sábado, 31 de maio de 2014

BOM DEMAIS O SHOW DA BOA


Foto de Mary Ribeiro.Foi pra estouro,  a galera e os casais dançaram, curtiram e cantaram  os sucessos de Mala 100 Alça na Casa de Eventos Municipal na noite desta sexta (30).
 
O pré show ficou por conta da Banda Gotas de Mel de Manoel dos Teclados com Nem e Suzane, que cantaram entre tantas músicas também sucessos da atração principal.
 
 
Valeu Wanes e Familia Lopes por acreditar e apostar de novo  proporcionando aos forrozeiros de Paraibano mais uma noite inesquecível.
 
Foto de Mary Ribeiro.A Mala é casa cheia, trazendo muita gente de municípios vizinho para prestigiar o evento e mais uma vez a moçada da Terra da Vaquejada  chegou junto e adorou a noitada.

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CONCLUI MAIS UM MÓDULO EM PARAIBANO

 



PROFESSORES, ALUNOS E A COORDENADORA
 MEIRES OLIVEIRA AO MICROFONE
Na noite de quinta-feira (29) foi festejada o fim de mais uma etapa do PBA (Programa Brasil Alfabetizado) na Escola Henrique Dias com o Seminário Programa Brasil Alfabetizado Saúde e Programas Sociais.

Com várias apresentações dos alunos do Programa e as explanações dos palestrantes: Edivânia Coêlho – Sec. de Ass. Social que abordou o tema Cadastro Único discorrendo sobre Carteira do Idoso, Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida e Benefícios Eventuais; Sandro Rogério – Enfermeiro que discorreu sobre o assunto Cuidados com o Idoso ( vacina do idoso, vivendo em família, viver num lar, casa segura, vida social... ) os quais foram plausivelmente aceito por todos os expectadores.
O PBA (Programa Brasil Alfabetizado) vem sendo realizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 2003 e tem por objetivo atender jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraibano, o Programa tem 250 alunos e 25 professores distribuídos em 15 (quinze) turmas na zona rural e 10 (dez) na zona urbana, e é coordenado na zona urbana pelas coordenadoras Francisca Meires Oliveira e Antônia Madiene Ramos, na zona rural pelas coordenadoras Juliana Fernandes e Janaina Ribeiro.
A coordenadora Francisca Meires afirmou: “o Brasil Alfabetizado tem trabalhado de forma significativa, pois não é só alfabetizar, mas levar informações como se prevenir, quais os programas e meus direitos a eles e outras informações que tem sido de grande proveito para nós e para comunidade”, destacou Meires.
Antônia Madiene agradeceu declarando: “hoje, muitos dos nossos alunos alfabetizados, já estão inseridos no ensino fundamental. Em nome de todos agradecemos a Administração de Aparecida Furtado e a Secretaria de Educação Luzia Ribeiro por aderirem ao programa abrindo as portas do conhecimento, e a todos que estão nos prestigiando neste momento, obrigada”, finalizou a coordenadora.
PROFESSORES E A COORDENADORA ANTONIA MADIENE AO MICROFONE


sexta-feira, 30 de maio de 2014

MALA 100 ALÇA: É HOJE NA CASA DE SHOW EM PARAIBANO



Com o apoio cultural da Prefeitura de Paraibano/MA e Rádio Liberdade FM, desta vez quem trará de volta  a Banda Mala 100 Alça a cidade, é a Lopes Produções. O show acontecerá nesta sexta-feira dia 30 de maio na Casa de Eventos Municipal, antiga Casa de Show.

 
 
 
Com uma mega estrutura de palco, som e luz, o elenco de Mala 100 Alça apresentará sucessos do atual trabalho que é o volume 8 e que tem por titulo, meu bem, meu mau e lançará música nova, já trabalhando a novo CD.
 
O promotor do show revelou ao biradaradioinforma, “ a Boa do Forró está novamente na agenda de eventos do município porque a moçada curte não só do agito,  mais especialmente do romantismo da banda”, afirma  Wanes Lopes.
 
