sábado, 30 de abril de 2016

MENSAGEM DA PREFEITURA DE PARAIBANO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS PARAIBANENSES


Hoje o dia está mais festivo! Reservado para cumprimentarmos todos os trabalhadores e trabalhadoras que, com o seu trabalho, valorizam o ganha pão e enobrecem a nação.



Esse dia tão reverenciado no mundo diz muito do que somos e do nosso papel, através do nosso fazer profissional e da nossa competência humana de lidar.

Oportunidade indispensável para  constatarmos que Deus está à frente da nossa história: belezas e encantos mil que nos convidam a um hino de louvor.

É por isso que celebramos:  para rendermos graças ao Senhor por ter entrado na nossa história e mudado o curso de nossas vidas.

Neste dia que é marcado pela alegria o Governo de Cidadania e Trabalho cumprimenta a cada trabalhador e trabalhadora paraibanense levando uma mensagem de reconhecimento pelo relevante trabalho em prol do crescimento do nosso município.

Parabéns, trabalhador!
Parabéns, Trabalhadora!
Que Deus nos abençoe!

Atenciosamente,
Maria Aparecida Queiroz Furtado - Prefeita, 
Rejane Sá Gomes Correia Dias - Vice Prefeita,
e todo o Quadro Administrativo do Governo de Cidadania e Trabalho.

Texto: Ana Teresa


“DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2016 EM PARAIBANO


Os postos de vacinação da zona urbana e rural de Paraibano estiveram  abertos neste sábado (30) para o "Dia D” de vacinação contra a gripe. A mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Sob a coordenação da Enfermeira Chistiane Campos, através do Setor de Imunização, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Paraibano e com a participação de enfermeiras, téc. de enfermagem, agentes comunitárias de saúde entre outros, foi desenvolvido o "Dia D” de vacinação contra a gripe.

O alvo da campanha foram idosos (mais de 60 anos), trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias ou menos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O atendimento que aconteceu em todas as UBS-Unidades Básicas de Saúde das 8:00 às 17:00h, onde compareceram 1.678 pessoas, sendo que dentre estas houveram clientes que tomaram outros tipos de vacina que estavam atrasadas,  realizando assim a atualização do cartão de vacinação. Os postos de vacinação foram: Amor a Vida, Vila Aparecida,  Vila Leão, do Centro, do Marajá, da Subestação, da Varzinha e Posto de Saúde do Residencial João Furtado Brito, totalizando oito postos de vacinação.

A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes.  Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações, segundo o Ministério da Saúde.














sexta-feira, 29 de abril de 2016

Lâmpadas de led modernizam avenidas da capital maranhense

Foram instalados 685 pontos de iluminação do tipo vapor metálico e mais 106 pontos com projetores de iluminação artística
Luz - led - Prefeitura - modernidade
Valorizar os pontos turísticos e servir de atrativo para os freqüentadores, contribuindo para deixar a cidade mais bonita e segura. Esses são os objetivos do serviço de modernização da iluminação pública executado pela Prefeitura de São Luís na área da Lagoa da Jansen e na Avenida Litorânea. O trabalho se integra as ações estruturantes promovidas na gestão do prefeito Edivaldo para melhoria da infraestrutura urbana e valorização do potencial turístico ludovicense. Foram instalados 685 pontos de iluminação do tipo vapor metálico e mais 106 pontos com projetores de iluminação artística.
 
Os trabalhos iniciaram no mês de abril e, em fase de conclusão, já conferem um charme a mais às áreas contempladas. Para o titular da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, a nova iluminação valoriza os cartões postais de São Luís. "Por meio desta ação, contribuímos para estimular a visitação aos principais pontos turísticos de nossa cidade, que agora contam com iluminação moderna e artística", afirmou o secretário.
 
A Lagoa da Jansen ganhou iluminação do tipo 'vapor metálico', também com luz branca e mais econômica que as luminárias tradicionais. Já ao longo da Avenida Litorânea, foi instalada iluminação do tipo artística, que confere maior conforto visual e propicia melhor distinção de cores. No total, foram instalados nos dois locais: cinco pontos de potência 150Watts; 293 de 250Watts; e outros 387 pontos com iluminação de força 400Watts.
 
Na Avenida Ana Jansen, que se estende por parte da Lagoa, 58 lâmpadas de led de 280Watts deixaram a área mais iluminada e mais bonita. "São pontos de extremo apelo turístico e que precisavam desse trabalho de modernização", conclui o titular da Semosp, Antônio Araújo.
 
