terça-feira, 30 de junho de 2015

NOITE DE SÃO PEDRO: ARRAIAL NA VILA GUILHERMINO BRITO

 
Numa promoção da Sec. de Assistência Social foi realizado na noite desta segunda-feira, 29, no Bairro Vila Guilhermino o arraial local envolvendo a quadrilha das Mulheres em Cena do Encontrão Social que acontece no bairro e  contou com a participação especial da quadrilha Maluquinhos por Quadrilha do Xuxa.

Desfile de crianças para escolha do rei e da rainha mirim do arraial com direito a prêmio, desfile de senhoras para escolha da rainha e princesa do arraial com direito a brindes, concurso de forró valendo três cestas básicas para os três casais que dançassem melhor, e muito dança com as quadrilhas  das Mulheres em Cena e Maluquinhos por Quadrilha.

Muita gente, incluído além de moradores da comunidade Guilhermino Brito pessoas do Bairro Subestação e o pessoal da Administração Municipal,  entre elas Aparecida Furtado – Prefeita acompanhada do Ex – Prefeito Ari Furtado, Rejany Gomes – Vice Prefeita, Edivania coelho – Sec. de Assistência Social, Samanda Costa – Ass. Social, Betânia Freire – Ass. Social, Ivonildo Ferreira – Coordenador do SCFV, funcionários da Sec. de Ass. Social e a Vereadora Célia.

Fogueira, forró, poeira, prêmios e lanche a vontade marcaram o Arraial da Vila Guilhermino Brito na noite de ontem. Os envolvidos na organização e aqueles que fizeram suas exibições na programação ganharam o reconhecimento do público pelo sorriso no rosto e as palmas dispensadas a cada apresentação, sucesso a todos.









Programa 'CNH' Jovem tem inscrições abertas nesta quarta-feira

o programa vai oferecer 2 mil vagas para que jovens de 18 a 21 anos para que possam tirar a primeira Carteira de Habilitação de graça

O Imparcial

motorista Começam nesta quarta-feira, 1º, a partir das 8h, as inscrições para o CNH Jovem, programa do Governo do Estado que concede isenção total de custos para obtenção da CNH para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até o fim do mês, exclusivamente por meio de formulário disponível na internet. Neste primeiro ano do CNH Jovem, o programa vai oferecer duas mil vagas.
“O CNH Jovem abre caminho para que o jovem possa ampliar suas chances de ingresso no mercado de trabalho e, ao mesmo, é uma importante ação preventiva em relação à violência no trânsito, pelo fato do programa possibilitar as formações teórica e prática necessárias ao futuro condutor”, afirma o governador Flávio Dino.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) desenvolveu uma página própria na internet (www.detran.ma.gov.br/cnhjovem) com todas as informações sobre o CNH Jovem. Além do formulário para inscrição no programa, a página contém o regulamento, a portaria de regulamentação, o calendário do programa e o passo a passo para tirar todas as dúvidas dos estudantes interessados.

A inscrição para o CNH Jovem é gratuita. Ao preencher o formulário de inscrição, o estudante deverá informar seus dados pessoais, residenciais, o número da inscrição do Enem, escola onde concluiu o Ensino Médio, cadastrar uma senha pessoal, e-mail para contato e assinar as declarações de veracidade, previstas pela Portaria nº 503 do Detran, que regulamenta os critérios e procedimentos operacionais do CNH Jovem.
Das duas mil vagas oferecidas, este ano, pelo CNH Jovem, metade será destinada aos estudantes com as melhores pontuações no Enem de 2014. As outras mil vagas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal. O resultado final dos estudantes contemplados será divulgado no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, no site do Detran.

Os estudantes selecionados poderão optar em tirar a Carteira Nacional de Motorista nas categorias A (moto), B (carro) ou AB (carro e moto). Todos os custos envolvidos, desde os exames iniciais, até as taxas de emissão da CNH, serão pagos pelo programa sem qualquer despesa para os estudantes contemplados.
O jovem beneficiado pelo CNH Jovem poderá escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde fará os cursos exigidos para obtenção da carteira de motorista. Até o fechamento desta edição, dos 231 CFCs maranhenses, 86 haviam aderido ao programa.

Para o diretor geral do Detran, Antonio Nunes, o CNH Jovem é uma das grandes realizações do governo Flávio Dino. “Dois mil jovens serão beneficiados só este ano pelo programa, mas quem ganha mesmo é a sociedade. Com o CNH Jovem, vamos reduzir a ilegalidade de motoristas dirigindo sem habilitação, e dar a esses futuros condutores a formação devida e responsável para o trânsito”, acentuou Nunes.





segunda-feira, 29 de junho de 2015

FIM DO ARRAIAL 2015 DA ESCOLA ADONIAS LACERDA EM PARAIBNO

Com mais fervorosas apresentações culturais, as tradicionais barracas e muita gente conferindo os espetáculos apresentados, encerrou-se na noite deste último domingo (28/06) o arraial da Unidade Escolar Dr Adonias Lucas de Lacerda na Vila Aparecida.
 
 A programação de ontem contou com a participação das seguintes escolas e respectivas apresentações: Escola Antônio de Brito com a dança rala o coco e mexe a canjica; Escola Ana Tereza com a dança passo double mistura de ritmos; Escola Sarney Costa com a dança coutry; Escola Darcy Furtado com a dança da peneira; Escola Adonias Lacerda com a reapresentação da Quadrilha Explode Coração.
 
Mais uma vez dignos de várias suavas de aplausos os trabalhos da Diretora Maria Raimunda, dos  professores, pessoal de apoio e dos alunos que fizeram bonito no arraial na noite de ontem que mais uma vez contou o prestigio de muita gente e da Sec. de Educação Luzia Ribeiro, Aparecida Furtado – Prefeita Municipal entre outas autoridades do Município, e os pais corujas que sempre  compareceram para apoiar os filhos.
 
Maria Raimunda  agradeceu o apoio de todos dizendo: quero agradecer e parabenizar todos os nossos colaboradores, os professores, todo o pessoal que nos ajuda na escola e que estiveram conosco  nessa empreitada, todos os alunos que estiveram envolvidos nas atividades, os pais, a Sec. de Educação Luzia ribeiro  e  a Prefeita Aparecida Furtado pelo apoio incondicional, mostrando compromisso com a nossa comunidade escolar, muito obrigado”, finalizou  a diretora do Adonias Lacerda.











Aposta maranhense nas passarelas internacionais


Modelo maranhense se destaca nas passarelas e inicia temporada de trabalho fora do pais
O Imparcial
Arquivo Pessoal
Maranhense Scarllath Wanny Costa Lopes
Foto: Arquivo pessoal.
O primeiro desfile foi aos 12 anos, um ensaio do que seria, no futuro, a carreira escolhida. Hoje, a maranhense Scarllath Wanny Costa Lopes, 19 anos, desbravou as fronteiras da capital onde nasceu e foi trilhar seu caminho em Istambul, na Turquia, do outro lado do continente.
 
Adotou o nome artístico Scar Lopez e integra o casting de uma agência internacional fazendo desfiles em outros países. A jovem tem acumulado na bagagem uma vivência que muitos gostariam de ter. “Vou fechar minha primeira temporada internacional de três meses. É uma experiência incrível.
 
Encontro algumas dificuldades, passo por apertos, mas também tenho ganhos imensuráveis”, diz. A convivência com novas culturas, costumes e valores é o que mais encanta Scar. Para ela, poder ter contato com pessoas tão diferentes do grupo social do qual fazia parte é o que traz enriquecimento e faz valer a pena cada dia longe dos familiares.
 
E foi em casa que a jovem teve o maior apoio para seguir a carreira de modelo. Incentivada pela minha mãe, Ana Lopez, 47 anos, ela pode amadurecer o sonho de criança. Iniciou com trabalhos em São Luís. Os convites para desfiles de marcas conceituadas logo surgiram e fizeram com que ela chegasse à agência que hoje lhe projeta para voos maiores. Por meio da We click e a Star fashion conseguiu a primeira oportunidade nas passarelas internacionais.
 
“Minhas agências trabalham com uma agência mundial e direcionam para as agências e país, de acordo com o nosso perfil”, explica. E este semestre é especial para a jovem. Ela vai experimentar sua primeira temporada internacional, por um período de três meses. “Conhecer gente, aprender outras línguas, outro estilo de vida. Para mim está sendo tudo incrível”.
 
No estrangeiro ela convive com brasileiros que trabalham no local, também enviados pela agência. “Vão aparecendo dificuldades, mas dá para contornar”, diz. Desfiles, holofotes, aplausos, luzes e cores, um mundo de magia que encanta a jovem pela diversidade e surpresas. “Cada dia eu faço um trabalho diferente, cada dia sou um personagem diferente. É mágico, estou adorando”. Quando perguntada sobre trabalhos que mais gostou, diz que todos são importantes e feitos com a mesma dignidade, honestidade, seriedade e dedicação. “Os internacionais são os que mais gosto atualmente”, confessa.
 
O dia a dia da jovem modelo é de castings e desfiles, sem muito tempo para fazer turismo, mas, para ela, um desafio agradável. “Desde o dia que cheguei até hoje não paro de trabalhar”, diz aos risos, mostrando que há mais prazer que desolação. Quanto a língua Turca não dominava e ainda não domina, mas diz que está aprendendo. Enquanto isso, o inglês é a língua falada entre os colegas de agência e profissão. Com a família e amigos, fala o bom português com apoio das redes sociais – todas que conhece. “Sinto muita saudade da minha família, da comida brasileira, da nossa cultura, dos amigos os quais deixei, mas, sei que esse é meu trabalho e tenho uma meta a cumprir qu é buscar o meu objetivo”. Scar não tem data para voltar ao Brasil, está apenas começando e quer viver essa fase com toda a intensidade.
 
“Sei que está tudo dando certo e isso me anima e estimula”. Para quem ficou estimulado com a sua história ela aconselha muita garra, determinação, independência e nunca pensar em desistir. “Ter consciência que nem tudo no mundo da moda é glamour. Ter muita honestidade e ter apoio de agência idôneas. E assim tudo dá certo”, conclui.

Projeção na filha
 Scarllath Wanny Costa Lopes e os pais
“Esse era um sonho que eu tinha, de seguir a carreira e hoje me sinto realizada por ver que ela se interessou e está conseguindo vencer”, confessa a mãe, Ana Lopez. Quando mais jovem Ana fez alguns trabalhos como modelo, mas, deixou a carreira para construir família. Casada com o operador de máquinas Paulo Lopez, 50, ela diz não se arrepender e quer que a filha alce voos maiores. “A saudade pela distância não é maior que a vontade de vê-la ter sucesso na carreira que escolheu”, afirma. Para matar esta saudade, as redes sociais têm sido o meio mais utilizado pela família. “Tínhamos uma convivência muito próxima. Por sermos apenas nós três, sentimos falta da companhia dela. Mas, vê-la realizando um sonho que também era meu me orgulha e enche de alegria”, diz a mãe coruja. Ana planeja para breve uma viagem com o marido para encontrar a filha e matar as saudades.

Confira a matéria completa na versão impressa de O Imparcial

domingo, 28 de junho de 2015

2º DIA DO ARRAIAL DA ESCOLA ADONIAS LACERDA

 
Barracas com comidas típicas e a alegria predominou novamente com as cinco apresentações na noite deste sábado, 27, no Arraial da Unidade de Ensino Dr. Adonias Lacerda no Bairro Vila Aparecida em Paraibano.

 

Deram show na programação de ontem cada um a seu estilos as seguintes escolas:

Ø  Creche Tia Zezé com o xote das meninas;

Ø  Creche Tia Zezé com a dança do espantalho;

Ø  Escola Padre Dante com a dança o que a baiana tem?;

Ø  Escola Zélia Cruz com a dança carimbó em novo estilo;

Ø  Escola Adonias Lacerda com a Quadrilha Explode Coração!

 

Digno das várias suavas de aplauso o trabalho da Diretora Maria Raimunda, dos  docentes e de todos os alunos que se exibiram nesta noite que contou mais uma vez com grande público e o prestigio da Sec. de Educação Luzia Ribeiro, Ana Célia – Vereadora Presidente da Câmara, Aparecida Furtado – Prefeita Municipal juntamente com outas autoridades locais que compareceram.

 

Parabéns a todas as crianças, adolescentes, senhoras e senhores que estiveram envolvidos nas atividades que mostraram seus talentos na noite passada, especialmente a Quadrilha Explode Coração pelos seus 6 (seis) anos de alto astral, diversão e suor.










Governo lança 30 Núcleos de Educação Integral


A proposta dos Núcleos é fortalecer uma única matriz curricular para todo o estado
 
O Estado

Flávio Dino
O governador Flávio Dino apresentou, nesta sexta-feira, 26, no Palácio dos Leões, a prefeitos de 29 municípios, os Núcleos de Educação Integral do Maranhão. Trinta Núcleos serão instalados nos 29 municípios com maior índice populacional do estado.Eles irão funcionar como centros de apoio para todas as escolas da região onde estarão sediados, retirando o sistema estadual de ensino do zero no quesito escola em tempo integral.
 
“Ao sair de zero para 30 Núcleos apresentamos o caminho correto, de longo curso e por isso muitas vezes desprezado. Acreditamos que investir desde a Educação Básica, passando pelo Ensino Médio, chegando ao Superior e Profissionalizante é a garantia de um futuro melhor, mais tranquilo, com novas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, disse o governador Flávio Dino.
 
A proposta dos Núcleos é fortalecer uma única matriz curricular para todo o estado e permitir que os alunos do Ensino Médio tenham, além da escola, um espaço para a prática de estudos, pesquisa, lazer e esporte no contra turno. Até 2016, serão investidos mais de R$ 150 milhões na construção dos Núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores.
 
Nos Núcleos, os alunos poderão desenvolver atividades no contraturno: aprimorar talentos, desenvolver novas habilidades, praticar esportes e consolidar os conteúdos mediados pelos professores em sala de aula. “Esses novos espaços serão muito bem recebidos pelos professores e alunos da nossa região. Os alunos agora terão mais um local do saber, do conhecimento e do ensino. Estamos felizes por participar deste momento e por saber que a educação tem sido muito valorizada pelo governador”, disse o prefeito de Viana, Chico Gomes.
 
Núcleos de Educação Integral
 
Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como centro de apoio para todas as escolas da região: um lugar onde os alunos poderão estudar, fazer pesquisas, ter espaços para o esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.
 
Cada Núcleo terá uma área construída de 4.116,47 m² distribuídos em 6 salas temáticas; 1 quadra; 1 auditório; 1 biblioteca; 4 laboratórios, sendo: 1 laboratório de Química/Biologia/Física, 1 de Robótica, 1 de Informática e 1 de Matemática; 1 sala de Artes, 1 sala de Idiomas, 2 salas de descanso para os professores, 1 sala de descanso para os alunos; 1 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção.
 

sábado, 27 de junho de 2015

ARRAIAL DO ADONIAS LACERDA E OUTRAS ESCOLAS



Alunos, professores e um grande público de espectadores marcaram presença e fizeram a festa no primeiro dia do arraial da Unidade Escolar Adonias Lacerda com a participação de escolas convidadas, do grupo de capoeira do SCFV(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos) e da Quadrilha Maluquinhos por Quadrilha(Xuxa).

 

 

 O evento realizado na noite desta sexta-feira, 26, contou com a participação das seguintes escolas e entidades:

ü  Escola Irmã Gema com a com as dança boneco de lata e eu só quero um xodó;

ü  Escola João Paraibano com a dança do coco;

ü  Escola Henrique Dias com a Quadrilha das Jardineiras;

ü  Escola João Paraibano com a dança do frevo;

ü  SCFV com dança cultural resgate da capoeira e 100 anos de frevo;

ü  Quadrilha Maluquinhos por Quadrilha do Xuxa.

 

Facundes Locutor / Foto : Bira da Rádio
A festa com locução do professor Facundes e a cantora Pollyana Soares, coordenada pela diretora Maria Raimunda com a equipe de funcionários do Adonias Lacerda, contou com a presença de Aparecida Furtado – Prefeita, Rejany Gomes -  Vice Prefeita, Luzia Ribeiro - Sec. de Educação, dentre outras autoridade o respeitável público que pôde curtir apresentações de dança e barracas de comida típica no arraial desta noite passada. O arraial da Unidade de Ensino Dr. Adonias Lacerdas segue neste sábado e vai até domingo começando sempre às 18:00h.

 
Maria Raimunda - Diretora / Foto: Bira da Rádio



Além do Arraial de ontem à noite no Adonias Lacerda aconteceram na parte da manhã as festas juninas das escolas Darcy Furtado e Henrique Dias, à tarde foi Antônio de Brito, todas com tudo que tem direito profissionais e alunos dedicados, continuem todos fazendo muito sucesso.