quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CÂMARA DE VEREADORES ANUNCIA REINÍCIO DE OBRAS

 
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 29, foi apresentado ofício com a Nota de Empenho do Governo do Estado no valor de R$ 105.000,00 para conclusão do novo matadouro; na ocasião falaram que a empresa Poços Tocantins com esforço do Sr. Ezequiel e da prefeita Aparecida Furtado  estará dando prosseguimento e finalização do poço da Vila Castor, fizeram saber também da perfuração do poço da Juçarinha que já foi realizada pela Prefeitura de Paraibano.
Ao encontro de parlamentares compareceram e discursaram Ana Célia, Murilo Ribeiro, Francisco Everton, Socorro Lucena, Lucimar Sá, Raimundo Nonato e Valmir Pereira; durante a reunião apenas este último não fez uso da palavra.
Discursos
Lucimar Sá: mais pessoas deveriam está presentes e ver o compromisso dos vereadores; gostaria de falar da finalização do poço da Vila Castor, pois, água é saúde, é vida; também do matadouro que vai ser concluído com a liberação do valor de R$ 105.000,00, parabenizar a prefeita por está trazendo esses benefícios de grande valia e importância para qualidade de vida para população. Falar  plano de cargos e carreira em breve funcionará na área da saúde no nosso município, com o nosso apoio.
Raimundo Nonato:  parabéns prefeita Aparecida Furtado e demais envolvidos que se sensibilizou para concluir esse trabalho que eu tenho certeza que todos reconhecem o importante trabalho de nossa prefeita. Aqui são pessoas que tem interesse pelo nosso povo, parabenizo nossa presidente e demais vereadores.
Socorro Lucena:  agradecer a presença da Nenen, o professor Gilmar e demais funcionários dessa casa, parabenizar nossa prefeita pelo seu trabalho e recitar o Salmo 128:1 que diz bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos; nós como representantes do povo que nos deixemos ser conduzidos por ele.
 
Francisco Everton:  parabenizar a prefeita por ter conseguido o restante do recurso da obra para ser concluído o matadouro; nesse momento dizer que eu como vereador e Rejany como candidata a prefeita não poderemos visitar a todos mas, de já contamos com a compreensão e apoio de todos.
 
Murilo Ribeiro: falar do esforço e dedicação de Aparecida Furtado para solucionar os problemas do nosso município; o problema d’água ela  nunca deixou de lado e sempre teve cuidado com os poços do interior e da sede, o poço da Vila Castor vai ser inaugurado em breve. O matadouro  um outro problema que será solucionado no máximo em 40 dias e mais um  problema da cidade especialmente da Subestação vai enfim ser solucionado.
 
 
Ana Célia: empenho incansável, cuidado com o povo pelo bem comum são sentimentos de Aparecida Furtado. Falta praticamente só um mês para as eleições; não sou eu que vou nos julgar mas sim o povo é quem vai julgar o nosso trabalho aqui; infelizmente para elogiar são poucos, porém para criticar são muitos. Avisar para todo o povo dos Tucuns e interiores da região que a estrada do Taboleirão do Nelson aos Tucuns vai ser arrumada. Teremos na próxima sessão, dia 12, muitos professores e alunos, onde entregamos também o título de cidadão paraibanense ao ex-promotor de justiça de Paraibano, Dr. Moises.

 

 

 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Governo do Estado inaugura unidade do VIVA em Pastos Bons

 Fonte: ma.gov.br
Inauguração do VIVA em Pastos Bons. Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (29), a população de Pastos Bons foi presenteada com a nova unidade do VIVA no município. Com esta unidade, o VIVA passa a ter 18 unidades presentes em todo o território maranhense, atendendo o cidadão com qualidade, segurança, conforto e acessibilidade.

A solenidade de inauguração foi realizada em frente ao órgão, na Avenida Domingos Sertão, Nº 70, bairro São José, e contou a participação do a presença do secretário de estado da Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry, representando o governador Flávio Dino; do diretor geral do VIVA e presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior; representantes da prefeitura de Pastos Bons, Iriane Gonçalo-prefeita, a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado e prefeitos de prefeituras vizinhas; e outras autoridades locais, servidores do VIVA e a população em geral.