Você com certeza vai marca presença, se emocionar e se apaixonar com o romantismo do casal Rayane Façanha, Marcelo Mello e a galera da Mala. Ingressos a disposição na Churrascaria Boi na Brasa, Farmácia Castro e Lopes Construções.
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO BECO DO MARAJÁ E DO BAIRRO MARAJÁ





Fotos acima e à esquerda Beco do Marajá
Foto à direita : Nato Eletricista, Joana Darque, Nonatim e Gilza Maria

Esse importante trabalho tem sido realizado através da Secretaria de Obras da Prefeitura de Paraibano na área de iluminação pública, um serviço realizado pelo eletricista Nato (Vereador Raimundo Nonato) sob a coordenação de Sâmia Albuquerque - Sec. de Obras e Zé Reis - Coordenador dos transportes.
“Mais de 90% do Bairro Marajá está coberto pela iluminação pública, infelizmente acontece queimas de lâmpadas com frequência, temos que fazer a manutenção em todo o município e esse trabalho vem sendo feito, as vezes as queixas não são atendidas de imediato, porém, após registrar a solicitação junto a sec. de obras, num curto prazo de tempo a gente sempre está atendendo todas as reclamações”, nos confessou Nato Eletricista.
“Agradeço a Sec. de Obras, Sâmia Albuquerque, por ter nos atendido com a iluminação do Beco que estava muito escuro e toda a comunidade que está iluminada, agora só falta a pavimentação do Beco para acabar com a poeira, no mais muito obrigado”, externou a agente de saúde, Gilza Maria Sousa.
Av. 1º de Maio, Trav. Cóllor de Mello e Povoado Chapadinha



quarta-feira, 28 de maio de 2014

LIMPEZA DO AÇUDE DO BAIRRO LAVANDERIA EM PARAIBANO


Recebeu aprovação na última sessão (26) da Câmara de Vereadores e já está em andamento a limpeza do Açude do Bairro Lavanderia.

O requerimento de autoria do Vereador Chico Everton foi votado por todos os outros vereadores em reunião ordinária e foi imediatamente atendido pela Administração Municipal.

Não foi definida uma data para entrega da obra, porém uma equipe de trabalhadores locais e um maquinista (Marcos da Carregadeira) com uma Retroescavadeira Hidráulica já estão no local fazendo o serviço de retirada da vegetação que tomou conta da represa, a parte mais próxima das margens a retro retirou de imediato, a parte mais ao centro do lago esta sendo puxada pela Retroescavadeira através de um cabo de aço com um grande gancho na ponta.

Segundo moradores mais antigos, ali havia um açude muito bonito e bem limpo onde os jovens de outrora tomavam banho e pescavam.

O Vereador Chico Everto esteve visitando o local, e quando interrogado sobre o requerimento falou: “foi aprovado por todos, não tinha como não ser, isso aqui só vai beneficiar a todos... eu já tinha falado com a Prefeita Aparecida Furtado e com seu esposo Ari Furtado, e eles me incentivaram a fazer o requerimento e que o possível seria feito para fazer o trabalho da limpeza do Açude, e ai está em andamento”, revelou o Vereador.
 
 
Marcos da Carregadeira

 Vereador Chico Everton (de camisa listrada mais à direita) e moradores da Baixada observando o serviço.

Sorrisos, união familiar e maturidade: a receita de Ramires para ganhar o hexa

Após superar dificuldades na infância com o apoio dos parentes, volante da Seleção sonha com a conquista do título em seu país: "É uma história para a vida inteira"

Por
Rio de Janeiro



O sorriso pode ser considerado a marca registrada da família Nascimento. Não foi por acaso que Ramires levou a tradicional gargalhada para o outro lado do mundo. Mas nem só de alegrias viveu o jogador. Mesmo diante de dificuldades, a união em casa marcou a trajetória do garoto que se tornou conhecido mundialmente. Em seu perfil no Jornal Nacional, exibido nesta terça-feira, o volante do Chelsea destaca a importância da avó, da mãe, das tias e do irmão, que acabou sendo a sua figura paterna na infância, uma vez que, na certidão de nascimento de Ramires, o nome do pai está em branco.
- Meu irmão foi o cara que me guiou. A figura paterna que eu tenho é meu irmão Maicon. Realmente, eu não tenho nome do meu pai. Meu nome é da minha mãe. Meu sobrenome é da minha mãe - conta.
Na infância do craque, a mãe trabalhava em outra cidade e só podia estar presente nos fins de semana. Durante a semana, entrava em ação Dona Teresa, avó de Ramires de outros muitos netos. Considerada um pilar da família pelo jogador, ela sofreu um derrame quando o atleta tinha apenas 11 anos.Ramires comemora, Chelsea x Crystal Palace (Foto: EFE)
 Ramires em ação pelo poderoso Chelsea, da Inglaterra (Foto: EFE)

- Durante a doença dela toda, eu que cuidei. Eu chegava da escola e tinha até que trocar fralda, essas coisas  - lembra.
A avó Teresa não conseguiu ver de perto o neto magrinho de Barra do Piraí, no Rio, vestir a camisa da Seleção e vencer uma Liga dos Campeões pelo Chelsea. Mas o núcleo familiar de Ramires permaneceu forte e unido. As tias da família Nascimento estão sempre presentes.
O bairro Boa Sorte, em Piraí, trouxe mesmo bons ventos para a carreira do menino que deu os primeiros chutes pelos campos de lá. Um dos bairros mais afastados do centro, foi onde Ramires nasceu, cresceu, estudou e chegou a trabalhar como pedreiro. Aos 17 anos, ele deixou o local para se arriscar como jogador profissional.
 
ramires brasil Kiyotake japão  (Foto: Agência Reuters)No dia 26 de novembro de 2004, Ramires atuava no América de Barra do Piraí. Um jogo diante do Joinville é até hoje considerado um dos mais importantes de sua vida. O gol marcado naquele duelo chamou atenção. Foi quando recebeu o convite para defender o clube catarinense.
- Esse jogo aí, América x Joinville, foi o jogo da minha vida - lembra.
Aos 17 anos, ele subia os primeiros degraus na carreira. Precisou então convencer a mãe, Judith, a deixá-lo se mudar.
- Sair de casa para um lugar que eu nunca ouvi nem falar. Eu conhecia Barra do Piraí e Mendes. O mais longe que fui era Aparecida do Norte - conta Dona Judith.
Foram dois anos em Joinville até ser comprado pelo Cruzeiro. Permaneceu mais dois anos brilhando com a camisa do time celeste até, enfim, chegar ao futebol europeu. Atuou pelo Benfica antes de chegar ao Chelsea.
Esteve na Copa do Mundo da África 2010, na equipe do ex-técnico Dunga. Na época, era o mais novo da seleção brasileira. Por conta de um segundo cartão amarelo, ficou fora do jogo da eliminação para a Holanda por suspensão. Hoje, ele acredita que faltou experiência naquele lance e, aos 27 anos, se vê mais pronto em 2014.
- É uma história para a vida inteira, né? Só de disputar uma Copa. Se você ganhar no seu país, é uma história para a vida inteira - diz o jogador.
PERFIL jogadores brasil - Ramires (Foto: Editoria de arte)
Fonte: G1/JN

terça-feira, 27 de maio de 2014

PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO


 

A ação que aconteceu na Travessa 2 de Julho próximo às escolas na Vila Aparecida foi dirigida pela Professora de Educação Física Deusilene Diniz com o apoio de José Armando – Sec. Adj. De Esportes, de Luzia Ribeiro – Sec. de Educação, professores e das diretoras: Eliene Coêlho (Geral) e Edileusa Ladeira (Adj.) do Adonias,  Otaciana Mary (Geral) e Lúcia Oliveira (Adj.) do Adonias Anexo.
 
Nas modalidades masculina e feminina de atletismo, corrida de 75m rasos,  na faixa etária  de 12 a 14 anos, segundo Raimundo Augusto - Coordenador Educacional, o resultado final ficou assim:
MASCULINA
1º lugar com 10,00seg. : Valmir Gomes do Nascimento
2º lugar com 10,45seg. : Anderson Maikon
3º lugar com 10,55seg. : Adenilson da Silva Carlos
FEMENINA
1º lugar com 11,21seg. : Viviane dos Santos Oliveira
2º lugar com 12,00seg. : Gabrielle de Jesus Araújo
3º lugar com 12,80seg. : Francisca Kelle
 
O Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes a educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
 
A intenção é apoiar o desenvolvimento prioritário das modalidades do programa e proporcionar um apoio inédito a realização da Etapa Escolar e um apoio supletivo às competições escolares,  no Município Paraibanense estão fazendo um seletivo para participar da etapa Estadual e que serão seletivas da Etapa Nacional.

'Não sei o que faria', confessa capitão Thiago Silva sobre conquista da Copa

Depois de uma infância difícil na Zona Oeste do Rio e uma internação longa na Rússia, a volta por cima. Conheça a trajetória do zagueiro.

Do G1


Desde o dia da convocação da Seleção Brasileira, o Jornal Nacional tem apresentado, um a um, os jogadores que o técnico Luiz Felipe escolheu para disputar a Copa. São reportagens do Tino Marcos e do repórter cinematográfico Álvaro Sant'anna.

Trinta de junho de 2013: o pódio. “Antes de erguer a taça lá em cima, o que passava na minha cabeça era minha infância difícil”, conta o jogador Thiago Silva.

Ele não estava à frente, nem era um dos mais visíveis. Mas era, em sua plenitude, o capitão da Seleção Brasileira.

“E essa imagem marca a minha carreira, principalmente por estar representando meu país, que era um sonho desde criança”, afirma.

E pensar que, por pouco, Thiago nem estaria por aqui. Dona Ângela já era mãe de um casal e mal tinha recursos para criar os dois. Mesmo sofrendo muito, estava decidida a fazer um aborto.

“Eu cheguei a chorar no colo do meu pai, dizendo pai eu não quero fazer, mas eu também não tenho condição”, diz Ângela, mãe do jogador.

 E ele a convenceu a ter o bebê. “Não deixou que eu fizesse, cometesse um pecado”, explica Ângela.
E o caçula veio ao mundo. De Santa Cruz, bairro da Zona Oeste carioca, onde nem toda vizinhança era confiável.

“Caso de 50m depois da linha do trem já era uma favela bem conhecida. Sempre tinha tiroteio do outro lado e os policiais vinham pro lado onde eu morava. E quando eu chegava em casa, eu dava graças a Deus de chegar em casa bem”, conta Thiago Silva.

Era preciso conviver com aquela realidade, era preciso comer o que havia na mesa.
“Às vezes, chegava em casa não tinha uma carne pra comer, mas tinha sempre um arroz, feijão e ovo”, lembra o zagueiro
.
É, a vida mudou. E não tem sido ingrata. “Morando em Paris, já morei em Milão, jogando num dos maiores times do mundo, vivendo uma fase exuberante na minha carreira”, afirma o jogador.

Zagueiro e capitão do PSG, campeão francês. Há dois anos, Paris. Das pontes charmosas, do Rio Sena, de cuja margem fãs acenam para Thiago. Paris e seus encantos:  o endereço da família Silva.

A cidade mais visitada por turistas, a cidade-luz, do romantismo. A cidade que eles escolheram para viver. Um conto de fadas realizado. E o próximo?

Um beijo em Isabelle, com a catedral de Notre Dame ao fundo. Thiago e a Torre Eiffel, sob um céu azul. E o pensamento toda hora viaja.

“É difícil de dormir, é difícil de você acordar um dia e passar um dia todo sem pensar. É quase impossível, e eu ultimamente tenho perdido até noite de sono. Não é brincadeira, Copa do Mundo é coisa muito séria”, diz Thiago Silva.

São 63 convocações e seis anos de Seleção. Viu do banco a derrota em 2010 e se consolidou como um dos maiores zagueiros do mundo, no Milan, e depois no PSG.

Que desfecho, hein, dona Ângela? “Não que a gente imaginasse que ele fosse chegar a tanto, seria sonho demais”, conta Ângela.

O menino Thiago foi reprovado nas tentativas de entrar em um grande clube do Rio. E foi parar no Barcelona.
“É Barcelona Esporte Clube”, diz o presidente do Barcelona Augusto Vieira.  “Joguei no Barcelona do Rio”, conta o jogador.

Um clube da terceira divisão do Rio.  “As pessoas falavam: ‘caraca, nós vamos jogar contra o Barcelona’”, lembra.
O que o Barça do Rio teve o Barça catalão quer. “E depois ser cobiçado pelo Barcelona original”, diz Thiago Silva.

Thiago chegou a negociar com o Barcelona antes de fechar com o PSG. Mas, há 14 anos, o menino do Barça carioca conseguiu um lugar no pequeno RS, do Rio Grande do Sul, depois Juventude de Caxias do Sul e aí foi parar no dínamo, da Rússia. E por lá parou mesmo.

“Ali foi a maior batalha da minha vida”, afirma o jogador. Tuberculose. “Foram seis meses, seis meses internado na Rússia”, conta.  “Foi a pior parte da vida dele e nossa”, explica Ângela. “Engordei dez quilos naquela minha doença”, lembra Thiago Silva.

“O dia dele dentro daquele quarto era deprimente”, diz a mãe do jogador. “Tinha aquele ponto de interrogação, se propriamente eu poderia voltar a jogar futebol profissional ou só amador ou de repente nem amador”, conta o zagueiro.

Voltou. E justo depois da doença, a carreira decolou no Fluminense: 143 jogos até ser vendido para o Milan e conquistar a Europa. Na Seleção, Thiago é o principal representante dos jogadores na relação com Felipão e a CBF.

“A gente tem essa abertura para falar com eles. Nem sempre a comissão técnica é de acordo com aquilo que a gente pensa e nem sempre a gente é de acordo com aquilo que a comissão técnica pensa”, explica Thiago Silva.

O líder. “Ele dá só aquele grito e as crianças já se comportam um pouquinho mais”, brinca Ângela.
O capitão e sua - milhares de vezes – imaginada missão. Aquela, de Bellini, Mauro, Carlos Alberto, Dunga e Cafu.

“Eu não consigo mencionar o que eu faria naquele momento. Não sei, sinceramente eu não sei, mas que vai ser bom, isso vai. A melhor coisa de todas as nossas vidas: ganhar um mundial dentro de casa”, afirma Thiago Silva.

Fonte: G1/JN.

São Luís amanhece sem ônibus nesta terça-feira (27)

O Imparcial

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Gilson Coimbra, confirmou para esta terça-feira (27) a paralisação de toda a frota de ônibus de São Luís. A decisão foi tomada após reunião da diretoria sindical que visou avaliar os cinco dias de greve do transporte público.
 
O sindicalista afirmou que após várias tentativas fracassadas de negociação entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) a paralisação geral foi a única solução encontrada pelos trabalhadores para tentar conquistar sua lista de reinvindicações.
 
“Eles (empresários) não nos deram uma posição e demonstram que não querem qualquer acordo”, afirmou a reportagem de O Imparcial Online. Gilson revelou também que a categoria irá se reunir às 10h desta terça em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro, no Centro, para protestar contra o impasse vivido no transporte público de São Luís.
 
“Vamos nos concentrar lá e de lá vamos sair em passeata. Ainda vamos discutir se seguiremos para a Prefeitura ou para a sede do sindicato, mas uma coisa é certa: a paralisação começa a partir de meia noite e segue por tempo indeterminado”, destacou o representante do sindicato.
 
O presidente dos Rodoviários também garantiu que o sindicato entrará com recurso para não pagar a multa estipulada em mais ou menos R$ 96 mil, aplicada pelo descumprimento de decisão judicial imposta pela desembargadora Ilka Esdra. “Vamos entrar com recurso para não pagar essa multa de R$ 96 mil, nós vamos recorrer da decisão da Justiça”, finalizou.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

À espera dos jogadores, comissão técnica da Seleção já está na Granja

G1
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, equipe de preparação do Brasil se concentra um dia antes dos atletas, que chegam a Teresópolis apenas nesta segunda-feira

Por
Teresópolis, RJ

A comissão técnica da seleção brasileira já está na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Todo o grupo responsável pela preparação da equipe que vai disputar a Copa do Mundo a partir do dia 12 de junho se apresentou um dia antes dos 23 convocados para a disputa do torneio.


Comissão Técnica da Seleção Brasileira já está em Teresópolis (Foto: CBF)
Comissão técnica da seleção brasileira já está na Granja Comary, em Teresópolis (Foto: CBF)

Nesta segunda-feira, a expectativa é que os atletas se apresentem na serra a partir das 12h (de Brasília). A partir daí, serão submetidos aos exames médicos de rotina para saber o nível de desgaste durante a temporada. Com o resultado em mãos, a comissão técnica vai iniciar o trabalho de preparação visando à Copa. A estreia do Brasil será no dia 12 de junho, contra a Croácia, em São Paulo.

Além dos croatas, o Brasil ainda vai enfrentar México e Camarões, pelo Grupo A. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pela TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com, que ainda acompanha os confrontos em Tempo Real.

domingo, 25 de maio de 2014

VACINAÇÃO DO REBANHO DA FAZENDA JJ CONTRA AFTOSA

 

