sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ENCONTRO DE DEFICIENTES FÍSICOS EM PARAIBANO

AO CENTRO DE PALETÓ E GRAVATA, MANOEL FRANCISCO - PRESIDENTE DA ADF, DEMAIS PALESTRANTES, CADEIRANTES E FAMILIARES  

     O prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sec. de Assistência Social da Prefeitura de Paraibano sediou nos dias 29 e 30 de janeiro o I Encontro da Associação da Pessoa com Deficiência do Município.
     Realizado para pessoas com necessidades especiais, familiares, lideranças e sociedade civil. O momento contou com as presenças e o apoio da Sec. de Assistência Social, Edivânia Coelho; Rejany Gomes, Vice prefeita; Sâmia Albuquerque, Sec. de Obras; Lucimar Sá, Sec. de Saúde; Luzia Ribeiro, Sec. de Educação juntamente com Diretoras da rede municipal de ensino e outros profissionais.  
    A audiência foi realizada sob a coordenação a ADF (Associação dos Deficientes Físicos de Paraibano) liderada por Manoel Francisco – presidente, Neuraci de Oliveira – vice, Neusiran Alves – secretária e Sabrina Maria – tesoureira.
     Como palestrantes da coordenação do Fórum Maranhense das entidades de pessoa com deficiência e patologia compareceram: Dylson Bessa Júnior, Francisco Leosvan, Genilson Protásio, Wanderson e João Barbosa.
     No primeiro dia teve como mestra – cerimônia Ana Tereza, já no segundo conduziu a facilitação da palavra Neusiran Alves – secretária da Associação, e, em ambos os dias foram sorteados brindes aos presentes.    
     O principal foco encontro foi combater o preconceito, inteirando e difundindo informações a sociedade a cerca da acessibilidade, propondo políticas publicas inclusivas para a pessoa com necessidades especiais, reforçando assim a questão do respeito às diferença e diversidades. Foi tratado também no que diz respeito a um espaço para instalação da ADF, sobre o qual, revelou Edivânia Coelho - Sec. de Assistência Social, já estar sendo providenciado pela Administração Municipal.
     Genilson Protásio pediu para registrarmos a frase: “concedei-nos Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”, (autor desconhecido) agradeceu o palestrante.
     O presidente da ADF de Paraibano falou do seu contentamento e agradeceu dizendo: “ sinto-me muito feliz, pois, supriu nossas expectativas, algumas conquistas foram conseguida, porém tem muito mais de direito a ser alcançado. Só tenho a agradecer a Edivânia, ao Gil, a Prefeita Aparecida Furtado, aos palestrantes, aos meus colegas, aos colaboradores e a todos que vieram nos prestigiar”, finalizou Manoel Francisco.

     




'Virei um mito', diz 1ª mulher a desfilar nua no carnaval do Rio, há 25 anos

Enoli Lara desfilou pela União da Ilha, em 1989, com enredo 'Festa Profana'. 'Detenho o DNA, o pátrio poder da genitália desnuda', diz, aos 64. anos.

Lívia Torres Do G1 Rio
Eloni no desfile da Ilha do Governador, em 1989, à esquerda e no lançamento de seu livro à direita (Foto: Arquivo Pessoal)Eloni no desfile da Ilha do Governador, em 1989, à esquerda, e no lançamento de seu livro à direita (Foto: Arquivo Pessoal/ Marco A. Rezende)
“Tão cheia de pudor que vive nua", foi com a frase do Soneto do Orfeu, de Vinicius de Moraes, que Enoli Lara, a primeira mulher a desfilar totalmente nua na Marquês de Sapucaí, se descreveu. O feito aconteceu há 25 anos, quando a União da Ilha do Governador desfilou o enredo “Festa Profana”, no Sambódromo do Rio. No ano seguinte, em 1990, a “genitália desnuda” foi proibida no carnaval. Aos 64 anos, Enoli diz que se tornou mito, se considera um eterno símbolo sexual e fala que o carnaval foi o grande e inesquecível amor de sua vida.