DECORAÇÃO E ARTE
 
O programa de modernização de iluminação empreendido pela Prefeitura de São Luís já contemplou outras áreas da cidade. Foram beneficiados cerca de 60 bairros, além de grandes avenidas que antes não contavam com iluminação pública. O trabalho é fruto de planejamento iniciado em 2013. Desde o início da atual gestão, segundo estatísticas da Semosp, o parque de iluminação pública de São Luís cresceu de 91.484 para 99.489 mil pontos.
 
A Prefeitura de São Luís também inovou com a utilização de postes solares. Utilizado pela primeira vez no Maranhão, o modelo pode ser visto na Praça Nossa Senhora do Carmo, no Coroadinho, e estará presente também nas outras quatro praças do entorno do Parque do Rio das Bicas, no Salinas do Sacavém e no Coroadinho.
 
A iluminação já foi modernizada nas avenidas Guajajaras, Libaneses (Tirirical), Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e Holandeses. Estão em curso os trabalhos nas nas avenidas São Luís Rei de França, Marechal Castelo Branco (São Francisco), Carlos Cunha e no estacionamento da Praia Grande.
 
A iluminação artística, por sua vez, já contemplou o cruzamento das avenidas Litorânea com Holandeses; Lagoa da Jansen; Avenida da Universidade/Cohafuma; Ponte Bandeira Tribuzzi; elevado do Trabalhador no Calhau; Parquinho da Litorânea; e nos coqueiros da Litorânea - na descida do Barramar.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A CARRETA DA SAÚDE CONTRA HANSENÍASE ESTEVE EM PARAIBANO


Dando prosseguimento à meta de identificar e tratar todos os casos de hanseníase do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou a Carreta da Saúde contra a Hanseníase do Ministério da Saúde (MS) para apenas duas cidades da regional de São João dos Patos,  Paraibano e Lagoa do Mato.

A Carreta da Saúde contra a Hanseníase foi conseguida através da articulação da Enfermeira Antonia de Kássia- coordenadora da eigilância epidemiológica de Paraibano junto a  coordenadora estadual do Programa de Hanseníase, Raimunda Mendonça.  A campanha foi realizada na tarde de segunda e na manhã de terça-feira(25 e 26 de abril) na Praça Sérgio Coêlho em Paraibano através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de  Paraibano.

Na triagem da hanseníase também foi dada palestra educativa, foi tirado o cartão do SUS, medição de PA, peso e altura. A ação contou com a presença e trabalho da Enfermeira Antonia de Kássia, da enfermeira Séfora – coordenadora da Atenção Básica, da enfermeira Cristiane Campus – coordenadora do NASF, do médico  Yoel, da médica Yorasis, dos tec. de enfermagem Dênis e Leonardo, dos atendentes Antônio, Silde e Geane Gomes e da vice-prefeita Rejany Gomes.

Foram atendidas 60 pessoas, sendo que dessas 10% são suspeita e, 4 pessoas já tratadas também procuraram o serviço devido terem feito o tratamento, porém, terem ficado com algumas reações, com relação a esses, a equipe vai está passando os casos para um especialista para estarem avaliando, os casos que forem confirmados que estão com o bacilos serão submetidos ao tratamento, que é gratuito.

“Foi um trabalho desenvolvido com todo carinho por profissionais  e voluntários. Gostaria que a procura tivesse sido um pouco maior, temos oito casos em Paraibano, um número muito alto para nossa população que é próximo dos 22.000 habitantes,  pois, o governo Federal preconiza apenas um caso para cada 10.000 habitantes; esses 8 (oito) casos estão em tratamento e outros que forem confirmados nessa triagem  também receberam tratamento; o trabalho continua, pessoa que por ventura tenham alguma dúvida que nos procurem nas equipes de saúde da família ou na Secretaria Municipal de Saúde para maiores informações, devemos trabalhar com a prevenção que é o melhor caminho. Muito obrigada a todos os colaboradores envolvidos nesse mutirão e à prefeita Aparecida Furtado pelo apoio a essa causa”, agradeceu Antônia de Kássia-coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Sobre a doença
A Hanseníase ataca principalmente a pele e os nervos, podendo afetar os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas ou nos olhos.

A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. É transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato próximo e prolongado. Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento.

No caso de suspeita da doença o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).









terça-feira, 26 de abril de 2016

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE PARAIBANO DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, 25 DE ABRIL

Vereadora Socorro Lucena/Foto: Bira da Rádio

Em sessão ordinária da Câmara João Batista Dias Carneiro de ontem, 25, foi aprovado o requerimento da Vereadora Socorro Lucena que já havia sido apresentador anteriormente, que se trata da solicitação de um show evangélico dentro da programação da vaquejada que a prefeitura organiza no mês de julho;  show gospel seria na quinta-feira de vaquejada.