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a  Febre Aftosa em 2014 está na reta final (31/05) e os criadores de gado estão agilizando esta exigência do Estado e vacinando também contra a Brucelose e Manqueira.
O biradaradioinforma esteve registrando na manhã deste domingo (25) a vacinação do rebanho da Fazenda JJ, realizada na Fazenda Buritir com os amigos Zé Raimundo, Zé Pereira, Raimundo do Fernando, Zé Bal, Suita, Marcos Pereira e outros vaqueiros.
A recepção foi na Fazenda JJ de propriedade da Família Ferreira (filhos do Mundico Ferreira), a 8 (oito) Km da sede de Paraibano, onde teve churrasco e almoço regado de cerveja e pinga da boa.
E isso ai, tem que cuidar do rebanho, cumprir as metas e receber bem os amigos; em nome dos vaqueiros obrigado e parabéns aos organizadores: Zé Raimundo, Dona Zelândia, Cumpadre Antônio José, Inácio, Professora Antonia Barrros e ao churrasqueiro Wandenberg Pereira (proprietário da Cabana Pizzaria).



sábado, 24 de maio de 2014

XV EXPOSERTÃO RECECEBE VISITA DE LOBÃO FILHO E DE OUTRAS LIDERANÇAS POLITICAS

Ontem (23), 2ª noite da Exposertão de São João dos Patos, teve como atração Meninos de Barão, Fernandinho do Arrocha e o Desfile das Rainhas Exposertão do Médio Sertão Maranhense; contou com a presença do pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado Lobão Filho, dos Deputados Federais Pedro Fernandes e Gastão Vieira, do pré-candidato ao senado Arnaldo Melo (Dep. Estadual), do Dep. Est. Rogério Cafeteira, de Dr. Valdênio – Prefeito anfitrião, da Prefeita Aparecida Furtado com seus Vereadores e comitiva, vários outros prefeitos da região com suas comitivas e milhares de pessoas no Parque Antonio Reinaldo Porto.

No primeiro momento as lideranças políticas de várias cidades da região do Médio Sertão Maranhense e o Senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, reuniram-se no Hotel Montesino em São João dos Patos, onde conversaram e concederam entrevista aos jornalistas locais, em seguida dirigiram-se ao Parque de Exposição.

O senador Lobão Filho se intitula como o pré-candidato da “mudança” e diz que é preciso ter coragem para romper com o atual modelo de gestão na política em termos gerais. “Eu acredito que a mudança, o novo, é exatamente o que eu represento. Uma forma diferente de ver a gestão pública e política, com resultados de um jeito empreendedor. Uma gestão de resultados de eficiência, fugindo do padrão clássico do discurso político por si só. É preciso ter coragem, experiência e vontade para quebrar uma cultura de anos da forma de gerir a coisa pública”, declarou o senador.

A noite foi fechada com muita música ao vivo com Meninos de Barão e Fernandinho do Arrocha, intercalado com o desfile das Rainhas Exposertão, o qual teve como modelo por Paraibano, Natália - Rainha da 29ª vaquejada, assessorada por Kaline Brito – Sec. Adj. De Juventude Esporte e Lazer e Ivonildo Ferreira (Manim) promoter.




FIM DA 1ª SEMANA DO BEBÊ EM PARAIBANO/MA


Depois de uma verdadeira maratona de atividades voltadas para crianças, especialmente bebês e mães grávidas, finalizou na tarde desta sexta-feira (23) a 1ª Semana do Bebê (de 19 à 23 de maio) com atividades recreativas e  caminhada (Caminhado com a Mamãe) na Avenida João Paraibano.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Em Paraibano com a coordenação de Deusilene Diniz, Articuladora do Selo UNICEF, a Semana do Bebê teve como parceiras as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social com o apoio da Prefeitura Municipal e colaboradores, e lógico com a participação das crianças, mães e familiares.

Encantando o público, as atividades desenvolvidas foram: apresentação de coral mirim, lançamento do Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, apresentação do Projeto Aluno Educado Patrimônio Preservado, Projeto Mamãe Bebê, palestra sobre aleitamento materno, Projeto Nascendo e Crescendo Feliz, Palestra Crescimento e Desenvolvimento, Oficina Criando e Recriando meu Brinquedo, Torneio Mirim de Futsal (Padre Dante X Os Amiguinhos), atividades recreativas e caminhada.

A Articuladora do Selo UNICEF, Deusilene Diniz, no encerramento externou: “ muito trabalho, mas está valendo apena, e vamos fazer valer muito mais por nossas crianças, tenho muito a agradecer o apoio da Secretária de Educação Luzia Ribeiro, da Secretária de Saúde Lucimar Sá, da Secretária de Assistência Social Edivânia Coêlho,  de da Prefeita Aparecida Furtado, da Vice Rejane Gomes, da Secretária Sâmia Albuquerque, da Secretária Vanessa, do Secretário Júlio Cesar, do José Armando – Presidente do CMDCA de Paraibano, dos profissionais das secretarias e voluntários, e todas as mães com suas crianças, muito obrigado”, concluiu a coordenadora.






