do Denatran revelam que o item pode reduzir em mais de 70% o risco de morte

O Imparcial

 (A.Baêta/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luis -MA. )
O capacete é um item indispensável para proteção e segurança de quem anda de moto. No entanto, de acordo com dados do Denatran, 28% do total de acidentes ocorre com pessoas que não estão usando o item. Quando se fala em motociclistas que pegam estrada, o cuidado deve ser redobrado e um acessório resistente é essencial para garantir o bem-estar ao máximo em uma possível colisão.

Um acidente de moto pode vir a danificar o cérebro de duas formas: no choque direito, quando a cabeça impacta contra um carro, o asfalto ou a guia; e depois da batida, quando a cabeça gira em torno do pescoço e a massa cinzenta vai colidindo contra a parede do crânio, como consequência do movimento. Um bom capacete reduz as chances de morte e, muitas vezes, evita acontecer um desastre.

A variedade de modelos é enorme e cada um tem suas características de acordo com a finalidade de cada motociclista. O ideal é pesquisar e consultar alguém que entenda do assunto para poder aconselhar sobre qual é o mais indicado para você, conforme a moto usada e o tipo de trânsito que irá enfrentar.

De acordo com o manual “Capacetes”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde, quando usado corretamente, o capacete reduz em 72% a gravidade da lesão e em 39% as chances de morte. Diante da importância mais do que evidente do equipamento, o ideal é o motociclista investir em um bom capacete, que além de seguir as normas de segurança também seja leve e resistente, para contribuir também com a pilotagem.

Cada piloto e tipo de pilotagem pedem um capacete específico, pois a exigência de um passeio no quarteirão é diferente da encontrada em uma trilha ou uma viagem. Mas existem modelos versáteis, que acabam servindo para diferentes situações e são boas indicações, especialmente para quem não deseja adquirir vários modelos de capacetes.

O capacete LS2, por exemplo, é muito seguro e conta com uma viseira de menor distorção óptica e alta flexibilidade. Esse modelo é conhecido mundialmente por ser leve, compacto e seguir rigorosos padrões de qualidade.  Por ser leve e confiável, é bom para passeios urbanos e grandes viagens, indicação semelhante à do capacete MT Helmets, que se destaca pela maior resistência e leveza e também pela vantagem de ter a forração em vários tecidos removíveis e laváveis. Além disso, o MT Helmets tem uma cinta jugular que impede o acessório balançar muito com o vento da estrada.

Depois de escolher o modelo e garantir que o capacete é confiável para as condições a que serão submetidos, aí sim o motociclista vai ter a liberdade para escolher também o estilo que mais o agrada, com o grafismo mais interessante e o visual mais estiloso. Afinal, com a variedade de tipos de capacetes de mercado, com vários de boa qualidade, dá para garantir conforto, segurança e uma boa apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário