sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dupla Fernando & Sorocaba leva 'disco voador' para show em Barretos

Truques de ilusionismo e pirofagia tomaram Arena do Parque do Peão.
Segundo show da noite, Thaeme & Thiago fizeram mistura de estilos.


Do G1
Do G1 Ribeirão e Franca
Sorocaba voa em 'disco voador' na Arena do Parque do Peão (Foto: Mateus Rigola/G1)
Sorocaba voa em 'disco voador' na Arena do Parque do Peão (Foto: Mateus Rigola/G1)

Fogos de artificio, ilusionismo e até um 'disco voador'. A tecnologia tomou conta da Arena do Parque do Peão com a apresentação da dupla Fernando & Sorocaba na noite desta quinta-feira (28) em Barretos (SP). Os sertanejos levaram ao palco o sertanejo universitário com sucessos da carreira como 'As Minas Pira' e 'Pega Eu' e também fizeram homenagens aos clássicos do sertanejo raiz, com músicas de artistas como Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó.

Entre baladas ritimadas como 'A Casa Caiu' e 'Deixa Falar', o romantismo tomou conta do palco da Arena. Durante a "transição", um  truque de ilusionismo surpreendeu a plateia: Sorocaba se "teletransportou" do palco para o meio do público. O segredo era uma projeção holográfica do cantor no palco, que se apagou no momento em que ele chegou no chão da Arena. A dupla então cantou o sucesso "Domingo de Manhã", dos colegas Marcos & Belutti.

Logo após o teletransporte, outra surpresa. Sorocaba pediu o "brinquedo novo" da dupla para a produção e uma espécie de "disco voador" foi lançada sobre o público. O cantor subiu no equipamento e, levado de volta ao palco, começou uma seleção de clássicas do sertanejo raiz, como 'Boate Azul' e 'Telefone Mudo'.

A sequência de clássicos seguiu com canções como 'Último Adeus', do extinto Trio Parada Dura, 'Pense em Mim', de Leandro & Leonardo e 'Evidências', sucesso de Chitãozinho & Xororó. A banda Legião Urbana também foi lembrada durante o show. Em coro, o público cantou 'Pais e Filhos' junto com Fernando & Sorocaba.

 Clássicos do sertanejo como 'Boate Azul' e 'Telefone Mudo' também fizeram parte do repertório de Fernando & Sorocaba.  (Foto: Mateus Rigola/G1)
Clássicos do sertanejo como 'Boate Azul' e 'Telefone Mudo' também fizeram parte do repertório de Fernando &  Sorocaba (Foto: Mateus Rigola/G1)

Entre as canções autorais, o romantismo tomou conta com os hits 'Verdade', 'Férias em Salvador' e 'Madri'. Antes de chamarem a dupla Thaeme e Thiago ao palco, os sertanejos ainda emendaram sucessos como 'Delegada' e 'Tô passando mal'. A dupla se despediu do público com uma chuva de rosas vermelhas, jogadas por Fernando para as fãs. "Vocês é que fazem essa festa cada dia mais bonita e mais importante para o nosso país", disse.

Padrinhos e afilhados
Fernando & Sorocaba chamaram os afilhados Thaeme & Thiago à Arena por volta das 2h desta sexta-feira (29). A bela sertaneja surgiu em um vestido decotado e repleto de brilho, levando muito estilo ao palco e atraindo os olhares do público. Animado, Thiago tratou logo de apanhar o celular de uma fã na plateia para fazer uma selfie, moda entre os artistas na Festa de Barretos.

O público empolgado nas arquibancadas seguiu firme dançando com a jovem dupla, que já parece veterana em Barretos. Enquanto canta, Thaeme desfila seu charme de um lado para o outro e dança sem pausa. Já seu parceiro Thiago é só sorriso para as fãs. Eles sabem como se posicionar para ‘sair bem’ na foto.

‘É o Amor’, de Zezé di Camargo & Luciano, ‘Pense em Mim’, de Leandro & Leonardo, e ‘Ainda Ontem Chorei de Saudade’, de João Mineiro & Marciano, integraram a play list. (Foto: Mateus Rigola/G1)
‘É o Amor’, de Zezé di Camargo & Luciano, ‘Pense em Mim’, de Leandro & Leonardo, e ‘Ainda Ontem Chorei de Saudade’, de João Mineiro & Marciano, integraram a play list (Foto: Mateus Rigola/G1)

A apresentação teve de baladas românticas ao arrocha. Thaeme & Thiago fizeram o público cantar em ‘Tchá Tchá Tchá’, ‘Hoje Não’ e ‘Ai que Dó’, e mostraram seu lado romântico em ‘Tudo o que você quiser’, de Luan Santana, ‘Fui Fiel’, de Gusttavo Lima, e ‘Maus Bocados’, de Cristiano Araújo.

A dupla só escorregou na apresentação quando Fernando & Sorocaba voltaram ao palco para uma participação especial. Thiago propôs a música ‘Tô Por Aí’, de Rio Negro & Solimões, mas se confundiu e não conseguiu acompanhar a letra. Thaeme não ficou isenta de uma saia justa. A bela só sorriu enquanto Fernando & Sorocaba e Thiago cantavam ‘Meu Ex-Amor’, de Amado Batista.

O repertório teve espaço para funk, pop, dance music e rock com direito a troca de roupas dos cantores, mas a essa altura o público já era bem pequeno comparado ao início da apresentação. Thaeme & Thiago encerraram a apresentação às 3h24 com um bis de ‘Tchá Tchá Tchá’.

A cantora Thaeme surge em vestido com muito brilho na Arena de Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)
A cantora Thaeme surge em vestido com muito brilho na Arena de Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)

Estresse pode causar derrames e transtornos compulsivos, diz psicanalista

O Imparcial

Belo Horizonte — A pressão sempre 12 por 8 chega a 15 por 9. O coração acelera e o braço parece dormente. Corrida ao médico. Será algo grave? O interesse sexual já não é o mesmo. Do nada, um ataque de asma. Sem explicação, aparece uma alergia. De uma hora para outra, dor muscular, lombalgia. Diagnóstico: tudo resultado ou culpa do estresse, um vilão silencioso e perigoso.

A psiquiatra e psicanalista Sandra Maria Melo Carvalhais explica que é frequente associarmos a condição com doenças, como se fosse sempre uma vivência nociva, patológica, com consequências negativas para o corpo e/ou a mente. Entretanto, ela enfatiza que o estresse é uma reação de defesa e adaptação frente a um agente estressor (ou situação estressante) com o objetivo de preparar o organismo para perceber a situação e reagir ao estímulo com respostas adequadas.

“O estresse remonta aos primórdios da história do homem, necessário à sobrevivência diante dos perigos. É um mecanismo normal e benéfico, autorregulado pelo organismo, que deveria cessar quando a situação de risco é afastada”, explica. Carvalhais conta que situações de desafio, mesmo desejadas, estimulantes e de conotação agradável também provocam essa reação, que prepara as pessoas para lidar com elas, seja um emprego novo, uma promoção ou novos relacionamentos.

Segundo a psiquiatra, substâncias liberadas no organismo medeiam a expressão corporal e emocional dessa condição. As duas mais importantes são a adrenalina e o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. “Fisiologicamente, as situações estressantes provocam aumento geral da ativação do organismo, com aceleração do metabolismo, da frequência respiratória, da pressão arterial, além de contração muscular”, detalha.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CULMINÂNCIA DO PROJETO ESPIRITUALIDADE/DIREITOS E DEVERES DO SCFV

Com o objetivo de mostrar o resultado do trabalho realizado em dois meses pelos monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de assistência Social da Prefeitura de Paraibano houve este importante momento com várias apresentações baseadas nos temas espiritualidade, direitos e deveres, deu-se  na noite desta terça-feira (26) no prédio do SCFV (Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos) .

Entre as apresentações foram realizadas várias atividades em musicais, citações de poemas, exposição de cartazes, danças, peça de teatro, teatro de fantoche, embachadinha entre outros.

Os trabalhos que as crianças mostraram foram facilitados pelo coordenador Ivanildo Ferreira e dirigidos pelos monitores Lenildo (música), Magrelo (capoeira), Márcia e Xuxa (dança), Pedro (atividade esportiva) e Bianca (informática).

Edivânia Coêlho – Secretária de assistência Social, marcou presença prestigiando o evento e nos relatou: “é através de atividades como essa que visamos impulsionar o gosto dessas crianças em participar das atividades e dos programas aqui oferecidos, nesta oportunidade deixo os meus parabéns às crianças e a todos os profissionais envolvidos, registro ainda o meu agradecimento à Prefeita Aparecida Furtado pelo apoio incondicional dispensado para realização de todas essas atividades”, concluiu a Secretária de assistência Social.






Bombeiros fazem demonstrações a alunos da Escola Portal do Saber

O Imparcial

A visita dos bombeiros foi muito apreciada pelos alunos.

Como parte da programação em comemoração ao Dia do Soldado, homens do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão visitaram a Escola Portal do Saber, localizada no Cohajap, onde foram recebidos por alunos do maternal I (2 anos) ao 5º ano (10 anos).

Os bombeiros apresentaram materiais de combate a incêndio, roupas de aproximação e ainda demonstraram como apagar fogo em um botijão de gás. As professoras interagiram na demonstração às crianças.

A visita dos bombeiros foi muito apreciada pelos alunos, que se encantaram com as demonstrações e deram total atenção, fazendo também perguntas pertinentes a segurança domiciliar, além de destacar o número de emergência do Corpo de Bombeiros 193.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Indenizações do DPVAT dobram em 3 anos, com impulso do Nordeste

Número subiu 106% no 1º semestre do ano contra mesmo período de 2011.
Resultado contrasta com crescimento de 28% da frota de 2011 a 2014.


motos sergipe (Foto: TV Globo)
Aumento na frota de motos no Nordeste explica
o maior número de indenizações, segundo DPVAT
(Foto: TV Globo)
Impulsionado pelo aumento das motos no Nordeste, o número de indenizações pagas pelo seguro obrigatório de veículos (DPVAT) no primeiro semestre dobrou em três anos, saltando de 165 mil entre janeiro e junho de 2011 para 340 mil no mesmo período de 2014, segundo dados da Líder-DPVAT, que administra o seguro.

A alta de 106% contrasta com o crescimento de 28% da frota nacional entre junho de 2011 e o mesmo mês em 2014, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Desde 2012, a região Nordeste lidera o ranking do recebimento de indenizações, mesmo com apenas 16% da frota nacional. Segundo o DPVAT, a explicação é que o crescimento da frota no Nordeste e Norte se deu principalmente pelas motos, que lideram os pagamentos feitos pelo seguro obrigatório a vítimas de acidentes.

“Em alguns estados do Norte e Nordeste, a porcentagem de motocicletas (na frota) chegou a 55%, enquanto a média nacional é de 27% e em São Paulo é 20%. Além disso, os estados são maiores e têm dificuldade de fiscalização. Pessoas andam sem capacete, com até quatro na moto”, afirma Marcio Norton, diretor de relações institucionais da Líder-DPVAT.

O crescimento da frota de motos no Nordeste começou a se destacar em 2010. No ano seguinte, a região superou o Sudeste em vendas pela primeira vez. Só na Paraíba, o número de motocicletas subiu 638% em pouco mais de 10 anos.

As motocicletas, principalmente de baixa cilindrada, passaram a ser usadas no trabalho, no lugar do jegue. Em março deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promoveu uma degustação de carne de jumento, para chamar a atenção para o abandono desses animais nas estradas do estado.

Como é a divisão por regiões O Nordeste foi o destino de 34% das indenizações do DPVAT. Foram pagas 114 mil entre janeiro e junho passados, um número 163% maior do que o do primeiro semestre de 2011. Desse montante, 59% foram para vítimas de acidentes com motos.

Outros 11% dos pagamentos (36.885) foram destinados ao Norte, sendo mais da metade por acidentes com motocicletas. A região possui apenas 4,9% da frota nacional de veículos, mas se mantém como a quarta maior em número de indenizações (11%) do DPVAT, superando o Centro-Oeste, com 10%.

Nordeste e Norte foram são as únicas regiões onde o pagamento de indenização por mortes em acidentes com moto predominou no primeiro semestre deste ano em relação aos causados por automóveis. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, os acidentes com automóveis dominam as indenizações por morte.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que concentram 50% da frota brasileira, seguem na vice-liderança no geral, com 26% dos pagamentos de indenizações no semestre. O aumento em três anos também foi expressivo: 104%, saindo de 43 mil no primeiro semestre de 2011 para 89 mil entre janeiro e junho deste ano.

O Sul, que era líder em 2011, ficou em terceiro neste ano, com 19% dos pagamentos do DPVAT (65.172).

No total, a administradora do seguro pagou R$ 1,7 bilhão a vítimas entre janeiro e junho passados. Acidentes com motocicletas resultaram em 75% das indenizações (256.387); os com automóveis, 23% (67.906).

Invalidez lidera
Nos primeiros seis meses do ano, os pagamentos de indenização por invalidez cresceram 21%, para 259 mil, na comparação com o primeiro semestre de 2013. As indenizações por morte caíram 13%, para 25 mil.

Esse movimento também consolida uma tendência ligada ao crescimento do uso de motocicletas, de acordo com a seguradora. “Qualquer acidente mais sério (de moto) causa lesões graves nas pernas e braços”, aponta Norton.

As indenizações por invalidez corresponderam a 80% do total de acidentes com motocicletas e destinaram-se principalmente a homens (79%) com idade entre 18 e 34 anos (58%). Segundo a Líder-DPVAT, 44% dos acidentes com veículos de duas rodas ocorrem principalmente durante a tarde e o começo da noite (entre 13h e 20h).

Ainda segundo o DPVAT, a perda de mobilidade nas pernas foi a maior causa de aposentadorias por invalidez entre janeiro e junho deste ano, representando 26%, seguida por lesões nos braços e cotovelos (20%). Problemas cognitivos foram apenas 6%, graças ao uso do capacete.

Carro mata mais

 Se por um lado os acidentes com motos são responsáveis por mais afastamentos definitivos do trabalho, os carros tendem a ser mais letais, conforme os dados do seguro obrigatório.
Considerando apenas com indenizações por morte, o Sudeste aparece em primeiro, com 37%, enquanto o Nordeste fica com 29%.

De acordo com Norton, a melhoria na segurança dos veículos foi um dos fatores que contribuiu para a redução de 13% dos pagamentos de indenizações por mortes no trânsito, que incluem não só motorista e passageiros, como pedestres.

“Equipamentos como freios ABS e airbag (obrigatórios nos carros novos desde o começo de 2014) tiram a gravidade dos ferimentos, assim como o uso do cinto no banco traseiro, mas não diminuem o número de acidentes. O engarrafamento também reduziu a velocidade nas vias”, explica o diretor.

O que é DPVAT

 O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

O pagamento para beneficiários de vítimas fatais é de R$ 13.500. Nos casos de invalidez permanente, o pagamento pode chegar a R$ 13.500, de acordo com a gravidade das lesões. Já o reembolso hospitalar e médico pode chegar a R$ 2.700.

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

No ano passado, a rede de atendimento do DPVAT chegou a 7.757 pontos, com abrangência de 100% do território nacional. Em 2012, eram 4.783 postos.

Fonte: G1

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Dilma Rousseff e Lula virão para a campanha de Lobão Filho

Em setembro, Dilma vai fazer comício em Timon e Lula vai participar de atos em São Luís e Imperatriz.

lobão_filho
Lobão Filho e Edison Lobão em reunião com Lula

Está confirmada a vinda da presidente da República Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a campanha do candidato ao governo estadual da coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB). Em setembro, a presidente virá para um comício em Timon e o ex-presidente Lula participará de atos em São Luís e Imperatriz.

A previsão da vinda do ex-presidente Lula ao Maranhão para a campanha de Lobão Filho era para este mês. No entanto, o petista preferiu combinar sua agenda com a da presidente Dilma Rousseff quando também viesse ao Maranhão. Com isso, Lula e Dilma fecharam a vinda deles para o próximo mês.
 
A data ainda não está definida, pois o ex-presidente Lula aguarda a definição da agenda da presidente Dilma, que irá a Timon em data próxima à ida dela a Teresina, onde vai participar de atividades com Wellington Dias (PT), candidato ao governo piauiense.
 
Estão definidas as cidades em que Lula estará. Primeiro o ex-presidente vem a São Luís para um comício e depois vai a Imperatriz.
 
"Temos o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. E por acreditar no nosso trabalho é que eles vêm ao Maranhão para nossa campanha", afirmou Lobão Filho.

Apoio - Assim que foi definido o nome de Lobão Filho como candidato do grupo comandado pela governadora Roseana Sarney, em abril, o senador se reuniu o ex-presidente Lula que declarou apoio a sua candidatura.
 
Lobão Filho, que estava na companhia do pai, ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB), disse que conversou sobre o Maranhão e que recebeu o apoio incondicional de Lula.
 
"Lula ficou bastante entusiasmado com a minha candidatura e disse que o seu apoio e o apoio da presidente [Dilma Rousseff] serão incondicionais ao meu nome. O nosso palanque será de puro sangue, essa é a garantia", garantiu o senador na época.
 
O candidato da coligação Pra Frente Maranhão também já esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff. Em jantar promovido pelo vice-presidente, Michel Temer, Lobão Filho conversou com a presidente sobre sua candidatura e na ocasião também recebeu declarações de apoio da petista.
 
A presidente Dilma Rousseff já gravou mensagem de apoio ao candidato a senador, Gastão Vieira (PMDB). No primeiro programa eleitoral de Vieira, a presidente falou do fato de que Gastão foi seu ministro do Turismo e teve uma atuação importante para o sucesso da Copa do Mundo no Brasil e destacando ainda a seriedade e o compromisso do peemedebista.
 
"Gastão Vieira foi meu ministro do Turismo e um dos responsáveis pelo sucesso de organização que foi a Copa do Mundo. Trabalhamos lado a lado nos últimos anos e sou testemunha de sua dedicação, de sua seriedade e de seu profundo compromisso com a qualificação e profissionalização dos jovens", disse na mensagem a presidente Dilma.

Lula grava mensagem de apoio a Lobão Filho


Vai ao ar hoje a mensagem de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao candidato a governador do Maranhão, Lobão Filho (PMDB). Na inserção, Lula destaca a atuação do peemedebista no Senado principalmente quando presidiu a comissão de orçamento e ainda a importância da vitória de Lobão Filho para contribuir com a presidente Dilma Rousseff (PT).
A mensagem do ex-presidente Lula é uma inserção de 30 segundos. Nela, Lula fala que Lobão Filho é um jovem político que destacou no Senado. "Lobão Filho é um político atuante, competente e responsável", diz o ex-presidente.
 
Lula lembra ainda na mensagem que como presidente da Comissão de Orçamento da Casa, Lobão Filho se empenhou para garantir recursos para o Maranhão e assim contribuir com o desenvolvimento do estado. O ex-presidente diz ainda confirmar no candidato para ser governador do Maranhão e contribuir com a presidente Dilma Rousseff no desenvolvimento do estado e do Brasil.
 
"Como presidente da Comissão de Orçamento, Lobão Filho contribuiu para viabilizar recursos que ajudam no desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. E é por isso que tenho certeza que ele será um grande governador para ajudar Dilma a fazer mais pelo Maranhão e pelo Brasil", afirma Lula.

Lobão diz que educação será uma das prioridades de seu governo



Entre as ações na área, candidato destacou a expansão e ainda a interiorização da Uema.

Em sua passagem pelo município de Governador Nunes Freire, o candidato a governador pela coligação “Pra Frente Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), garantiu que a educação será prioridade em seu governo. Entre os compromissos que destacou, o candidato falou de disponibilização de internet banda larga nas escolas, expansão e interiorização da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e ainda oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em todo o estado.
 
"Eu quero que Deus abençoe ele [Lobão Filho]", disse o garoto Gildean, de apenas 10 anos, ao ouvir o pronunciamento do candidato a governador Lobão Filho, no comício em Governador Nunes Freire.
 
"O meu compromisso de alma feito em um leito de um hospital, à beira da morte, se fortalece e se renova ao ouvir palavras carinhosas de Gildean, que representa o futuro do Maranhão", ressaltou Lobão Filho ao reafirmar que nos primeiros seis meses de seu governo todo o Maranhão terá internet banda larga gratuitamente.
 