CONFRATERNIZAÇÃO NO ENCERRAMENTO DE CURSOS DO PRONATEC SENAC EM PARAIBANO


Houve festa com direito a discurso, jantar e tudo que tem direito bons alunos e bons professores, principalmente quando se faz verdadeiras amizades, assim foi a celebração do fim dos cursos de Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Vendas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza e Auxiliar de Cozinha do PRONATEC/SENAC nesta quinta-feira (22) à noite no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Na comemoração compareceram mais de alunos dos cursos, profissionais da Secretaria de Assistência Social, Aparecida Furtado – Prefeita, Rejany Gomes – Vice-Prefeita Lucimar Sá – Sec. de Saúde, Vanessa Furtado – Sec. de Finanças, Ana Célia – Vereadora, Dênia Sá – Vereadora, Júlio Cesar – Sec.de Agricultura , Edivânia Coêlho – Sec. Assistência Social e os professores Wesley Santos, Stela Diniz, Edmo Aguiar e Elenilson de Jesus.

 Ao fazer uso do microfone o professor do curso de Auxiliar de Cozinha, Edmo Aguiar, fez uma breve saudação pedindo que todos se abraçassem, por a data ser o dia do abraço, em seguida fez uma oração pedindo que todos repetissem suas palavras. “Que o Senhor possa está nos guiando na nossa próxima empreitada, não importa o credo, temos que ter Deus em nossas vidas sem Deus não somos nada”, disse.

Cristiane Campos, aluna do curso Cuidador Infantil, representando a todos agradeceu dizendo: “muito obrigada a Aparecida Furtado juntamente com a Drª Edivânia conseguiram estes cursos para nós, obrigado aos professores, pelas aula e tudo o quanto conseguimos aprender com eles, foi um enorme prazer está com vocês, felicidade a todos”, agradeceu a aluna.
A Secretária de Assistência social, Edivânia Coêlho falou de cada curso, das técnicas, das aulas práticas (estágio), comentou sobre os parceiros PRONATEC/SENAC e o apoio Prefeita Aparecida Furtado, afirmando ainda que já fez ofício solicitando nos cursos. “Novos cursos virão podem aguardar, em vocês vejo o estimo de voltarem a estudar, embora algumas de vocês sejam mães, estudar este é o maior legado que eu vejo, e que vocês aproveitem este momento que é de vocês,”, destacou.


FECHAMENTO DA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Com o objetivo de mobilizar a sociedade despertando todos para que fiquem atentos quanto a questão do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e mostrar através das apresentações as atitudes que devem ser tomadas, como a denuncia junto ao Conselho Tutelar, junto ao Ministério Publico, junto ao Juiz e outros órgãos visando solucionar questões dessa natureza, é que foi desenvolvida a campanha.
O encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar foi um verdadeiro festival de música e teatro com a participação de docentes e discentes das escolas das redes estadual e municipal de ensino em Paraibano.

A campanha que começou no ano passado, fechou com chave de ouro na tarde da última terça-feira (20) na Casa de Eventos Municipal, teve como apoiadores a Secretaria de Educação, o Fórum, a Prefeitura e a Câmara Municipal, e contou com a participação de aproximadamente 800 (oitocentos) espectadores, além do pessoal do Fórum, das Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social e de outros setores que estavam na organização.

Tensão e trabalho para os jurados, após as apresentações, pois estas foram ótimas. A expectativa de quem seriam os vencedores tomou conta dos artistas e do público, e, enquanto o resultado era apurado um coquetel era servido a todos.

O que foi avaliado de cada grupo foi a performance, a postura, as mensagens e entre outros quesitos o desempenho da apresentação por um todo. Em fim a conclusão da soma dos pontos de cada grupo pela mesa juntamente com a comissão organizadora, saiu vencedoras a Escola Ana Tereza com o título de campeã ganhando de prêmio 1 (um) Data Show, como vice-campeã ficou a Escola Sarney Costa levando o prêmio de R$ 500,00.

Edivânia Coêlho ressaltou: “ foi e é um trabalho feito com muito carinho pela Assistência Social, pelo o Conselho Tutelar e outros parceiros, destaco aqui o apoio do Governo de Cidadania e Trabalho nesse importantíssimo trabalho, e quem ganha são nossas crianças e adolescentes”, destacou a Secretária de Assistência Social.

