quinta-feira, 2 de março de 2017

CAMINHADA E MISSA MARCAM ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 EM PARAIBANO

 
Em Paraibano a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada nesta quarta-feira (1º),  com uma caminhada que teve início por volta da 18:00h em frente a rodoviária percorrendo a Avenida 1º de Maio e Rua 7 de Setembro até a Igreja Matriz com algumas paradas no percurso onde foram passadas mensagens sobre os cuidados com a fauna e a flora do Brasil e a participação de representantes de secretárias da Administração Municipal paraibanense.
Na campanha deste ano, a Igreja Católica convoca a sociedade para proteger o meio ambiente e os povos da floresta. O tema deste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz um alerta para a preservação da mata Atlântica, do Cerrado, dos Pampas, da Caatinga, do Pantanal e da Amazônia, a maior das florestas brasileiras.
Ninguém pode assistir passivamente a destruição de um bioma, devemos ter uma mudança no padrão de consumo, cuidados com a água e com o lixo doméstico e, assim necessitamos de iniciativas comunitárias e a participação do Poder Público”, externou em sua fala Caroline Almeida-sec. de assistência social.
Padre Iran, interrogado sobre o evento, revelou: “nossa caminhada foi tranquila, serena e orante. Até porque somos uma Igreja em oração e em saída... Também, quis ser uma caminhada de cunho penitencial. Precisamos nos penitenciar por tantos equívocos cometidos, hoje, sobretudo, com os biomas brasileiros. Temos que adquirir a consciência de que Deus nos quer parceiros na tarefa de cuidar da criação. Infelizmente, nem sempre acontece, por isso, a Igreja no Brasil nos desafia ao exercício do cuidado minucioso com toda espécie de vida.  Toda essa temática é oportuna e digna de reflexão da parte dos cristãos, iniciando a quaresma, tempo favorável à mudança de vida e à volta ao Senhor, que não quer a morte de seus filhos, mas que se converta e viva. Fiquei encantado com tanta gente, o empenho e desejo de encontrar Deus, Ele que Portanto, avalio de forma muito positiva, ao mesmo tempo que louvo e agradeço a Deus por cada irmão e irmã de caminhada. Que continuemos firmes! Uma quaresma em oração, no jejum e na caridade para todos nós! Mudemos de vida!”
A campanha também reforçou a necessidade do respeito a vida e a cultura das pessoas que vivem nesses biomas. Em Paraibano a programação finalizou com Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a participação de um grande numero de fiéis católicos da Paróquia de Paraibano.