“Eu fui o interdito, a bandeira libertária, o despudor que gerou o pudor. O carnaval foi um divisor de águas na minha história, assim como eu fui para o carnaval. Criou-se um regulamento depois da minha exibição na Avenida. Eu virei um mito, um ícone, uma lenda, uma musa, uma legenda e eterno símbolo sexual. Detenho o DNA, o pátrio poder da genitália desnuda. Jamais se falará dela sem invocar o meu nome. Omitir o meu nome é um sacrilégio, é apagar a história, é como negar a beleza das genitálias desnudas das nossas índias. 'Suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam'”, disse, citando a Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, no descobrimento do Brasil.
Enoli com a fantasia de 1989 (Foto: Arquivo Pessoal)Enoli com a fantasia que desfilou pela União da Ilha
em 1989 (Foto: Arquivo Pessoal)
Fantasia: par de botas
No carnaval de 1989, Enoli representou a deusa grega Afrodite, vestindo apenas um par de botas. No ano seguinte, o carnavalesco Joãosinho Trinta criticou a proibição no enredo “Todo Mundo Nasceu Nu”, da Beija-Flor. O ator Jorge Lafond desfilou com o corpo todo coberto de purpurina. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) respondeu à provocação ampliando a regra: estava terminantemente proibido desfilar com a “genitália desnuda, pintada ou decorada”.
Em 1992, a regra fez uma vítima: o próprio Joãosinho. O ator Torez Bandeira desfilou pela Beija-Flor vestindo apenas um esparadrapo, que acabou caindo de seus genitais durante o desfile, custando perda de pontos à escola.
Amor com o 'Rei de Roma'
“Fui convidada pela União da Ilha e o carnavalesco Ney Ayan, para vir como deusa Afrodite e ele me deixou à vontade para criar a fantasia. Nunca fui convidada a desfilar nua, eu fui a pioneira, decidi por minha conta e risco exibir a nudez no carnaval. No domingo, dia do desfile, eu passara a tarde toda fazendo amor com o 'rei de Roma' (Paulo Roberto Falcão, ex-jogador de futebol). Pensei: deusa não usa calcinha e venho no carro representando uma cena de sexo. Combinamos, eu e o 'rei de Roma' que ao passar pelo camarote ia exibir o meu sexo para ele e ele jogaria champanhe para brindar. A sensação foi catártica, indescritível, única. Os olhares gulosos, meu portrait sexual ficou frisado na zona escopofílica de homens e mulheres, de milhares de pessoas, mundo afora. Eu me senti um totem espargindo energia sexual, vibrações e emanações amorosas, numa orgia sacro-profana”, revelou Enoli.
Renato Gaúcho ao lado de Enoli no desfile da Ilha de 1988 (Foto: Arquivo Pessoal)Renato Gaúcho ao lado de Enoli no desfile da Ilha
de 1988 (Foto: Arquivo Pessoal)
Futebol, carnaval e sexo
Ao relembrar sua história, Enoli diz que o futebol foi seu primeiro cúmplice no carnaval. Um ano antes de desfilar completamente nua, ela, que também é artista plástica e escritora, foi convidada pela diretoria do Flamengo para esculpir os troféus que eles levariam para os jogos amistosos nos Estados Unidos e México, em 1988. Junto com esse convite, foi chamada para desfilar na União da Ilha, no enredo “Aquarilha do Brasil”, em homenagem ao compositor Ary Barroso, que era flamenguista. Enoli desfilou toda pintada com as cores do rubro-negro, como rainha do clube, junto com os jogadores e a diretoria.
“A escola não tinha patrono para bancar as fantasias, só me deram um cocar vermelho, pois achavam que eu desfilaria com a camisa do clube. Como sou artista plástica, idealizei o símbolo da euforia do carnaval, do futebol e do samba, como uma fogueira incandescente que incendiando o meu sexo, lambia o corpo todo. Saí correndo com a tinta fresca, tentando entrar no meio dos jogadores. Foi um escândalo, quando os jogadores e diretores me descobriram nua. Tumulto geral. Ficou sério e poderia prejudicar a escola no quesito evolução. Estava chamando tanto a atenção do público, que quiseram me colocar próximo à bateria. Mas não deu. Fui agarrada pelo jogador mito nos campos e fora dele, Renato Gaúcho, entre outros. Assim estreei o primeiro nu pintado, a genitália pintada, no carnaval. Depois vieram, com pintura corporal, Roberta Close e Ângela Bismarchi, mas com tapa-sexo”, recordou.
'Peça única, sem reprodução'
Enoli diz que, se pudesse, viveria nua, mas não dispensaria os saltos altos. Ela diz que não possui plástica, exceto silicone há 20 anos, e não fez qualquer intervenção cirúrgica ou com medicamentos para rejuvenescimento. A artista plástica também contou que adora ir à praia sem roupa e se exibir. Mesmo assim, diz que a ideia de desfilar desnuda novamente, não a encanta mais.
“No carnaval sou personagem, arquétipo, faço parte de uma história de uma fantasia, então posso tudo. Enquanto personagem, deusa, sacerdotisa, não se tem referência à idade cronológica, então ainda posso me exibir em triunfo. Mas não me encanto com a ideia de desfilar desnuda novamente. Acho que certos fatos são únicos e irreproduzíveis. É como peça única, sem reprodução”, concluiu.
Na academia, Enoli mostra que ainda está em ótima forma (Foto: Arquivo Pessoal)Na academia, Enoli mostra que ainda está em ótima forma (Foto: Arquivo Pessoal / Solange Duarte)
 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Participações especiais e beijo em dançarina marcam show do Aviões

Grupo recebeu no palco Márcio Victor e atriz Tatá Werneck em Salvador.Noite desta quarta-feira (29) foi abertura do Festival de Verão Salvador.

Do G1


Márcio Victor e dançarina do Aviões (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)
O show da banda Aviões do Forró  foi marcado por uma série de participações especiais na primeira noite do Festival de Verão 2014. Misturando o forró com a música baiana, o grupo de forró levou para palco os cantores Márcio Victor, da banda Psirico, e Dan Miranda, do grupo Filhos de Jorge.
Ao lado do vocalista da banda Psirico, os donos do show dançaram e cantaram a música "Lepo Lepo", que concorre ao título de melhor música do carnaval de Salvador. Na empolgação da apresentação, o cantor Márcio Victor chegou a beijar na boca a dançarina do grupo de forró.
Não demorou muito para a banda apresentar outro convidado especial. Com o hit o "Molinho, Molinho", que também disputa o título de melhor música do carnaval, Xandy e Solange levaram ao palco o cantor Dan Miranda, vocalista da banda Filhos de Jorge. A banda baiana se apresentou mais cedo no palco Passarela Maurício de Nassau.
Durante o show da banda de forró houve espaço, até mesmo, para a participação de Tatá Werneck, atriz que interpreta a piradinha Valdirene na novela "Amor à Vida".  Irreverente como sempre, a atriz disse que estava animada com a festa e que pretende voltar nos próximos anos.
Além das participações especiais, a banda Aviões do Forró lembrou sucessos da carreira, como "Deita na BR"  e "Feito Capim". No final do show, Solange, a vocalista da banda, falou sobre o carinho que tem com a capital baiana, local onde foi gravado o primeiro DVD do grupo, em 2011.

Dançarinas do Aviões do Forró (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)
Tatá Werneck (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CAÇULAS DO FORRÓ NO CLUBE RODRIGUES SHOW




     Esta chegando o dia, esta chegando a hora, Caçulas do Forró na pisada da galera. É sábado, 1º de fevereiro, a partir das 22:00h no Clube Rodrigues Show, pra ficar na história, é pra você marcar presença, Caçulas do Forró, vai ser casa cheia.
     Na ocasião da festa serão sorteados para a galera abadás dos blocos Kizueira, Maluco Beleza e Asa Folia. Vai ser tope, vai ser bom demais.
     Com a organização de Antonio Marcos e Lena, é sábado, 1º de fevereiro, o Pizeiro do Brasil em Paraibano, participação de Genilson Rodrigues, para você não ficar parado, Caçulas do Forró no Clube Rodrigues Show.
     Ingressos antecipados no Comercial Rodrigues na Substação e na Mira Biju na Av. 1º de Maio. Adquira já o seu ingresso e não fique fora dessa.


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CERTIFICAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DO PRONATEC / IFMA

ANA TEREZA, CARLOS HENRIQUE, JOÃO SANTANA, REJANY GOMES,  DIEGO GROSMANN, ELISSANDRO TAVARES, APARECIDA FURTADO, MARCELA DE BARROS, MARIA RAIMUNDA E EDIVÂNIA COELHO


     Após conclusão dos cursos de Auxiliar Administrativo e Montador e Reparador de Computadores - unidade remota Paraibano, do Programa PRONATEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA – Campus São João dos Patos, que começaram em junho e setembro de 2013 respectivamente, acontece a cerimônia de certificação dos 66 concludentes.
     A solenidade de certificação dos formandos deu-se na Câmara de Vereadores de Paraibano na tarde de ontem, 27. Para prestigiar compareceram: Elissandro Tavares - Diretor Geral do IFMA de S.J.Patos, Diogo Grosmann – Coordenador do Pronatec, Marcela de Barros – Coordenadora dos cursos, João Santana – Chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais, Aparecida Furtado – Prefeita Municipal, Rejany Gomes –Vice, Edivânia Coelho – Sec. de Assistência Social, Lucimar Sá - Sec. de Saúde, Ana Célia – Vereadora, Maria Raimunda Vereadora  e alguns professores.
     Algumas autoridades fizeram uso do microfone tecendo elogios aos alunos e aos professores envolvidos nos cursos. Na sua fala a  prefeita externou: “ Paraibano foi uma das primeiras cidades que absorveu os cursos do PRONATEC através do IFMA, estive na abertura, na aula inaugural, e observo todos aqui, as duas turma, isso é uma demonstração de responsabilidade dos profissionais e de vocês alunos, só tenho  a parabenizar todos nesse momento”, agradeceu Aparecida Furtado.
     Como mestra de cerimônia teve Ana Tereza, que fez algumas considerações, conduziu a facilitação da palavra e consequentemente fez a chamada dos alunos para recebimento dos certificados.




segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CASAMENTO DE ROSÂNGELA SÁ E JOSÉ DE ALCÂNTARA SÁ



     Após 13 anos de casados no civil (13-01-2001), o casal Rosângela Sá e José de Alcântrara Sá (proprietários do Espetinho do Alcântara), pais de Breno, Gustavo e Pedro Augusto, resolvem atar as alianças também no religioso. Ela filha de Elizabete e Salomão, ele filho de Lindete e José Pereira, juntamente com outros familiares e amigos fizeram uma festa com tudo que tinha direito.
     A celebração do casamento foi realizada na tarde deste domingo, 26, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Vila Aparecida em Paraibano. A recepção foi na residência do casal, onde foi servido um coquetel e jantar aos convidados.
     O encerramento da celebração do casamento foi com uma mensagem de Giselle Brito, esposa de Alaécio Santos, compadres e padrinhos de casamento, que, em nome dos demais disse: “José e Rosângela, vocês estão comemorando um dia especial, daqueles que nunca se esquece, nunca sai da memória, o aniversário de casamento. Muitas dificuldades vocês enfrentaram na vida, muitas lutas venceram juntos, isso é uma demonstração de amor, carinho e perseverança. Foi preciso muita coragem para vencer tudo que vocês passaram, é um exemplo de vida, de verdadeiro sentimento, o que vocês têm um pelo outro. Neste dia bonito e alegre que estão comemorando o aniversário de casamento e renovando os laços matrimoniais perante Deus, queremos desejar tudo de excelente em suas vidas, muito sucesso, que o casamento de vocês dure muitas eternidades”.      




Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal irá atuar na etapa presencial do mutirão carcerário

   


A partir desta segunda-feira (27), a Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal atuará na etapa presencial do mutirão carcerário.
Os trabalhos acontecerão dentro do Complexo de Pedrinhas.
A primeira etapa consiste na análise processual, que continua acontecendo no Fórum de São Luis.
Dentro do Complexo Penitenciário, o grupo de trabalho interinstitucional vai atuar no atendimento individualizado de cada preso, oportunidade em que será analisada a situação de presos provisórios e definitivos.
O grupo também vai inspecionar as condições físicas das unidades, a fim de propor as melhorias necessárias.

fonte: blog Luís Cardoso

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE PARAIBANO DAR CAPACITAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS


     Começou ontem (23) por volta das 8:30h da manhã na Câmara de Vereadores João Batista Dias Carneiro em Paraibano uma capacitação de agentes de endemias do Município.
     O curso contou com participação dos pesquisadores de campo, educadores em saúde, laboratório e coordenadores da vigilância epidemiológica. Foi ministrado pela enfermeira Francyjane Revil – coordenadora desse setor da saúde, com a colaboração do Sr. Lúzio Ferreira – inspetor de endemias e de Marcos José da Silva Cunha – chefe de turma.   
     Com a finalidade de capacitar os agentes com relação as endemias que a FUNASA trabalha em Paraibano (Dengue, Malária, Febre Amarela Doença de Chagas, Esquistossomose e Leishimaniose), para que esses profissionais da área da saúde possam conhecer ou entender a melhor de forma de desenvolver seus trabalhos com mais afinco após os conhecimentos adquiridos na capacitação.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CONCURSEIROS DE PARAIBANO, TÁ CHEGANDO A HORA!

 
     É neste domingo dia 26 a prova do concurso de Paraibano, e você que se inscreveu acesse já o site do Instituto Machado de Assis (www.machadodeassis.com.br) e veja a relação com os nomes e locais de prova, veja também a quantidade de concorrentes por cargos.

     Não perca tempo, estude, boa prova e boa sorte na prova.  


DESPORTISTAS DE PARAIBANO, SEGUREM AS EMOÇÕES!!!

     O Estádio Municipal Arizão estar recebendo reforma geral. As mudanças são as seguintes: o banco de reservas estar do lado da sombra próximo às arquibancadas, com uma tribuna de honra, nivelado e totalmente gramado com grama oficial, recebendo recuperação de toda instalação hidráulica e sanitária com caixa d’água de cinco mil litros para os vestiários, recuperação dos vestiários dos atletas, recuperação do vestiário da equipe de arbitragem, mudança da entrada do Estádio que vai ficar pela Av. São Luis, urbanização da calçada em frente ao Estádio, o muro que fica do lado Clube dos Trinta recebeu elevação,  recuperação de todo o alambrado, entre outras mudanças.
   “As instalações para funcionamento do campo vão ficar ótimas, as acomodações nos darão condições de trabalhar do lado da sombra, o Estádio será um dos melhores da região, com mais conforto para os atletas, dirigente, torcedores e todos em fim; nós estamos de parabéns”, comentou o técnico Pavão.