Inauguração do VIVA em Pastos Bons. Foto: Divulgação

O representante do Governo do Estado, secretário Márcio Jerry, destacou que a ampliação e expansão das unidades do VIVA representam também a ampliação de direitos para a população. “O Governador Flávio Dino tem entre as diretrizes do governo a ampliação de direitos e a instalação de mais unidades do VIVA em todo o território maranhense. Isso faz com que haja mais cidadania, com que as pessoas possam ter esse ponto de referência para que possam habilitar uma série de serviços importantes, no mesmo local, de forma confortável, atendendo a milhares de maranhenses. ”, declarou.

Em mais uma inauguração do VIVA, Duarte Júnior, ressaltou o momento de mudança que o Governo do Estado está promovendo para melhoria da vida dos maranhenses. “Hoje é um dia de muita alegria, pois contribuímos diretamente para a melhoria da vida das pessoas. Com a implantação desta unidade em Pastos Bons poderemos atender todo o médio sertão maranhense, e, assim, a população não terá mais que se deslocar até Balsas (263km) ou até São Luís (538km) para o exercício dos seus direitos constitucionais.

Isso custava tempo e dinheiro. Agora ele tem esses serviços dentro da cidade, em uma unidade ampla, segura, confortável e que está acessível para todos. É um passo importante para que os direitos fundamentais dos maranhenses sejam assegurados”, destacou.

 Diretor geral do VIVA em discurso na inauguração do VIVA em Pastos Bons. Foto: Divulgação
Diretor geral do VIVA em discurso na
inauguração do VIVA em Pastos Bons. Foto: Divulgação
Como presidente do Procon/MA, Duarte Júnior destacou também que o município foi contemplado com torres de tecnologia 3G, após acordo firmado entre o Governo do Estado e as operadoras de telefonia, que converteu multas em serviços prestados à população. Além de Pastos Bons, municípios da região como São João dos Patos e Mirador, também foram contemplados com esta ação.

Serviços

Com a instalação da unidade do VIVA no município, os moradores agora têm acesso aos serviços da cidadania ao alcance de todos. Já é possível garantir a documentação básica, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais, fazer o alistamento militar e ainda serviços online como emissão de emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (ex: NIT, PIS/PASEP), inscrições em concursos e vestibulares, e outros.

O aposentado José Firmino da Rocha aproveitou o primeiro dia de funcionamento do VIVA para garantir a carteira de trabalho da filha. Ele afirmou que antes teria que se deslocar para outro município como Balsas, por exemplo, parar ter acesso ao serviço. Agora tudo ficou mais fácil e ainda é possível fazer economia. “É uma maravilha ter esse serviço aqui, perto de casa. O dinheiro que eu ia gastar com o deslocamento para Balsas, já fica aqui, dou para as crianças comprarem lanche na escola. E ainda tinha que esperar 15 dias para receber o documento e pagar outras passagens. Agora tudo melhorou”, afirmou.

A gestão municipal, parceira na instalação da unidade do VIVA de Pastos Bons, também comemorou a chegada do VIVA ao município. De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Emílio Ribeiro, os serviços beneficiarão a população local e também dos municípios e povoados no entorno. “O VIVA é uma ferramenta da cidadania. Hoje nós temos dentro de Pastos Bons um espaço para garantir a cidadania da população, que vai beneficiar toda a região com os municípios de Nova Iorque, Sucupira do Norte, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos. Então é muito importante, é desenvolvimento para o nosso Estado”, disse.

A unidade do VIVA em Patos Bons fica localizada na Avenida Domingos Sertão, Nº 70 – Bairro São José, região central do município. Serão disponibilizados 06 postos de serviços, com 08 guichês e capacidade de realizar 400 atendimentos diários. A unidade é acessível, com espaço amplo, mobiliário e equipamentos de informática completamente novos.

Ampliação e expansão do VIVA

Após a inauguração em Pastos Bons, será a vez de Chapadinha receber a nova unidade do VIVA. A inauguração oficial da unidade será realizada nesta terça-feira, às 16h, na Praça da Bandeira, em frente à unidade do VIVA.

Com capacidade de realizar mais de 400 atendimentos diários, a unidade disponibilizará 07 postos de serviços e 12 guichês de atendimento. Entre os serviços que serão oferecidos na nova unidade estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros. Entre os parceiros estão a Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), Junta Comercial do Maranhão e Receita Federal. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Com Pastos Bons e Chapadinha, o VIVA passa a ter 19 unidades fixas. Ainda neste ano serão inauguradas novas unidades nos municípios de Codó, Coelho Neto e Santa Luzia do Paruá. São Luís também receberá uma nova unidade de grande porte que já está em obras no Shopping da Ilha, com 60 guichês de atendimento e contando com todos os serviços já disponíveis nas outras unidades.

Além das unidades fixas, o VIVA realiza atendimento de forma itinerante com as unidades de atendimento móveis e disponibiliza serviços de documentação básicas nos postos de atendimento fixos do Shopping da Ilha, Shopping Passeio e na ACIB, na Área Itaqui-Bacanga.

Inauguração do VIVA em Pastos Bons. Foto: Divulgação
 Texto com reedição de Biradaradioinforma.

O maior evento esportivo do ano em sabores especiais

Uma seleção das melhores receitas e cursos de pratos típicos de países de todo o mundo

Fonte: G1
Durante o maior evento esportivo do ano sediado no Rio de Janeiro, a torcida pelos melhores atletas do mundo só aumenta. E para curtir de maneira ainda mais gostosa a exibição dos jogos, a Academia da Carne Friboi selecionou as melhores receitas e cursos de pratos típicos de diversas partes do mundo. Melhor maneira de homenagear e conhecer um pouco mais sobre os países cujos atletas estão presente no Brasil através de suas culinárias.

 
Vem do país líder no ranking de medalhas o churrasco americano, muito conhecido por cortes super suculentos como o prime rib, T-bone e tomahawk. Assista ao curso de churrasco americano com Fred Paim e saiba mais.

A China também está fazendo muito bonito dentro das arenas esportivas. É do gigante oriental que vem o tradicional yakissoba. Saiba como preparar em casa.


A Grã Bretanha disputa medalha por medalha pelas primeiras posições no ranking dos jogos. O Filé Wellington é um dos pratos mais tradicionais da terra da Rainha Elizabeth e hoje é conhecido no mundo todo. Saiba como fazer.


Agora se o espírito olímpico pede homenagem ao nosso país, acesse a nossa seção "Pelo Brasil" e aprenda várias receitas regionais que são imbatíveis no sabor.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

AULÃO DO ENEM 2016 EM PARAIBANO

Kelly Regina, professora de biologia, ministrando aula no pátio do Adonias Lacerda na Vila Aparecida.
 

Uma  equipe formada por João Filho-professor de matemática, Kelly Regina-professora de biologia, Bruno Fernando –professor de português e  Marcos Aurélio-professor de história, realizou aulão pré-vestibular para mais de 300 pré-universitários de Paraibano e Passagem Franca na manhã do último sábado, 27, na Escola Adonias Lacerda.

O Pré-Uni é um programa do Governo do estado do Maranhão idealizado pelo Governador Flávio Dino, colocado em prática pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Programa pré universitário voltado para jovens, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e para comunidade, aqueles que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM e tem como objetivo trazer um reforço a mais na preparação dos estudantes.

Pré-Uni funciona em duas etapas, a primeira é a disponibilização  de um aplicativo para aparelho celular, tablet, internet, que tem um material de estudo completo onde os estudantes podem baixar o material e fazer um plano de estudo individualizado; a segunda etapa é essa que estão fazendo em mais de 60 cidades em todo o estado do Maranhão, as quais interessaram-se pelo programa, correram atrás e foram contempladas.

“Temos recebido uma resposta muito boa da Prefeitura de  Paraibano através da Secretaria de Educação, não só hoje, más, há muito tempo que a gente vem conversando, desde quando a gente contemplou o Município de Paraibano que tem se mostrado bastante empenhado, gostaria de parabenizar os alunos que compareceram em peso e agradecer também a gestão dessa escola que  nos acolheu  com muito carinho, é importante destacar essa parceria” ressaltou Marcos Aurélio-professor de História.
 
Professores Maria Daguia, Simônia Cruz, Marcos Aurélio, Luiza Silva, Erisson Carvalho-coordenador técnico.





Governo inaugura novas unidades do VIVA em Chapadinha e Pastos Bons

Divulgação
Unidade do viva em Chapadinha. Foto: Divulgação
 
Mais dois municípios maranhenses terão acesso aos serviços da cidadania oferecidos pelo VIVA. Na segunda (29) e terça-feira (30), o Governo do Estado inaugurará duas novas unidades do órgão nos municípios de Pastos Bons e Chapadinha. A iniciativa integra o projeto de expansão e descentralização do VIVA visando proporcionar mais qualidade, conforto, segurança e acessibilidade ao público.

A solenidade de inauguração em Pastos Bons será realizada às 8h30, com a presença do secretário de estado de Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry. Em Chapadinha, a solenidade será realizada às 9h, com a presença do Governador Flávio Dino. Os dois momentos terão a presença do diretor geral do VIVA e Presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Júnior, além de outras autoridades, servidores, convidados e a população em geral.

De acordo com Duarte Júnior, as novas unidades oferecerem serviços essenciais à efetivação da cidadania. “É com muita alegria que estamos entregando mais duas novas unidades do VIVA à população maranhense e em dois municípios importantes, com um quantitativo populacional expressivo. Em Pastos Bons temos uma excelente estrutura com serviços de documentação básica, carteira de trabalho e junta militar. Já em Chapadinha, além dos serviços de RG e CPF, teremos ainda o Procon/MA para defesa dos direitos do consumidor, e a Jucema, com atendimento voltado para o empresariado local. ”, afirmou.

Patos Bons

Unidade do Viva em Pastos Bons. Foto: Divulgação
Unidade do Viva em Pastos Bons. Foto: Divulgação
A unidade do VIVA em Patos Bons fica localizada na Avenida Domingos Sertão, nº 70 – Bairro São José, região central do município. Serão disponibilizados seis postos de serviços, com oito guichês e capacidade de realizar 400 atendimentos diários. A unidade é acessível, com espaço amplo, mobiliário e equipamentos de informática completamente novos.

Na unidade, serão oferecidos serviços de emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, emissão de Antecedentes Criminais, emissão de Carteira de Trabalho, alistamento militar e serviços online do balcão do cidadão como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (ex: NIT, PIS/PASEP), inscrições em concursos e vestibulares, e outros.

Entre os parceiros estão a Prefeitura Municipal de Pastos Bons, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Junta Militar, Receita Federal e Secretária de Estado da Segurança Pública.

Chapadinha

Com capacidade de realizar mais de 400 atendimentos diários, a unidade disponibilizará sete postos de serviços e 12 guichês de atendimento. Entre os serviços que serão oferecidos na nova unidade estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros.

Localizada na Travessa João Lopes, s/n, em frente à Praça da Bandeira, a unidade possui excelente localização, no Centro da cidade. Entre os parceiros, a Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP), Procon/MA, Junta Comercial do Maranhão e Receita Federal. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Ampliação e Expansão do VIVA

Com Pastos Bons e Chapadinha, o VIVA passa a ter 19 unidades fixas. Ainda neste ano serão inauguradas novas unidades nos municípios de Codó, Coelho Neto e Santa Luzia do Paruá. São Luís também receberá uma nova unidade de grande porte que já está em obras no Shopping da Ilha, com 60 guichês de atendimento e contando com todos os serviços já disponíveis nas outras unidades.
Além das unidades fixas, o VIVA realiza atendimento de forma itinerante com as unidades de atendimento móveis e disponibiliza serviços de documentação básicas nos postos de atendimento fixos do Shopping da Ilha, Shopping Passeio e na ACIB, na Área Itaqui-Bacanga.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

AULÃO PREPARATÓRIO PARA O ENEM 2016

 
Atenção galera, neste sábado, dia 27 de agosto de 2016, acontecerá em Paraibano um Aulão de Revisão preparatório para o ENEM 2016. O evento acontecerá no prédio da Escola Municipal Dr Adonias Lacerda das 08h00min (manhã) até às 12h00min (meio dia) e contará com a participação de professores vindos da cidade de São Luís/MA. O Aulão é uma megarrevisão gratuita voltada para jovens e adultos que, prioritariamente, concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio interessados em ingressar na educação superior, focados na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou vestibular em geral. O ‘Aulão do Enem’ é uma iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e acontecerá em Paraibano com a parceria da Prefeitura Municipal. Faça sua inscrição para o aulão revisão para o ENEM 2016 através do site: http://www.secti.ma.gov.br/inscricoes-2 ou de forma presencial na Secretaria Municipal de Educação. Maiores informações falar com Erisson Carvalho (99) 98152-8183.
Texto: Erison Benigno
 


 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Conta de energia vai ficar mais cara a partir de domingo no Maranhão

Fonte: correiocodoense
o imparcial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (23) o reajuste médio de 7,84% nas tarifas da Companhia Energética do Maranhão – Cemar, que atua em todos os municípios do estado.

Os novos valores entram em vigor a partir do dia 28, para os cerca de 2,3 milhões de clientes da empresa. Para os consumidores residenciais, a alta média será de 8,24%, já para a indústria a elevação média será de 8,28%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.

O índice aprovado nesta terça se refere ao reajuste tarifário a que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel. Os índices funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar para as tarifas todo o custo com a compra dessa energia.

Entenda mais sobre revisões tarifárias no endereço eletrônico da Aneel, no link entendendo a tarifa.

Saúde é o maior problema do Rio para 54% dos entrevistados, diz Ibope


Segurança pública aparece em segundo lugar, com 15%.

Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto.


Fonte: G1 
A saúde é a área que a população enfrenta os maiores problemas no Rio, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23). A segurança pública aparece em segundo lugar, mas com grande margem de diferença.
De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados apontaram a saúde como o maior problema da cidade, enquanto 15% consideraram a segurança. A área de educação aparece em terceiro lugar, com 9%.

Quando estimulados a apontar os três principais problemas da cidade, 81% dos eleitores disseram ser a saúde, 55% a educação e 49% a segurança pública. Corrupção aparece em quarto lugar, com 23%, seguida de geração de emprego, com 19%, e transportes, com 18%.

Os eleitores foram estimulados a responder à seguinte pergunta: Desta lista de áreas onde as pessoas vêm enfrentando problemas de maior ou menor gravidade, por favor, diga qual a área em que, na sua opinião, a população do Rio de Janeiro está enfrentando os maiores problemas.

Veja qual o resultado:

Calçamento de ruas e avenidas - 1%
Saúde - 54%
Educação - 9%
Trânsito - 1%
Transporte coletivo - 4%
Assistência social - 0%
Geração de empregos - 3%
Iluminação pública - 0%
Limpeza pública - 1%
Abastecimento de água - 1%
Segurança pública - 15%
Habitação - 0%
Meio ambiente - 0%
Impostos e taxas - 0%
Administração pública - 1%
Atividades culturais - 0%
Opções de lazer - 0%
Rede de esgoto - 1%
Corrupção - 7%
Nenhuma destas - 0%
Não sabe/Não respondeu - 0%



A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06567/2016

terça-feira, 16 de agosto de 2016

CÂMARA DE VEREADORES DE PARAIBANO APROVA PROJETO DE LEI QUE CRIA CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA

 