Foi apresentado também o  requerimento do Vereador Jair Carvalho Coelho, solicitando que a Vereadora Presidente da Câmara Ana Célia envie ofício a Prefeita Aparecida Furtado para que a mesma solicite da União recurso para construção de um Centro de  Saúde Regional no Município de Paraibano, com todos os requisitos necessários, profissionais e aparelhos para dar  atendimento tais como: Pronto Socorro, Maternidade e Hospital da Criança.

O requerimento da  Vereadora Socorro Lucena recebeu aprovação de todos os vereadores presentes e o do Vereador Jair Carvalho Coelho está em apreciação e análise e será colocado em votação na próxima reunião.

O encontro parlamenta que teve como facilitadora Ana Célia de Sousa da Silva – Presidente da Câmara contou com a presença das vereadoras Socorro Lucena, Valdênia Sá e Elizângela Teixeira; dos vereadores Murilo Ribeiro, Francisco Everton, Raimundo Nonato e Jair Carvalho;  da Secretária de Educação Luzia Ribeiro, da Secretária de Assistência Social Edivania Coelho, da Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência Neurací Oliveira, do Pe. Iran Brito, da Presidente do Sindicato dos professores de Paraibano Maria Aparecida e um bom número de outros participantes.

Todos os vereadores presentes usaram o microfone. Dentre os assuntos tratados além das matérias do dia e mensagens bíblicas, falaram sobre: reformas de escolas, reformas de estradas na zona rural de Paraibano, eletrificação rural, perfuração de poços, dentre outros.

Vereadora Ana Célia/Foto: Bira da Rádio

Vereador Jair Carvalho/Foto: Bira da Rádio

Vereador Francisco Everton/Foto: Bira da Rádio


Vereadora Dênia Sá/Foto: Bira da Rádio

Vereador Raimundo Nonato/Foto: Bira da Rádio


Vereadora Elizângela Teixeira/Foto: Bira da Rádio

Vereador Murilo Ribeiro/Foto: Bira da Rádio



segunda-feira, 25 de abril de 2016

PREFEITURA DE PARAIBANO/MA COBRA E RECEBE VISITA DOS REPRESENTANTES DA EMPRESA MVC COMPONENTES PLÁSTICOS.


Reunião ocorrida no inicio de abril na sede da Prefeitura



A Prefeitura Municipal de Paraibano/MA insatisfeita com a paralisação da obra da Creche localizada no bairro Residencial João Furtado recebeu a visita dos representantes da Empresa MVC Componentes Plásticos, o Sr. Carmino e o Sr. Rogério MarianoGerente Comercial/Região Nordeste. A reunião ocorrida no inicio do mês na sede da Prefeitura contou ainda com a participação da Prefeita Aparecida Furtado, do Técnico Erisson Carvalho e das vereadoras Socorro Lucena e Ana Célia.




Entenda o caso
A MVC Componentes Plásticos LTDA com sede no estado do Paraná conquistou cinco lotes dos pregões eletrônicos, realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir 350 creches com o sistema construtivo Wall System em oito Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Piauí. Portanto, cabe ressaltar que a licitação não foi realizada pela prefeitura, e sim pelo FNDE, órgão pertencente ao Ministério da Educação.
A MVC não cumpriu com os contratos e abandonou algumas obras pelo Brasil. O projeto de construção utiliza tecnologia inovadora, o que dificulta a retomada das obras, já que não há empresas habilitadas na região para esse tipo de serviço.


O que diz a MVC?
A MVC explica que a paralisação aconteceu por conta de problemas de fluxo de caixa. “É importante salientar que, além de todos os problemas ocorridos de atraso nos repasses de verbas do governo, atrasos na liberação dos terrenos por parte das prefeituras e falta de pagamento, ocorreu também um fato muito importante que é o fato de o valor licitado ter sido proposto em 2010 e as obras somente começarem em 2013 e 2014, o que gerou uma defasagem enorme em termos de custo das obras, pois a inflação e os preços de insumos, serviços e matérias-primas dispararam”, conclui em nota.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que não há falta de repasses. A tecnologia usada para construção é que se tornou um problema, pois a empresa não conta com mão de obra qualificada o suficiente.

A MVC foi contratada via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e utiliza o encaixe de placas ao invés da construção convencional (com tijolo e cimento) para erguer as creches.

Especificando a obra aqui em Paraibano/MA
No ano de 2013 a prefeitura disponibilizou um terreno para a construção de uma Creche Pró-Infância Tipo B com Metodologia Inovadora, realizou ainda serviços de limpeza e terraplanagem no terreno, deixando assim o terreno apto para inicio das obras que em sequencia foram iniciadas pela MVC. Foram realizadas serviços de construção do muro e da laje, além do inicio da montagem dos painéis e em seguida a empresa abandonou a obra, mediante tal situação, a prefeitura enviou diversas notificações à empresa MVC, na sua grande maioria sem respostas. Na reunião ocorrida na prefeitura o representante da empresa MVC, Sr. Rogerio Mariano pediu prazo de 60 (sessenta) dias para reinicio da obra, alegando que antes desse prazo não teria condições de restabelecer o reinicio, se comprometeu ainda em restaurar todos os painéis estragados.
A Prefeitura irá esperar o reinicio das obras até o prazo solicitado, na esperança de que esta obra seja concluída o mais breve possível, realizando assim mais uma grande obra que objetiva atender o clamor e as necessidades da comunidade através do direito à educação básica qualidade.
A obra está orçada no valor de R$ 1.628.853,80 (um milhão, seiscentos e vinte e oito mil, oitocentos e cinquenta e três reais e oitenta centavos), sendo que o FNDE repassou a Prefeitura o valor correspondente a 50% da obra, que após pagamentos de algumas medições se encontra com valores preservados em conta.

          Na contramão
A Prefeitura conseguiu junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a Construção de 02 (duas) Quadras Poliesportivas Escolares e uma Cobertura de Quadra Escolar, onde foram contempladas as Escolas Januário Dias (bairro Marajá), Padre Dante (subestação) e Maria Madalena (Povoado Varzinha). Obras licitadas pela Prefeitura de Paraibano e todas praticamente finalizadas.

Obra: Construção de Quadra Escolar Coberta
Localidade: Bairro Marajá
Escola: Januário Dias Carvalho
Situação Física da Obra: Concluída e entregue a comunidade em 2016
 

Obra: Construção de Cobertura de Quadra Escolar
Localidade: Povoado Varzinha
Escola: Maria Madalena
Situação Física da Obra: Concluída e entregue a comunidade em 2015
 

Obra: Construção de Quadra Escolar Coberta
Localidade: Bairro Subestação
Escola: Padre Dante
Situação Física da Obra: 80% Executada
Previsão de entrega: Maio/Junho 2016
Obs: Obra com recursos ainda a receber

 

Representantes da Empresa MVC Plásticos

Vereadoras Ana Célia e Socorro Lucena

Prefeita Aparecida e representantes em visita ao local da obra


Vereadora Socorro Lucena



GINCANA JUBILEU DE OURO: COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


A gincana da Igreja Católica de Paraibano com a participação de 10 equipes de 16 membros cada acontecerá no dia 1º de maio das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h; a abertura será com Santa Missa às 6:30h na Praça São Sebastião.

A Gincana Jubileu de Ouro é coordenada pelo Padre Iran Brito e tem em sua comissão organizadora Laudecí, Joselane Freitas, Geane Gomes, Luzia Ribeiro, Rejany Gomes, Jacirene, Mariana, Francisca Márcia, Rosilene, Simônia, Francisca Braga, Akácio, João Mateus, João Pedro, Lavínia, Francisca Nolêto e Domingas.

O objetivo da gincana é fazer com que todos os participantes celebrem com a comunidade católica os 50 anos de caminhada religiosa da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e cooperem uns com os outros, desenvolvendo e vivenciando o tema: “Missão e Misericórdia a Serviço da Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

Desde o dia 15 de abril, quando das inscrições, foram entregues baterias antecipadas para as equipes: arrecadação de alimentos, visita a 20 famílias e caracterização dos padroeiros de cada comunidade para junto com os hinos serem representados aos jurados e aos presentes. As demais baterias serão executadas na semana que antecede a gincana e no dia 1º de maio. As baterias da gincana são de caráter social, missionárias, dinâmicas, religiosas e destrezas bíblicas.


A programação das equipes é de responsabilidade de cada uma. A comissão organizadora é imparcial nesse sentido, cada comunidade vai ser identificada por uma cor e o nome do(a) padroeiro(a) da sua comunidade na camiseta, esse nome será o nome da equipe. Na frente fica o símbolo dos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e atrás o nome do(a) padroeiro(a) de cada comunidade.