FOTOS: ZEZÉ - COORDENADOR DE ESPORTES


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Wellington do Curso visita área de conflito da reserva indígena Awá-Guajá‏

Wellington do Curso, vice-presidente do PPS-MA, esteve na última semana visitando o município de São João do Caru, acompanhando, de perto, o clima de tensão na área da reserva indígena Awá-Guajá, onde a qualquer momento deverá ser iniciada a operação de retirada de cerca de 1.200 famílias não indígenas.
Localizada a 359 km de São Luís e situada entre quatro municípios (Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Zé Doca e São João do Caru), a reserva tem cerca de 116 mil hectares e 37% dela já foi devastada, segundo levantamento feito pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
Em São João do Caru, o professor Wellington visitou a Base Operacional que foi montada pelo Exército Brasileiro para dar apoio logístico à realização do processo de desintrusão. Na base operacional, além do Exército, há representantes da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, INCRA, FUNAI, IBAMA, Ministério da Saúde e Secretaria Geral da Presidência da Republica.
O professor Wellington visitou, também, um acampamento montado por aproximadamente 200 não indígenas e ocupantes da área em conflito, em São João do Caru, a cerca de 300 metros próximos da Base Operacional montada pelo Governo Federal.
Os conflitos pela posse de terra na região já se estendem desde 1992 e a retirada de ocupantes não indígenas da TI AWA GUAJA cumpre uma decisão judicial do Tribunal Regional da 1ª Região, de 2012, que reconheceu o direito territorial dos índios e a nulidade de todos os títulos de domínio concedido pelo poder público.
O processo de entrega das notificações para as famílias que ocupam a reserva terra indígena Awá-Guajá deve se estender de 10 a 15 dias. Após o término desse prazo, as famílias notificadas terão 40 dias para deixar o local.
“É necessário um acompanhamento mais de perto da área em conflito por parte da sociedade e dos poderes constituídos, para monitorar o processo de desintrusão da terra indígena, dando apoio às centenas de famílias não indígenas, envolvidas na desocupação, que ainda não têm uma área definida para onde ir, bem como não serão indenizadas, mas precisam ter respeitada a sua dignidade. O clima na região é tenso”, destacou Wellington do Curso.
Fonte: Blog Luís Pablo

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PREFEITA APRESENTA FROTA DE MÁQUINAS E CARROS RECEBIDOS EM 2013 E 2014


A ação deu-se na tarde desta segunda-feira, 20, onde na ocasião se fizeram-se presentes a Prefeita Aparecida Furtado, o empresário e ex-prefeito Ari Furtado, o secretário de agricultura Júlio Cesar, o secretário de juventude esporte e lazer Marcio Furtado, o coordenador dos transportes Zé Reis, entre outras autoridades.
     As máquinas pesadas: 01 patrol, 01 par carregadeira, 01 retroescavadeira, 01 caçamba trucada e 01 carro pipa de 15 mil litros; e os veículos: 01 corsa classic, 01 ambulância e 01 S10 cabine dupla foram conduzidas pelas principal avenida (1º de Maio) e por algumas ruas da cidade para que fossem apresentados à sociedade.  
    Saindo do pátio do Posto Balseiro, à frente da frota ia um carro de som com uma mensagem que dizia: a prefeita Aparecida Furtado sente-se muito grata e honrada com a doação dessas máquinas e veículos para o nosso município. Nessa tarde vem agradecer a Presidente da República do Brasil e a Governadora do Estado do Maranhão esta importante parceria com o município que vem com este gesto trazer desenvolvimento e progresso para todos os habitantes e de maneira especial os moradores da zona rural que serão beneficiados com mais estradas, açudes, barragens e outros benefícios, muito obrigado. Atenciosamente, Aparecida Furtado, Prefeita Municipal.
APARECIDA FURTADO PV
     “Para a área da agricultura vai facilitar muito o acesso das estradas para transportar a safra do produtor paraibanense, suprindo a deficiência de máquinas para abrir novas estradas, melhorar as já existentes, fazer açudes e outros trabalhos. Só tenho a parabeniza a prefeita por ter corrido atrás e conseguido estes carros e estes maquinários através do PAC 2”, reafirmou Júlio Cesar, secretário de agricultura.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Presídio que teve detentos decapitados é disputado por 4 facções no MA

     São Luís, no Maranhão, deixou há três anos de ser um local em que traficantes isolados negociavam drogas para se tornar território de disputa de facções apoiadas por organizações criminosas de São Paulo e do Rio.
     O resultado da guerra entre os grupos PCM (Primeiro Comando do Maranhão) e Bonde dos 40 é um rastro de mortes nas ruas e dentro do presídio de Pedrinhas, o maior do Estado, onde 62 presos morreram desde 2013. Infraestrutura frágil, falta de agentes de segurança e de investimento público completam o cenário da escalada de violência no Estado.