Lobão Filho declarou que esse é um dos projetos e ações do seu governo para abrir as portas do conhecimento, de novas e melhores perspectivas para a juventude que anseia por um mundo de oportunidades. "Somente com educação de qualidade vamos renovar o nosso Estado, com oportunidades para todos e reais perspectiva de uma vida muito mais digna", disse.
 
O candidato enumerou que entre as várias ações na área de educação inclui a expansão e interiorização da Uema e oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em todo o estado de acordo com as vocações econômicas e peculiaridades de cada um dos 217 municípios maranhenses.
 
"Temos uma radiografia do Maranhão. Um mapa de oportunidades bem delineado e com metas detalhadas a serem cumpridas, com prazos e resultados. A oferta de cursos vai ser promovida de acordo com a demanda e necessidades de cada município região por que é preciso promover o desenvolvimento regional para propicia ao estado e aos maranhenses um desenvolvimento mais equilibrado e com justiça social", declarou.
 
Combinado ao incentivo do fortalecimento do empresariado local e daqueles que desejam ser empreendedores, Lobão Filho também garantiu que promover o Maranhão lá fora para assegurar a instalação de novos investimentos no estado, assegurando aos maranhenses novas oportunidades e perspectivas.
 

Vestido com calcinha, suspeito de tentar estuprar mulher é detido em GO

Populares perceberam a situação e imobilizaram o jovem, que foi agredido.
Rapaz, que mora no mesmo setor da vítima, confessou o crime, diz PM.

Do G1 GO

Homem preso por tentativa de estupro estava vestido com calcinha, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ Polícia Militar)
Homem preso por tentativa de estupro
(Foto: Reprodução/ Polícia Militar)
Cerca de 10 pessoas detiveram na tarde deste domingo (24) um jovem de 24 anos suspeito de tentar abusar de uma mulher, de 40 anos, no Setor Parque Trindade I, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Segundo a Polícia Militar, os populares agrediram, amarram e tiraram a roupa do suspeito, deixando apenas a calcinha vermelha fio-dental que ele usava

“Ele confessou a intenção de cometer o crime e disse que realmente usava a calcinha, que pertencia à esposa dele”, disse ao G1 o soldado da PM Mailson de Jesus Corado.

A vítima e o suspeito moram no mesmo setor. O jovem relatou aos policiais que há alguns dias estava observando a mulher e aguardava um momento de descuido. “Ela estava cuidando do jardim dela com o portão aberto. Ele partiu para cima da vítima, a agrediu com chutes e socos até agarrá-la. Ele a puxou para fora de casa para levar até uma escola em construção. Transeuntes que passavam no local perceberam a situação e socorreram a vítima”, relatou Corado.


As pessoas que perceberam a tentativa de abuso bateram no suspeito até imobilizá-lo. Segundo os militares, não foi possível identificar quem agrediu o jovem, pois, quando a polícia chegou, eles não estavam mais no local. O soldado informou, ainda, que cerca de 50 moradores da região se aglomeraram envolta do suspeito, o impedindo de fugir.

O jovem não tem passagem pela polícia. Entretanto, de acordo com Corado, “ele confessou já ter abusado sexualmente de três mulheres e que também já foi abusado”.

A polícia encaminhou o suspeito ao 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, onde o caso será investigado.

Fonte: G1

sábado, 23 de agosto de 2014

ADF DE PARAIBANO COM SEDE PRÓPRIA


ADF, Manoel Francisco – presidente e Neuraci de Oliveira – vice


Com apoio da Prefeitura Municipal de Paraibano através de sua Sec. de Assistência Social está funcionando em sede própria a Associação dos Deficientes Físicos de Paraibano, tendo aluguel, conta de energia e d’água pagos pela prefeitura. 

O presidente da ADF, Manoel Francisco, esteve ontem (22) à tarde na Rádio Liberdade FM (Programa Show do Bira) falando da Associação e da semana da acessibilidade que acontecerá de 16 a 21 de setembro, com palestras, caminhada e outros momentos.

“Em nome da diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Paraibano, nesta oportunidade deixo o meu obrigado em primeiro lugar a Deus; ao pessoal da Secretaria de Assistência Social, a Drª Edivânia, o Gil e todos os demais; a Prefeita Aparecida Furtado; aos vereadores na pessoa de Murilo Ribeiro, Célia e os demais parlamentares; aos empresários; a minha família; a você Bira e aos locutores da Liberdade FM;  dizer que estamos a inteira disposição na nossa sede e os nossos celulares são: (99) 81782759 (99) 81864245”, agradeceu  Manoel Francisco.

A ADF (Associação dos Deficientes Físicos de Paraibano) fundada em 29 de setembro 2013 tem como diretoria Manoel Francisco – presidente, Neuraci de Oliveira – vice, Francisco de Assis – secretário e Sabrina Maria – tesoureira. Sua sede fica na Rua da Subestação nº 55 – Bairro Subestação e está funcionando de segunda à sexta-feira, pela manhã das 8:00h  às 11:00, à tarde 14:00h às 17:00h, tendo por finalidade dar apoio aos portadores de necessidade especiais paraibanenses.

Estrada 'mais perigosa do mundo' é atração turística na Bolívia; veja fotos

Milhares de turistas descem de bicicleta o 'Caminho da Morte'.
Via tem só 3 metros de largura e é margeada por precipícios e cachoeiras.


Do G1, em São Paulo
Turistas no Caminho da Morte: precipícios de vários metros de profundidade (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Turistas no Caminho da Morte: precipícios de vários metros de profundidade
(Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
 
Estreita, serpenteando uma montanha a 4.700 m de altitude e com precipícios de centenas de metros desprotegidos, a estrada Camino a los Yungas, na Bolívia, é tão perigosa que é conhecida como “caminho da morte” ou "estrada da morte".
Curiosamente, após ser considerada na década de 1990 a “estrada mais perigosa do mundo” pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a via se transformou em atração turística. Todo ano, milhares de pessoas percorrem o caminho de bicicleta.
 
Mortes
 
Bicicleta em um dos abismos da beira da estrada (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Bicicleta em um dos abismos da beira da estrada (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
 
Até algum tempo atrás, de 200 a 300 pessoas morriam todos os anos em acidentes com carros e ônibus na estrada, que tem apenas 64 km de extensão. Depois que foi construída uma via alternativa para os veículos, em 2007, esse número diminuiu.
 
Cruz em homenagem a mortos na estrada (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Cruz em homenagem a mortos na estrada
(Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
A rota, entretanto, continua perigosa. Quem se atreve a percorrê-la tem que manter o foco no caminho de apenas 3 metros de largura. De um lado, o ciclista encontra o paredão da montanha. Do outro, precipícios de até 600 m de altura. Em alguns lugares o solo é barrento, as nuvens tampam a visão e há deslizamentos de rochas.
Mas, quando a pessoa desce com calma e com a ajuda de um guia profissional, o passeio é “fácil e seguro”, afirma Derren Patterson, gerente da Gravity Bolivia. A empresa guia cerca de 6 mil turistas por ano no passeio de mountain bike pela estrada. Há turistas de todas as nacionalidades, inclusive do Brasil.

“Tem que descer com cuidado, não como um louco. Se for rápido demais ou com muito medo o ciclista pode sofrer uma queda grave. Mas quando a pessoa vai com calma e foca a atenção o tempo todo, a descida é fácil”, afirma Patterson.

Beleza natural

Um dos precipícios da estrada (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Um dos precipícios da estrada (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)

O passeio começa em 4.700 metros de altitude em La Cumbre, a uma hora de carro de La Paz, e desce 3.500 m, ao longo de 64 km. Segundo Patterson, há registros de que 20 ciclistas morreram até hoje na Estrada da Morte. Um deles estava com um grupo da Gravity: um senhor morreu de ataque cardíaco durante o trajeto.

Patterson garante que a beleza natural da região faz a aventura valer a pena. “É um dos lugares mais bonitos que já conheci. Dá para ver montanhas com mais de 6 mil metros de altura, glaciares e paisagens impressionantes. Passamos pela selva, por cachoeiras, rios e por um bosque que fica no meio das nuvens”, descreve.
Os turistas também podem ver planícies nevadas, lhamas pastando e pequenas vilas. A maior parte do caminho (cerca de 90%) é na descida.

Turistas se aventuram na estrada, considerada a mais perigosa do mundo (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Turistas se aventuram na estrada, considerada a mais perigosa do mundo (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)

Animais pastando pelo caminho fazem parte da paisagem (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Animais pastando pelo caminho fazem parte da paisagem (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)

Turistas na Estrada da Morte na Bolívia (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)
Turistas no caminho, que tem só três metros de largura (Foto: GravityBolivia.com/Divulgação)




 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

IFMA inicia atividades em São José de Ribamar‏



Gil Cutrim destacou a importância do IFMA para a formação dos jovens ribamarenses
Gil Cutrim destacou a importância do IFMA para a formação
 dos jovens ribamarenses
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) iniciou as suas atividades no município de São José de Ribamar, onde, no próximo ano, será inaugurado um campus universitário da instituição pública de ensino.

Nas dependências da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade, foi realizada, na noite da última quarta-feira (20), aula inaugural do curso de Operador de Computador. A solenidade contou com as presenças do prefeito Gil Cutrim (PMDB) – principal responsável pela instalação do Instituto em São José de Ribamar – Carlos César Teixeira, reitor em exercício do IFMA; Marco Torreão, reitor do campus de Ribamar; Jairo Pontes, diretor de Extensão; além de estudantes e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

Com carga de 240 horas, o curso vai atender 60 alunos distribuídos em duas turmas e integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão ministradas nos fins de semana, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Humberto de Campos (situada na Sede), e devem se prolongar até o fim do ano. Em 2015, serão oferecidos novos cursos de formação inicial através do Pronatec e do Programa de Educação de Jovens até a realização de concurso público para ingresso de novos professores no quadro docente da instituição.

“Além da obra física de construção do campus, a implantação deste primeiro curso mostra que o IFMA de São José de Ribamar é uma realidade, um mecanismo que já está contribuindo para capacitar os jovens ribamarenses”, afirmou Gil Cutrim.

Marco Torreão voltou a salientar o papel fundamental do prefeito ribamarense no processo de implantação do campus do IFMA em São José de Ribamar. “A administração do prefeito Gil sempre deu todo o suporte necessário para que um campus do Instituto fosse instalado na cidade. Prova de compromisso com a classe estudantil”, disse.

O eixo educacional prioritário do IFMA em São José de Ribamar é área de informática para a inclusão do município no programa federal Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações.

O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, com construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em 2013, o Programa Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

Obra – Em estágio bem avançado, a obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões e está sendo custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, ginásio coberto, piscina semi olímpica, refeitório, estacionamento, setor administrativo e setor pedagógico.

Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus está sendo implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização (fica às margens da MA – 201, próximo a Sede da cidade).

Fonte: blog Luís Cardoso

Detran alerta motoristas sobre a importância da verificação do extintor de incêndio

Você sabe como anda o extintor de incêndio do seu carro ou os cuidados necessários e a maneira correta de usá-lo? Se sua resposta foi negativa, você se enquadra em uma grande parcela de motoristas que nunca checaram esse item de segurança obrigatório nos automóveis, que na maioria das vezes ainda se encontra com o plástico do tempo de compra do veículo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) chamam a atenção dos motoristas sobre a importância do extintor de incêndio nos veículos. “Ele vai agir no princípio do incêndio, podendo assim evitar grandes tragédias. O extintor também pode ser utilizado no socorro a outros veículos, por exemplo, se um motorista estiver passando em uma via e observar um principio de incêndio em outro veículo, ele pode utilizar o seu extintor para apagar o incêndio”, destacou o subtenente Ferreira, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, até julho de 2014, já ocorreram 36 incêndios em veículos, superando todo o ano de 2013 que foram 22 incêndios, em 2012 foram registrados 69 incêndios. É interessante ressaltar que 90% dos incêndios se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) e passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A).

“É importante que a população tenha consciência, independente da vistoria anual do veículo, verifique, periodicamente, as condições do seu extintor de incêndio. Muitas pessoas nunca observaram a validade ou a pressão do extintor de seu veículo. Esse equipamento obrigatório de segurança pode salvar a sua vida e de sua família”, afirmou André Campos, diretor Geral do Detran.

Fiscalização

Durante abordagens feitas nas Operações da Lei Seca - Vida no Trânsito, os Bombeiros verificam as condições do extintor como o indicador de pressão que não pode estar na faixa vermelha; integridade do lacre; presença da marca de conformidade do Inmetro; os prazos da durabilidade e da validade do teste hidrostático do extintor de incêndio que não devem estar vencidos; aparência geral externa em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos); local da instalação do extintor de incêndio, etc.

O subtenente Ferreira alerta, também, a importância da retirada do plástico que reveste o extintor. “Durante um principio de incêndio, as pessoas costumam ficar nervosas e, muitas vezes, acabam se atrapalhando na hora de retirar o plástico que reveste o extintor, isso acaba levando tempo e, com isso, o princípio de incêndio pode se alastrar. Outra complicação é que durante um incêndio, o plástico pode derreter e impossibilitar o manuseio do extintor”, enfatizou o oficial.

No período em que a Operação Lei Seca, Vida no Trânsito começou até agora o Corpo de Bombeiros fiscalizou mais de 300 automóveis, sendo que mais de 100 destes veículos encontravam-se com os extintores com algum problema (excesso de pressão, sem pressão, lacre rompido, validade vencida).

“Sinceramente nunca tinha nem mexido no meu extintor e nem sabia que o vencimento da validade gera multa, acho válido essa fiscalização dos Bombeiros. Meu extintor venceu desde 2011, ou seja, fui multada, no entanto os bombeiros me conscientizaram que em caso de incêndio no meu automóvel o extintor não iria funcionar, o que poderia acabar em algum acidente mais grave”, afirmou Maria Nazaré do Nascimento, aposentada.

Atualmente, os extintores veiculares são destinados a apagar princípios de incêndio de classes B e C, ou seja, os combustíveis líquidos (B) e materiais elétricos como, por exemplo, a bateria do carro e fiação elétrica e outros dispositivos elétricos (C). Os novos extintores de incêndio veiculares com pó ABC são dotados de uma tecnologia que os tornam mais eficientes do que os atuais equipamentos, uma vez que se destinam a apagar também princípio de incêndio da classe A, ou seja, materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes. O extintor ABC, além de abranger todos os materiais presentes nos veículos, tem uma maior capacidade extintora e apresenta, ainda, como vantagem adicional sobre o extintor BC a garantia de cinco anos.

Todos os carros fabricados a partir de 2005 já vêm de fabrica com o extintor ABC, em janeiro de 2015 será obrigatório que todos os carros possuam o extintor ABC. Hoje, o extintor original de fabrica com pó químico “BC” possui três anos de garantia e os recondicionados, um ano. Essa mudança beneficiará o consumidor porque o novo equipamento é mais seguro, mais potente, tem custo equivalente ao atual e oferece maior prazo de garantia.

O descumprimento da legislação sujeitará o infrator à aplicação prevista no Art.230, incisos IX e X do CTB (Lei 9503/97), sendo prevista multa de R$ 127,69 e 5 pontos para o proprietário do veículo e retenção até ser sanada a irregularidade ou recolhimento do CRLV, assinalando-se prazo para a regularização e apresentação do veículo.

Fique Atento

O extintor de incêndio é item obrigatório desde 1968
Veículos

Fumaça branca e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador.

Fumaça escura e com cheiro forte é princípio de incêndio. Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

Tome imediatamente as seguintes providências

a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros.
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor.
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula.
d) Mantenha o extintor na posição vertical.
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.
 
Fonte: O Imparcial

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

POSSE DOS APROVADOS NO CONCURSO 2014 DE SÃO JOÃO DOS PATOS

 
Foto: Bira da Rádio

Foto: Júnior Turismo 

 
Na última terça- feita (19) numa solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São João dos Patos, o Prefeito, Dr. Waldênio Souza, deu posse aos 191 novos servidores municipais aprovados  no concurso público do edital 001/2014. Com a posse dos novos servidores, foram beneficiadas as secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social e Desporto Lazer Cultura e Juventude.

 Prestigiaram o evento a Vice Elizamar Lima Sá, todo o Secretariado Municipal e os Vereadores Magão (Presidente da Câmara), Agmar Mundim De Souza Filho e Adelson Noleto.

O Prefeito Dr. Waldênio Souza deu boas-vindas aos novos servidores, e ressaltou que está nas mãos da maioria de vocês a promoção da qualidade de vida da nossa população,e da felicidade em receber esses novos servidores que irão reforçar os serviços do município, e que o Governo Interativo tem trabalhado no intuito que nossa cidade seja referência, temos a melhor educação do Médio Sertão Maranhense, e seremos referência não só na educação como também em todas as outras áreas,estamos firmes no trabalho e acredito no comprometimento do secretariado.
 
De Paraibano passaram no concurso: Leonilde, Nailson, Adriana, Cícero Brandão, Maria Catarina, Divina, Maria Vitória, Cícero Ubiratan, Francisca Barros, Mariza Daiane, Mirinalva, Maira, Maira Silva, Luanna, Margaret, Aldaires, Andressa, Clodomir Jr, Magno Diel, Hélio,  entre outros, parabéns a todos, boa sorte e sucesso no trabalho.
  
Foto: Júnior Turismo

Foto: Júnior Turismo

Foto: Bira da Rádio
Fonte do texto: facebook CENCOM

Secretaria Municipal de Educação recebe 2 Ônibus Escolares


Joselane Freitas Sec. Adj. de Educação, Luzia Ribeiro Sec. de Educação e Aparecida Furtado - Prefeita Municipal
 
A Prefeitura Municipal de Paraibano com o apoio da Secretaria de Educação recebe mais 2 Ônibus Escolares adquiridos respectivamente via Governo do Estado do Maranhão e através do Plano de Ações Articuladas do PDE lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. As expectativas da Secretária Luzia Ribeiro foram atendidas com a chegada dos 2 novos veículos.
 
 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

'Tenho que participar por dois', diz Renata Campos sobre campanha

Enquanto um grupo trabalha para fazê-la candidata a vice, outros preferem mantê-la em uma das coordenações, preferencialmente a estadual


Ao lado de quatro dos cinco filhos, a viúva do ex-governador Eduardo Campos (PSB), Renata Campos, pede empenho da militância. (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)


O aguardado discurso da viúva do governador Eduardo Campos, Renata Campos, durante o encontro do PSB, nesta segunda-feira (18/8), deixou claro que ela se manterá firme dentro projeto eleitoral do partido. “Como participei a vida toda de campanhas, não será diferente nesta. Pelo contrário, tenho a sensação de que tenho que participar por dois”, disse para os militantes presentes. Foi a primeira vez que ela falou após a tragédia. A forma como essa participação ocorrerá, porém, ainda é uma incógnita. Enquanto um grupo trabalha para fazê-la candidata a vice, outros preferem mantê-la em uma das coordenações, preferencialmente a estadual.

Renata Campos foi aguardada com ansiedade pelos socialistas durante toda a manhã. Chegou cercada pelos filhos e, à espera dela, um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas. Não falou com a imprensa, nem na entrada, nem na saída. O discurso durou menos de três minutos. De um celular, amparada pelos filhos, leu a mensagem que pode ser traduzida como uma injeção de ânimo para a campanha de Paulo Câmara e reafirmação do nome dele na disputa, desfazendo especulações de que haveria alteração de chapa.

“A gente (ela e Eduardo) pensava precisamos consolidar essa vitória. Acho que só depende de nós. Estou aqui com Duda, João, Pedro, José e Miguel para dizer: Paulo (Câmara), Raul (Henry) e Fernando (Bezerra), contem com a gente”, prontificou-se. O nome de Marina Silva, que deve assumir a cabeça de chapa do PSB para a corrida presidencial, não foi citado nenhuma vez, bem como nada se falou sobre a disputa nacional. No início do evento, porém, o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), anunciou que a reunião seria restrita ao cenário local.

Em contrapartida, a imagem de Paulo Câmara como “o candidato” de Eduardo tratou de ser reforçada. Algumas faixas com fotos dos dois foram espalhadas pelo local. Nos discursos, a ênsfaze em “se fazer a vontade de Eduardo”. “Ele foi escolhido por Eduardo e não foi escolhido por acaso”, falou o candidato a vice, Raul Henry. Renata Campos também puxou o coro para manutenção da memória do marido durante a campanha. “Pode parecer que o nosso maior guerreiro não está na luta, mas os seus sonhos estarão sempre vivos em nós”.

O encontro desta segunda estava na agenda do presidenciável Eduardo Campos há uns dez dias. Ele viria a Pernambuco para o aniversário da esposa, que seria comemorado durante a noite. “Ele pediu para marcar essa reunião. Depois da tragédia ele Sileno me perguntou ‘e agora’ e eu disse, mantem tudo como estava”, comentou Renata ainda durante o discurso. Os presentes cantaram parabéns para ela por duas vezes. Na parte de trás, um bolo de três andares estava preparado, mas não chegou a ser cortado.

Veja na íntegra o discurso de Renata Campos durante o encontro com a militância do PSB

“Acho que devem estar pensando. Renata aqui hoje. Eu estava, como estive em tantos momentos ao lado de Dudu, quando ele pediu para marcar essa reunião. Depois da tragédia ele Sileno me perguntou ‘e agora’ e eu disse, mantem tudo como estava. Como participei a vida toda de campanhas, não será diferente desta. Pelo contrário, tenho a sensação de que tenho que participar por dois. E aí vim porque sei da vontade dele e da importância que tem esse trio. A gente comentava sempre, depois de todos esses anos, de todo o o trabalho sabendo que muita coisa ainda precisa ser feita, outras consolidadas.
 
A gente pensava precisamos consolidar essa vitória. Acho que só depende de nós. Estou aqui com duda, joão, pedro, josé e miguel para dizer paulo, raul e fernando, contem com a gente. Pode parecer que o nosso maior guerreiro não está na luta, mas os seus sonhos estarão sempre vivos em nós. Fica tranquilo dudu, teremos a sua coragem para mudar o brasil. Não desistiremos do brasil, é aqui que cuidaremos dos nossos filhos.”

Fonte: O Imparcial

Partido de Eduardo Campos abre horário eleitoral nesta terça

PSB terá 2 minutos e 3 segundos de exposição, de um total de 25 minutos.
Dilma terá quase metade do tempo total; PSDB terá menos de 5 minutos.


Do G1, em Brasília
 

Começa nesta terça-feira (19) e segue até 2 de outubro a propaganda eleitoral na televisão e no rádio de candidatos às eleições. O PSB de Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (18) em acidente aéreo, irá abrir o primeiro dia de exibição. Com 2 minutos e 3 segundos, o partido é o que terá menos tempo entre as três principais candidaturas à Presidência.

No PSB, a propaganda precisou ser refeita após a morte de Eduardo Campos. A equipe de marketing da candidatura redesenhou a propaganda, que teve ajustes feitos até a última hora e precisou passar pelo crivo da família, segundo a assessoria de imprensa da campanha. O presidente interino do partido, Roberto Amaral, informou que o primeiro programa será destinado exclusivamente a homenagear Campos.

Marina Silva, que era candidata a vice de Campos e agora é tida por lideranças do PSB como o novo nome do partido para a Presidência, não deverá ser anunciada como candidata a no primeiro dia de propaganda. A sigla irá se reunir na terça e na quarta-feira para bater o martelo sobre quem se candidatará a vice-presidente.

O G1 entrou em contato com as equipes de campanha dos candidatos Aécio Neves e Dillma Rousseff, mas eles não divulgaram o conteúdo da primeira propaganda.
Partido (por ordem de exibição) Candidato Tempo de TV e rádio
PSB Marina Silva (ainda não oficializada) 2min03s
PCB Mauro Iasi 45s
PSTU Zé Maria 45s
PSDB Aécio Neves 4min35s
PT Dilma Rousseff 11min24s
PRTB Levy Fidelix 47s
PSDC Eymael 45s
PCO Rui Costa Pimenta 45s
PSC Pastor Everaldo 1min10s
PV Eduardo Jorge 1min04s
PSOL Luciana Genro 51s
Tempo de propaganda
No primeiro dia de horário eleitoral, serão transmitidos os programas dos 11 presidenciáveis. A Coligação Muda Brasil, da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, lidera com o tempo de exposição: 11 minutos e 24 segundos de um total de 25 minutos destinados para os que disputam a vaga para o Palácio do Planalto. A Coligação Muda Brasil, do candidato do PSDB, Aécio Neves, apresentará propaganda de 4 minutos e 35 segundos.

Depois do programa do PSB abrir o horário eleitoral, a ordem das propagadas nesta terça, definida por meio de sorteio, será esta: PCB, PSTU, PSDB, PT, PRTB, PSDC, PCO, PSC, PV e PSOL. Nos dias seguintes, a ordem será mantida, mas o partido que for o último a se apresentar será sempre o primeiro no dia seguinte, e assim sucessivamente.

As propagandas presidenciais serão exibidas sempre às terças, às quintas-feiras e aos sábados das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55 na televisão. No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25

O tempo de cada coligação é definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em resolução que considera o número de partidos políticos ou coligações que solicitaram registro de candidato a presidente da República e a respectiva representação na Câmara dos Deputados.
Nas terças, nas quintas-feiras e nos sábados, além dos 25 minutos destinados aos presidenciáveis, outros 25 serão usados logo em seguida para a campanha dos candidatos a deputado federal.

As segundas, quartas e sextas-feiras serão usadas para as propagandas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital. Ao todo, serão 50 minutos de programa, que também começa às 7h e às 12h no rádio. Na TV, sempre a partir de 13h e 20h.

Fora os candidatos que concorrem à Presidência da República, o tempo de propaganda para cada coligação na disputa pelos demais cargos eletivos é dividido conforme resolução do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.
Irregularidades
De acordo com o procurador auxiliar da Procuradoria Geral Eleitoral Ângelo Goulart, o tipo de queixa mais comum no período do horário eleitoral é o pedido de direito de resposta por acusações consideradas mentirosas e agressivas.
"O embate entre partidos é legitimo, mas não pode agredir candidatos, nem ser ofensivo ou ter crítica caluniosa, difamatória injuriosa ou sabidamente inverídica. Nesse tipo de critica, é muito comum que candidato entre com pedido de direito de resposta na Justiça Eleitoral", disse Goulart.
Nos casos em que os partidos políticos requerem o direito de resposta, para ser concedido durante a propaganda do candidato considerado agressor, a Justiça Eleitoral tem prazo de até 72 horas para julgar o caso. Segundo Goulart, outra prática irregular comum no período das propagandas eleitorais é a divulgação de campanha para presidente da República no horário destinado a outros cargos eletivos.
"Às vezes, o horário da campanha para deputado, por exemplo, é usado para fazer propaganda para presidente da República. Isso não pode. Tem que se fazer propaganda condizente com os candidatos daquele dia. Chamamos isso de invasão de horário. O Ministério Público pode tomar iniciativa e tomar providências por conta própria", explicou o procurador.

Fonte: G1

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pedala São Luís anima manhã na capital

Com participação de 700 ciclistas e público de aproximadamente 2 mil pessoas, passeio ciclístico, realizado pela TV Mirante.

Marcello Williams
Da editoria de Esportes
 
Um grande sucesso. Assim pode ser definida a segunda edição do Passeio Ciclístico Pedala São Luís, evento promovido pela TV Mirante que foi realizado ontem, com percursos de 16 quilômetros e saída e chegada no pátio do Jardins Cyrela, no Cohafuma, passando pela Avenida Litorânea. O passeio, que teve também em seu percurso parte da orla de São Luís na Avenida Litorânea, contou com a participação de 700 pedaleiros, sem caráter competitivo, e reuniu um público de aproximadamente 2 mil pessoas.
A concentração aconteceu logo cedo, pontualmente às 6h. Antes mesmo do horário, muita gente estava no local aguardando a saída para o tão aguardado passeio. Adultos, jovens, crianças (até os 11 anos) e muitas famílias estavam reunidas e ansiosas para iniciar a pedalada que iria percorrer os 16 quilômetros.
Uma grande estrutura foi montada para todo o percurso do Pedala São Luís. Os participantes foram acompanhados lado a lado por batedores da Polícia Militar, carro de apoio e ambulância. Foram também disponibilizados uma oficina de bicicletas e um carro de som para dar ainda mais ânimo aos ciclistas, tudo isso para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.
Pontualmente, os ciclistas saíram às 7h do pátio Cyrela, no
Cohafuma, no sentido do Hotel Pestana, até chegar na orla e logo depois todos seguiram até o retorno final da Litorânea, e em seguida passaram pelo Círculo Militar, até chegar ao posto de hidratação, onde os participantes puderam se hidratar com água mineral e barras de cereal.

Bike-anjos para ajudar - Após a parada, os ciclistas continuaram o percurso, auxiliados sempre de perto pelos "bike-anjos" - grupo de 50 pedaleiros convidados pela organização do evento para dar todo o suporte aos participantes - principalmente àqueles que não tinham experiência de pedalar grandes distâncias.
"Estamos aqui para dar total suporte aos participantes do Pedala São Luís, principalmente para aqueles sem tanta experiência em realizar pedaladas. Graças a Deus, não houve problemas. Todos os 700 inscritos estão indo muito bem", dizia o bike-anjo Fábio Júnior Silva Sousa, de 34 anos.
Em seguida, após a pequena parada no posto de hidratação, os ciclistas continuaram a pedalar até chegar ao bar Oasis Beach, onde fizeram o retorno, voltando de novo pela Litorânea, passando novamente próximo ao posto de hidratação e em seguida voltando de novo pela rua do hotel Pestana até chegar ao Pátio Jardins Cyrela.

Chegada é marcada com sorteio de prêmios


No local de chegada, havia uma grande estrutura para receber os participantes, com tendas para oferecer todo o suporte necessário aos ciclistas após completarem o passeio. Hidratação, kits de frutas, sucos de frutas, barras de cereal, atendimento médico, tenda-conforto, além de sorteios de prêmios como bicicletas, micro-ondas, jogos de panelas, conjunto de faqueiros, foram oferecidos aos ciclistas após o evento.
"Estou muito feliz em participar desse evento e ao mesmo tempo poder ter ganho umas das bicicletas oferecida pela organização. Saio daqui muito realizada e contente de poder ter interagido e conhecido novas pessoas nessa bela manhã de domingo em São Luís. Quero dizer que a TV Mirante, mais uma vez está de parabéns pela iniciativa e que outros passeios como esse possam ser tornar rotina em nossa cidade", disse Silvana Belfort Costa, de 40 anos ganhadora de uma das bicicletas sorteadas.
O estudante Rodrigo Barbosa, de 13 anos, foi outro sorteado com um bicicleta. O jovem disse estar muito feliz em ter participado do passeio e muito surpreso ao ser sorteado com uma bike novinha oferecida pelos patrocinadores do evento. "Gostei muito de ter participado deste passeio. Mesmo não estando acostumado a pedalar esse percurso, consegui completar a prova. Fiquei ainda mais feliz ao saber que fui sorteado com uma bicicleta, agora vou treinar ainda mais para o próximo passeio da Mirante", disse o jovem Rodrigo.

Segurança - Todos os participantes inscritos no Pedala São Luís utilizaram camiseta personalizada durante o percurso e por medida de segurança a organização do evento orientou que todos os usassem os equipamentos básicos de segurança: capacete, luva e sinalizador.
"Trabalhamos muito para conseguirmos realizar esse grande momento. As pessoas estão cada vez mais utilizando transportes alternativos como a bicicleta para se locomoverem mais rápido aos seus destinos e ao fazerem isso estão praticando saúde e obtendo mais qualidade de vida", comentou Cristina Almeida - coordenadora de Eventos do Sistema Mirante.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - Imirante.com

domingo, 17 de agosto de 2014

INAUGURAÇÃO DO POÇO DO BAIRRO SUBSTAÇÃO EM PARAIBANO

Ao som de muita música ao vivo com Pagodão Ki-Fárra, churrasco de dois bois, cerveja e refrigerante (tudo de graça para os participantes), foi entregue oficialmente o mais novo poço do Bairro Substação na noite deste sábado (16). A ação deu-se com a Prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) juntamente com a Vice Rejaney Gomes, Vereadores e o Sr Josualdo Evangelista (representante da CAEMA).

O Ex-prefeito Ari Furtado, secretários municipais e moradores da Substação, Vila Guilhermino Brito, Vila Maurício e de outras comunidades marcaram presença e festejaram por mais este benefício entregue à sociedade Paraibanense.


Dep. Alexandre Almeida PTN/MA
Um dos bairros mais velhos do Município de Paraibano vinha a muito sofrendo com falta de água, algumas ruas, segundo moradores, há mais de cinco anos que não vinha água, porém para sanar o problema com uma emenda do Deputado Estadual Alexandre Almeida (PTN) no valor de R$ 207.392,46, foi perfurado este poço, que jorra água em torno de 40.000 l/h.
Agora a história é outra, “tá bom demais”, disse Francisca Santos, Moradora da Rua das Candeias. Francisco, morador da Rua Rio Banco no Bairro, em nome dos demais, também agradeceu à Aparecida Furtado e ao Deputado Alexandre Almeida pelo feito.

Em suas palavras, Aparecida Furtado revelou: “estamos inaugurando este poço e, em breve estaremos também entregando a população da  do Bairro Substação muitas outras obras, serão 4Km de pavimentação asfáltica, um CRAS, , calçamento em paralelepípedo da Rua do Sol, uma quadra esportiva que está sendo construída e tantas outros benefícios que virão, eu estava devendo isso a este bairro que sempre me deu a maioria de votos nas eleições, muito obrigado”, concluiu a Prefeita.