O Projeto de Lei do Poder Executivo que institui o Conselho de Segurança Pública do Município de Paraibano foi aprovado por unanimidade, na noite desta terça-feira (16), quando da primeira reunião ordinária do segundo semestre de 2016.
A sessão foi dirigida pela presidente da câmara Ana Célia de Sousa (PTB), na qual compareceram os parlamentares Lucimar Sá (SD), Socorro de Lucena Sá (PTB), Valdênia de Sá (PTN), Elizângela Teixeira (PSB), Francisco Everton (PMDB),  Murilo Ribeiro (PSL),  Raimundo Nonato (PSDB), Francisco das Chagas (PSD),  Jair Carvalho Coelho (PT do B) e Valmir Pereira (PTN).
Francisco Everton (PMDB), Lucimar Sá (SD), Socorro de Lucena Sá (PTB), Jair Carvalho Coelho (PT do B) e Ana Célia (PTB) fizeram uso do microfone saudando todos e comentando sobre a segurança em Paraibano, a importância  da criação do referido Projeto de Lei e, que estavam colocando seus nomes a disposição novamente como candidatos à reeleição.





FESTEJO JUBILEU DE OURO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO

 
O festejo 2016 (paraibanense), começou no dia 6 com grande carreata e finalizou ontem(15) com missa campal na praça defronte à Igreja Matriz, com a participação de um número expressivo de fieis da cidade e do interior, do Município de Paraibano e adjacentes.

Comemoração aos cinquenta anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, cujo tema foi ‘Missão e Misericórdia a serviço da casa comum, nossa responsabilidade’, foi marcado por Santas Missas com a igreja lotada, a participação de D. Enemésio Lazzaris-Bispo da Diocese de Balsas, padres de municípios vizinhos e equipes afinadas de animação ministraram juntamente com o Padre Iran. Na sua programação contou com cafés comunitários todas as manhãs, música ao vivo com a Banda Nuvem Flutuante, desfile, apresentações culturais, barracas típicas, cavalgada, leilões e bingo de um boi no encerramento.
No domingo (14) a tradicional Missa do Vaqueiro; foi um dos momentos marcantes com grande leilão do bicho vivo na locução de André Alves; com o apoio de Lavinia e a organização de Chiquinho Paraibano, Nicéas, Toinho Paraibano, colaboração de familiares de Edinho Jovelina, Edimilson do Posto e a equipe de liturgia foi realizada a 10ª edição: Missa e Cavalgada do Vaqueiro com a animação de Antônio Neto e Inácio Aboiador que foi concluída com um bolão de vaquejada no Parque Antônio Pedro.

O festejo, colocando Deus no centro, redimensiona a vida dos fieis sob ângulo de três relações. A saber, relação consigo mesmo, relação com os irmãos e relação com o mundo. Não é sem razão que este festejo veio acompanhado do tema: Missão e Misericórdia a serviço da casa comum, nossa responsabilidade. Ora, nós somos Igreja de Jesus Cristo. E descobrir a nossa responsabilidade dentro desta comunidade de fé é fundamental para vivermos o nosso discipulado. Sob a batuta de nosso Senhor, aqui estamos como Igreja peregrina rumo a Jerusalém celeste. Deus nos ilumine e nos confira a sabedoria necessária a fim de vivermos na autenticidade, na verdade e no amor.  Agradeço a todos quantos colaboraram com este acontecimento eclesial. É bonito perceber os fiéis se moverem, fazerem, ser Igreja comprometida, sentir-se pertencentes. O sentimento de pertença nos remete a ideia do zelo, do cuidado e do amor. Precisamos zelar, cuidar, amar a nossa Igreja e frequentá-la sempre. Deus nos dê essa motivação especial!”, concluiu o pároco de Paraibano, Iran Brito.

Sempre com mensagens trabalhando o tema deste ano, fazendo reflexão com a preservação da natureza e intrínseca comunhão de cristão a serviço do Reino Celestial, a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro fecha com chave de ouro o seu 50º festejo que, ao longo dos anos, vem ganhando forças para melhor servir a Deus e unir os paraibanenses para causas comunitárias. Enfim... Linda festividade da celebração da fé!
Confira abaixo fotos de vários momentos do festejo.