Marlene Bergamo-06.jan.14/Folhapress

Detentos do presídio de Pedrinhas vivem em meio a guerra de facções


     O PCC paulista e o Comando Vermelho no Rio atuam indiretamente no Maranhão. Exportam drogas, armas e experiência aos "parceiros comerciais" PCM e Bonde.
     "Esses grupos de São Paulo e do Rio fazem uma espécie de convênio: 'Quem fornece a droga para vocês [facção local] sou eu'", diz o sub-delegado-geral do Maranhão, Marcos Afonso Júnior. "E com isso vem o armamento e o know-how, a experiência que eles têm no Sudeste".
     Mais antigo e numeroso, o PCM é formado por presos transferidos do interior para Pedrinhas. Dominam o tráfico fora da capital e em parte da região metropolitana.
     A facção começou a surgir há dez anos, mas se consolidou há cerca de três anos. Copiou o nome do "padrinho" PCC, de quem recebe a droga que distribui no Maranhão.
     Os primeiros contatos com a facção paulista ocorreram dentro da própria casa. É que em 2003 e 2004 chegaram a Pedrinhas assaltantes oriundos do Sudeste, flagrados em roubos no Maranhão.
     Esse intercâmbio do crime permitiu aos presos maranhenses entenderem como se organizava o tráfico paulista.
     A rixa capital versus interior acelerou a formação do PCM. Relato de agentes, presos e policiais à Folha revelam que detentos de outras cidades eram humilhados e tinham pertences roubados ao chegar a Pedrinhas.
     Há dez anos, um detento decidiu romper a "tradição". Moisés Magno Rodrigues, o Saddam, chegou da cidade de Pinheiro, terra natal do ex-presidente José Sarney.
     Rebelou-se contra os colegas da capital e evitou ser roubado. Depois mobilizou presos do interior para que também se protegessem. Hoje detido em presídio federal, é apontado como um dos líderes do PCM.

DISSIDÊNCIA E BARBÁRIE

     Foi apenas em 2010 e 2011, quando detentos maranhenses foram transferidos para presídios federais, que o crime passou a se organizar de fato em São Luís.
     Nessas penitenciárias de segurança máxima, líderes do PCM tiveram contato próximo com os do PCC. Da mesma forma, presos de São Luís ainda sem facção conheceram nos presídios federais o modus operandi do CV.
     De volta ao Maranhão, chefes dos dois grupos difundiram a ideia de que era preciso dominar os pontos de tráfico em São Luís.
     Há três anos, bandidos de São Luís, com apoio de egressos de presídios federais, reuniram-se para se opor ao PCM e formar o Bonde dos 40.
     Líderes do Bonde foram os primeiros a intimidar traficantes de bairro da capital maranhense, disseminando medo. A ordem era obedecer ou sofrer represália –leia-se morte. A facção domina hoje boa parte da região metropolitana.
     A maioria das decapitações nos motins, com centenas de facadas nas vítimas, são atribuídas a membros do Bonde.
     Pedrinhas também abriga outros dois grupos menores: Anjos da Morte e Mensageiros do Inferno. E são os Anjos os mais temidos pela selvageria nas execuções.
     Enquanto o Bonde decapita e esfaqueia, membros dos Anjos terminam por esquartejar a vítima. Há relatos até de canibalismo: em motim em dezembro, teriam comido o fígado de um dos mortos.
     Um ex-preso, testemunha de rebelião em outubro em Pedrinhas, confirma a crueldade dos Anjos e do Bonde.
     "Esse senhor estava sentado com a Bíblia na mão quando pegaram ele. Morreu com 40 perfurações. Desfiguraram o rosto. Abriram o peito e tiraram o coração, cortaram braços e pernas".
     A testemunha, que pediu para não ter o nome divulgado, resumiu a fragilidade física do presídio que, somada à permissividade na entrada de armas, fomenta o conflito: "Enquanto tiver uma parede podre separando as duas facções, essa guerra não acaba."