Usando o microfone, o Juiz Carlos Eduardo falou da sua confiança no que foi exposto pelas peças musicais dos alunos. “Creio que a mensagem foi bem captada por todos os alunos e aos demais aqui presentes, temos verdadeiros artistas, pois, cada aluno, cada professor apresentou com muita magnitude e são dignos de uma salva de palmas, a principal mensagem é que a união faz a diferença, parabenizo as Secretárias de Educação e de Assistência Social e o Conselho Tutelar, principalmente a classe dos professores que faz um belíssimo trabalho”, cumprimentou todos com um boa noite e finalizou o Meritíssimo.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

É NESTA SEXTA DIA 23 O INÍCIO DO FESTEJO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO BAIRRO SUBESTAÇÃO



IRMÃOS E IRMÃS, COMEÇA NESTA SEXTA (23) O FESTEJO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NOSSA COMUNIDADE ESTÁ FESTEJANDO O GRANDE MOMENTO DE MUITA FÉ, ORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA DEVOÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. TODOS SÃO CONVIDADOS A  PARTICIPAR E VIVERMOS NOSSA CAMINHADA EM COMUNHÃO COM A IGREJA. VENHAM TODOS! VAMOS JUNTOS AO ENCONTRO DO AMOR DIVINO.


O TEMA CENTRAL DO NOSSO FESTEJO É:

“EUCARISTIA, FONTE E ÁPICE DAMISSÃO DA IGREJA COM MARIA”


ASSIM COMO MARIA DISSE SIM, PRECISAMOS TAMBÉM EM NOSSO DIA A DIA, DIZER SIM AO PROJETO DE DEUS, E NESTE FESTEJO QUEREMOS FORTALECER NOSSA CAMINHADA DE CRISTÃOS PARTICIPANTES DA VIDA EM COMUNIDADE. QUE DEUS ABENÇOE O NOSSO FESTEJO, QUE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ABENÇOE TODAS AS PESSOAS QUE IRÃO PARTICIPAR...


ATENÇÃO PARA A PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO:

DIA 23 SEXTA-FEIRA,PRIMEIRO DIA, CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ABERTURA


DIA 24 SÁBADO, CELEBRAÇÃO ANIMADA PELA LITURGIA DA IGREJA MATRIZ E LOGO APÓS HAVERÁ O PRIMEIRO LEILÃO ANIMADO PELA PREFEITURA E CÂMARA DE VEREADORES. RESPONSÁVEIS: PREFEITA APARECIDA E PRESIDENTE DA CÂMARA ANACÉLIA.


DIA 25 DOMINGO, CELEBRAÇÃO ANIMADA PELA COMUNIDADE DE SÃO FRANCISCO DO BAIRRO MARAJÁ E LOGO APÓS, LEILÃO DOS DIZIMISTAS DA COMUNIDADE. RESPONSÁVEIS: SULENE E RAIMUNDO DA ROSA.


DIA 26 SEGUNDA-FEIRA, CELEBRAÇÃO E MISSA COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE SANTO EXPEDITO DO BAIRRO RESIDENCIAL


DIA 27 TERÇA-FEIRA, CELEBRAÇÃO E MISSA COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA VILA LEÃO.


DIA 28 QUARTA-FEIRA, CELEBRAÇÃO ANIMADA PELA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA E LOGO APÓS, LEILÃO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ECRETARIA DE SAÚDE. RESPONSÁVEIS: EDIVANIA COÊLHO E LUCIMA SÁ.


DIA 29 QUINTA-FEIRA, CELEBRAÇÃO E MISSA COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE SANTO ANTONIO SUBESTAÇÃO E LOGO APÓS LEILÃO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. RESPONSÁVIE: LUZIA RIBEIRO E JOSELANIA.


DIA 30 SEXTA-FEIRA, CELEBRAÇÃO E MISSA COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE SÃO SEBASTIÃO E LOGO APÓS LEILÃO PROMOVIDO PELA DELEGACIA SINDICAL DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE. RESPONSÁVEIS: JOANA DARQUE E ISABEL.


DIA 31 SÁBADO MISSA DE ENCERRAMENTO DO FESTEJO E EM SEGUIDA O LEILÃO DOS DEVOTOS E PESSOAS DE BOA VONTADE.