FONTE: FOLHA DE S.PAULO

sábado, 18 de janeiro de 2014

CONFRATERNIZAÇÃO DE ANO NOVO DAS SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE AGRICULTURA DE PARAIBANO


     A festa envolvendo o pessoal da Sec. de Assistência Social e seus setores (CRAS, CREAS, SERV. DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULO), Sec. de Agricultura, Sala do Empreendedor e Conselho Tutelar foi realizada na tarde desta sexta-feira (17) no Clube dos Trinta. A animação ficou por conta da Turma do Pagodão Ki-Farra.
     O evento contou com a presença e apoio de: Rejany Gomes  - Vice-Prefeita, Edivânia Coelho – sec de Ass. Social, Júlio César- sec de Agricultura, Vanessa Furtado - sec. de finanças, Sâmia Albuquerque – sec. de obras, Luzia Ribeiro – sec. de educação, Dr. João Marcelo - assessor jurídico, Dr. Daniel – assessor jurídico e vereadores. Contou com o patrocínio da prefeita Aparecida Furtado, que teve que ausentar-se devido estar para Caxias recebendo máquinas para o Município de Paraibano.
     Num espaço onde foi oferecido churrasco e almoço, foram também sorteados brindes doados por Rejany Gomes  - Vice-Prefeita e, seis prêmios em dinheiro foram doados por Vanessa Furtado - sec. de finanças e por Edivânia Coelho – sec de Ass. Social.  
     Segundo Edivânia Coelho – sec de Ass. Social o objetivo do encontro foi celebrar as conquistas em 2013; “isso aqui foi uma forma que tivemos para agradecer todos os técnicos pelas suas contribuições em seus setores. Parabenizo e agradeço todos pelas suas contribuições e, a prefeita por estar patrocinando este momento tão merecido a estes profissionais”, concluiu a secretária.




sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura de São Luís entrega ônibus climatizados para alunos da rede municipal

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, nesta quinta-feira (16), na Praça Maria Aragão, 44 novos ônibus que irão realizar com segurança e conforto o transporte dos alunos da rede municipal às unidades de ensino. Com a inclusão dos veículos à frota da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de cinco mil alunos serão beneficiados ao longo do ano letivo de 2014.
“Estamos muito felizes de realizar essa entrega porque isso demonstra nossa preocupação com as crianças da zona rural que transitam em localidades perigosas para chegarem à escola. É um grande avanço que será seguido por outras conquistas. Até o fim do ano, construiremos novas escolas de ensino fundamental e novas creches, uma ação ampla que demonstra o nosso compromisso com cada aluno de São Luís”, afirmou o prefeito.
Edivaldo anunciou ainda que além dos 44 veículos novos, outros 30 deverão ser entregues à população, com a mesma finalidade, até o fim deste ano, resultado de parceria com o governo federal.
Durante a solenidade foram apresentados os modelos que integram a nova frota, caracterizados pela modernidade e segurança. Todos os veículos também são climatizados e garantirão maior conforto aos alunos nos trajetos de casa até a escola e da unidade de ensino para a residência.
O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou a importância de que os alunos da zona rural tenham transporte escolar, garantindo que a frota será ampliada nos próximos semestres. “Muitas crianças precisavam andar até 8 km na zona rural para chegarem à escola. Agora, serão transportadas com cuidado e conforto para que não passem por nenhum transtorno. Isso reforça o compromisso da nossa gestão em respeitar as crianças e oferecer toda a qualidade de vida possível a elas”, enfatizou.
Para o diretor da Unidade de Ensino Básico Amaral Raposo, Jorge Paz, os novos ônibus irão auxiliar no processo de formação das crianças e garantirão que elas cheguem de forma segura à sala de aula. “Essa é a primeira vez em 20 anos que nossa escola terá transporte, então com certeza é um mecanismo de importância indiscutível para deixar a família dessas crianças mais seguras e tranqüilas. É uma ação que trará inúmeros benefícios a curto e longo prazo para todos esses alunos”, salientou.
A entrega dos ônibus foi recebida com alegria pelo pequeno Jederson Silva, de 12 anos, que estuda na UEB Amaral Raposo. Todos os dias, Jederson e alguns colegas de classe precisavam caminhar muitos quilômetros para chegar à escola. “Agora vai ser tudo diferente, a gente não vai mais chegar cansado e nem vai se preocupar. É uma coisa muito boa”, disse.
Os veículos entregues possuem assentos reservados e apropriados para pessoas com deficiência ou locomoção reduzida e cinto de segurança em todos os bancos. Além desses, todos os demais padrões especificados pelas legislações vigentes no país e no município para a prestação de serviço na área de transporte escolar estão contemplados na frota a ser entregue.
Ciente de que ter o transporte é tão importante quanto preservá-lo, a gestora Elineuza Rodrigues, que comemorou a entrega dos ônibus na manhã desta quarta-feira, adotou a prática corriqueira de conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do patrimônio público. “Gostamos de reforçar com os nossos alunos o cuidado que eles devem ter com o que é nosso. Sempre os lembramos de que no próximo ano quem vai usar os ônibus são os seus irmãos e primos”, disse a gestora.
No ano letivo de 2014, 52 rotas de transporte escolar foram elaboradas para atender aos cerca de cinco mil alunos que necessitam do serviço. Do total de rotas, 46 serão feitas pelos 44 veículos da TransPremium, empresa vencedora da licitação para prestação de serviço na área de transporte escolar, e as outras seis serão realizadas em ônibus da Prefeitura de São Luís.

FONTE: Blog Luís Cardoso

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

I Encontro Estadual de Gestores de Juventude do Maranhão.


Aconteceu no mês passado (dezembro) em São Luís, no auditório principal da assembléia legislativa do Maranhão, um encontro de Secretários de Estado de Juventude, o município de Paraibano foi representado pelo Secretário Marcio Furtado.
Foram abordados vários temas, dentre os quais todos direcionados a mostrar aos gestores o caminho mais curto a ser percorrido para capitação de projetos que dêem oportunidades aos jovens dos municípios Maranhenses.
Se fizeram presentes ao evento  toda equipe da Secretaria de Juventude do Estado do Maranhão,  o Secretário Paulo Marinho Junior com seus assessores, o Secretário de Juventude do estado do Ceara e representantes de outras secretarias do estado, onde colocaram suas experiências afim de dar mais qualidade aos nossos gestores.
“Valeu muito ter participado do encontro, a gente fica mais seguro, mais experiente, se sente abraçado pelo Governo do estado, a partir de agora, um novo ano, vamos trabalhar dia e noite para tentar mudar a realidade dos jovens de Paraibano, essa é nossa vontade e a vontade da Prefeita Aparecida”, finalizou o Secretário Marcio Furtado.



SEC. MARCIO FURTADO COM PARTICIPANTES DO ENCONTRO
 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PARAIBANO TERÁ SEDE PRÓPRIA


ANTONIO PATRICIO(AJUDANTE), NONATO SANTOS (PRES. DO SINDICATO) E JUSTINO TIADULINO (PEDREIRO)
     Boa nova aos trabalhadores rurais paraibanenses: em breve o Sindicato dos Trabalhadores Ruais do Município estará funcionando em novo endereço e em prédio próprio. A construção com recursos próprios do sindicato estar sendo feita num terreno com uma área de 300m² (10m de frente por 30m de fundo), doado pela prefeitura, localizado no antigo campo de aviação, na Vila Aparecida.
      Sem previsão para conclusão a obra estar avaliada em R$ 45.000,00 e começou no dia 8 de janeiro de 2014. Em sua composição terá recepção, duas salas de atendimento, arquivo, cantina, auditório, banheiro e uma área aberta.

NONATO SANTOS - PRES. DO SINDICATO

     Na visita do BIRADARADIOINFORMA à construção, momento em que falamos com o Sr. Nonato Santos, ele deixou a sua mensagem: “agradeço a Prefeita pela doação do terreno, e dizer que todos da Vila Aparecida estão muito satisfeito pelos trabalhos que ela estar realizando aqui. Aos meus companheiros trabalhadores rurais, os sócios e demais trabalhadores rurais, que tenham consciência que isso aqui é nosso, é uma conquista de todos, conto com o apoio de todos na construção, muito obrigado”, Finalizou o presidente.
     Não fique só! Fique sócio! Fique sócia! Com este slogan o sindicato foi fundado em 20 de junho de 1970 e, continua funcionando no mesmo imóvel na Praça Manoel Mendes nº 18, onde paga R$ 800,00 de aluguel.

domingo, 12 de janeiro de 2014

FORMATURA DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM 2014 EM PARAIBANO


     Conduzida por Ivanildo Ferreira (Manin), mestre cerimônia, foi realizada na noite deste sábado (11) na Casa de Eventos Municipal a cerimônia festiva de conclusão do curso de técnicos em enfermagem  da Escola Êxito. A turma ‘A Arte do Cuidar Compromisso Com a Vida’, teve como madrinha Maria Aparecida Queiroz Furtado, Prefeita de Paraibano; como paraninfa, Rejany Sá  Gomes Corrêa Dias, vice-prefeita e; como Patrono, o ex-prefeito de Paraibano, Sebastião Pereira de Sousa.
     Juntamente com seus familiares e amigos, o evento contou com a participação de 18 dos 21 alunos da turma. Para prestigiar a festa compareceram: Paulo Henrique – diretor da Escola, Antonia de Kassia – coordenadora do curso, Lucimar Sá – sec. de saúde, Sandro Rogério – enfermeiro professor, Nara Fernanda - enfermeira professora, Franciléia Neves – médica, Rejany Sá – paraninfa, Denisfran Nascimento representando o empresário e patrocinador Zé do Geraldo, Pr Jairo Silva (Igreja Universal) e Pe Luzimar Fonceca ( S. J. dos Patos), os dois últimos foram as autoridades eclesiásticas que fizeram a benção ecumênica.
     Com mensagens de otimismo e de incentivo, as autoridades foram unânimes em dizer para não se acomodarem e exercerem a profissão com amor, pois, este era apenas o começo, e que os concursos estavam ai, desejando boa sorte a todos.
     Após a benção ecumênica e diplomação, como regra de seqüência, para fechar as formalidades veio o baile, momento em que os formando depois de brindarem mais essa etapa de conquista em suas vidas foram para a valsa, com aquele sorriso de contentamento pela vitória. As comemorações continuaram com a animação do Pagodão Ki Farra.